Como o Governo formula sua Estratégia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
Advertisements

Contexto da Informação
Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de.
Administração Financeira III
Orçamento na CF/88 Princípios
Prof. Antonio Carlos Guil
1.
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
PLANO PLURIANUAL Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece diretrizes e metas A visão.
Processo Administrativo
Alinhamento Estratégico do PPA Junho de 2009
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
Referencial Rumo à Excelência
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
1 PPA PLANO PLURIANUAL PPA Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece.
Gestão da Qualidade – Motivação
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Aula 08 Revisão para AV1.
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
João Alberto Viol Planejamento, projeto e gerenciamento: atividades essenciais para uma Copa de sucesso.
IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE MARKETING: O que é e como fazer?
Gestão Estratégica na Política Pública
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Relatório da Ação Governamental RAG
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
Ciclo de Planejamento PPA.
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Integração - Modernização - Descentralização
Gerenciamento de Processos - PNQ
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS PÚBLICOS
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
Planejamento Estratégico
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Lei orçamentária anual - loa
Reunião de Balanço e Planejamento
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Como o Governo formula sua Estratégia Seminário de Alinhamento Estratégico do PPA às Prioridades e Entregas 2009/2010 Junho de 2009

O que é Estratégia?

O que é Estratégia? “ Estratégia é o conjunto de decisões coerentes, unificadas e integradoras que determina e revela a vontade da organização em termos de objetivos de longo prazo, programas de ações e prioridades na alocação dos recursos.” (Arnold Hax e Nicolas Majluf) “ Estratégia é um modelo ou plano que integra os objetivos, as políticas e a seqüência de ações como um todo, sempre de forma coerente.” (Brian Quinn) “ Estratégia são ações ofensivas ou defensivas para enfrentar com sucesso as forças competitivas e assim obter um retorno maior sobre o investimento.” (Porter) “A estratégia é normalmente reconhecida como um plano, uma direção, um guia ou um curso de ação para o futuro, um caminho para ir daqui até ali.” (Henry Mintzberg)

O que é Planejamento? “Planejamento pode ser traduzido como um processo ou método que inclui, de modo geral, um estudo da situação – ou análise da situação, a definição da missão da empresa e a decisão sobre ações a serem realizadas para atingir a missão e as metas da melhor forma possível, otimizando os resultados.” ( Walter Justos) “Planejamento estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente e com maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas .” ( Peter Drucker) “Planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos.” ( Prof. Kenneth Corrêa)

Processo de Planejamento Estratégico 2009-2010 2.Coleta e análise de dados 9. Consolidação dos resultados do seminário e elaboração do documento 6.Reunião com o Governador e Secretários para definir direcionamentos estratégicos 3.Pesquisa de opinião junto à população e técnicos, executivos e secretários de governo 8. Seminário de Planejamento Governo ES 2009-2010 (realizado em duas etapas) 1.Referências: Espírito Santo 2025 Diretrizes Estratégicas 2007-2010 Carta da Terra 10.Divulgação dos resultados do planejamento para a sociedade 12.Execução: continuidade e novas entregas 7. Mapeamento de Expectativas e propostas de prioridades e entregas para 2009-2010 02/04/09 31/03/09 4.Avaliação de desempenho do Governo em 2008 01/04/09 11.Alinhamento do PPA e ajustes no orçamento 2009 5.Reunião do Governo com lideranças da sociedade 11

Os Instrumentos de Planejamento e Orçamento no Espírito Santo Plano de Desenvolvimento ES 2025: estabelece uma estratégia de longo prazo para o Espírito Santo, com vistas à criação de um novo ciclo de desenvolvimento no Estado Diretrizes Estratégicas 2007-2010: desdobramento do ES 2025 para a ação governamental no período de 2007 a 2010. Define as prioridades e principais entregas do Governo do Estado para a sociedade nesses 4 anos Planejamento Estratégico 2009-2010: desdobramento das Orientações Estratégicas 2007- 2010. Define as prioridades e entregas do Governo do Estado para esses 2 anos PPA: detalha os programas e ações, com as previsões financeiras e de realização física, que o Governo implementará entre 2008 e 2011 de forma a cumprir as entregas previstas para a sociedade LDO: compreende as metas e prioridades para o exercício financeiro subseqüente, orientando a elaboração e gestão dos orçamentos anuais LOA: fixação detalhada das despesas e realizações físicas da programação do PPA para cada exercício com base na estimativa de receita para o período

Visão Geral dos Instrumentos de Planejamento Plano de Desenvolvimento ES 2025 Diretrizes Estratégicas do Governo do Estado 2007-2010 PPA 2008-2011 Visão de futuro 2025 Visão de futuro 2010 Macroobjetivos Estratégias do processo de transformação Eixos Estratégicos de Ação Programas Grupos de projetos estruturantes Prioridades e Principais Entregas Ações Resultados finalísticos Planejamento Estratégico 2009-2010 Prioridades e Principais Entregas Alinhamento dos Programas Alinhamento das Ações

Sistema de Planejamento e Monitoramento do Governo do Estado do Espírito Santo

O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho. Peter Drucker