Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Advertisements

Novos Rumos da Auditoria
Faturamento anual do setor privado de saúde entre operadoras e prestadores R$ 16 Bilhões.
PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Relação entre Prestadores de Serviços e Operadoras de Planos de Saúde
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
A GESTÃO DA CLÍNICA EUGÊNIO VILAÇA MENDES.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Políticas Sociais em Saúde Pública
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Campanha da Fraternidade 2012
Política Nacional de Saúde do Idoso
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Esta é a participação da AMRIGS no encaminhamento de propostas para a redução da judicialização buscando garantir um bom atendimento à população Dirceu.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Alfredo Scaff Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
REGULAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL A perspectiva do setor suplementar
Qualificação Assistencial
Qualificação Assistencial no Setor Suplementar de Saúde
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
Produto Saúde.
Gerência de Regulação e Auditoria de Saúde
DEMANDAS JUDICIAIS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES EM FACE DO SUS ENSP/FIOCRUZ RIO DE JANEIRO MARÇO/2012.
APTUS Managemet O seu parceiro na Clínica Médica Excelência em Gestão
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 1a. Reunião do Grupo Técnico Externo
NME – Novos Modelos de Empresas
Mecanismos de Regulação
- Câmara Técnica - Reavaliação dos critérios de mecanismos de regulação estabelecidos pela Resolução CONSU nº 8 - Eixo 2: Garantia de Acesso e Qualidade.
Antonio Garcia Reis Junior
Auditoria em Serviços de Saúde
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Sistema de Saúde Suplementar
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA POLÍTICA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL DR. IVAN CASTELLI Brasília, 22 de agosto de 2014.
Sistema de atenção suplementar no brasil
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
NME – Novos Modelos de Empresas Grupo: Plano de Saúde Empresa: Amil Saúde Assistência Médica Grupo 1: Gilmar Gumier Leonardo Arikawa R. Moreira Mario Rolim.
Auditoria em Serviços de Saúde
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Porto Alegre, 13 de novembro de Cenário Atual e Perspectivas da Saúde Suplementar.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Hiperdia Tarsila Cunha.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
EPIDEMIOLOGIA MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA MÔNICA FONSECA 2014.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das mortes causadas por doenças crônicas no Brasil são prematuras, ou seja, acontecem.
Apoiopatrocíniorealização. Como Viabilizar Parcerias Público-Privadas Luciana Silveira Superintendente de Regulação Unimed do Brasil
GESTÃO DE SAÚDE Rosemeire Bueno – Diretora de Assistência a Saúde Enfª Valéria Santos – Coordenadora da Medicina Preventiva SEPREV– INDAIATUBA/SP SEPREV.
ENCONTRO NACIONAL UNIMED DE ASSISTENTES SOCIAIS 2010 a nossa vida é cuidar da sua.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Transcrição da apresentação:

Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde

Sistema de Saúde A saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Art. 196 da Constituição de 1998

Gastos crescentes em Saúde

Despesas assistenciais das operadoras de saúde por modalidade de 2001 a 2007 – ANS

Gastos Crescentes em Saúde Causas: Causas: Crescimento populacional Crescimento populacional Aumento da Expectativa de vida Aquisição de novas tecnologias Maior acesso das equipes de saúde as populações Melhoria das condições de saúde da população

Gastos crescentes em saúde Por que parte do aumento do orçamento da saúde não se reflete em melhoria da saúde da população no mundo? Por que parte do aumento do orçamento da saúde não se reflete em melhoria da saúde da população no mundo? Gastos excessivos e desnecessários Baixa Eficiência Baixa Eficácia Baixa Efetividade

Gerenciamento da Saúde Melhoria dos resultados clínicos, financeiros e de qualidade de vida alcançados pelo gerenciamento adequado dos recursos disponíveis para uma dada população exposta ao risco. Otimizar gastos segundo as necessidades Otimizar gastos segundo as necessidades Aumentar e qualificar os resultados Aumentar e qualificar os resultados Contribuir para a melhoria da saúde Contribuir para a melhoria da saúde

Auditoria Médica Auditoria Médica Definição: Definição: Atividade especializada dedicada a avaliação independente dos serviços médicos, criada para examinar e avaliar as suas atividades de assistência à saúde, como um serviço a organização.

Auditoria Médica Sistema Público: Fraudes INAMPS Sistema Público: Fraudes INAMPS Saúde Suplementar: Gestão de Informações Saúde Suplementar: Gestão de Informações

Irregularidades mais comuns Número de consultas médicas por usuário Exames laboratoriais / Risco cirúrgico Internações para investigação diagnóstica Manutenção de pacientes internados em CTI por falta de vagas em leitos externos Pagamento de material médico comissionado Pressão da Industria Farmacêutica

Irregularidades mais comuns Mudanças de procedimentos / codificação Uso inadequado de novas tecnologias Exames e procedimentos não cobertos Fraudes na declaração de saúde Liminares judiciais Desconhecimento dos Protocolos médicos de diagnóstico e tratamento Descontinuidade abandono do tratamento

Auditoria Médica Auditoria prospectiva Auditoria prospectiva Autorização prévia para internações, realização de exames laboratoriais e de alto custo Auditoria concorrente Auditoria concorrente Realizada durante a hospitalização até a alta médica Auditoria Retrospectiva Auditoria Retrospectiva Revisão de contas hospitalares e comparação de padrões de atendimento.

Auditoria Médica Medicina Baseada em Evidências Medicina Baseada em Evidências Qualidade na atenção a saúde é Qualidade na atenção a saúde é aumentar a probabilidade de alcançar os desfechos almejados e exercer suas atividades de modo compatível com o melhor conhecimento científico vigente. aumentar a probabilidade de alcançar os desfechos almejados e exercer suas atividades de modo compatível com o melhor conhecimento científico vigente.

Benefícios da Implantação em uma Operadora de Saúde Novos beneficiários: Elaboração de novos contratos e segmentação de coberturas legais Análise da Declaração de Saúde e coberturas parciais ou agravos Entrevistas qualificadas Carteira de beneficiários x Risco

Benefícios da Implantação em uma Operadora de Saúde Rede credenciada Dimensionamento de rede própria ou contratada Pacotes de serviços Análise de contas apresentadas Isenção na análise de custos de serviços e eficiência de prestadores

Benefícios da Implantação em uma Operadora de Saúde Gestão de serviços Elaboração de relatório gerenciais Avaliação da eficácia de novas tecnologias Implantação de programas de Medicina Preventiva Gerenciamento de Casos Crônicos x Redução dos Custos assistenciais Programação de novos investimentos

Benefícios da Implantação em uma Operadora de Saúde Troca de informações com o setor jurídico Responsabilidade técnica junto a ANS Representatividade da operadora junto aos profissionais e entidades médicas CRM E CFM