EMBRAPA COCAIS: Processo de Instalação Valdemício Ferreira de Sousa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Consultoria Empresarial
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Levantamento de Auditoria no Processo de Licenciamento Ambiental Federal de Obras Brasília, novembro de Fernando Antonio Dorna Magalhães 8 ª Secretaria.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO IMPULSOR NA GESTÃO POR RESULTADOS
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
A Embrapa e a modernização de TT no Brasil
Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica
Reunião de Gestores da Embrapa
Formação por competências
Planejamento Estratégico
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Movimento Brasil Competitivo
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
KM Brasil º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento GC no setor de energia A experiência da CCEE São Paulo 06/10/2011.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
A experiência do Estado de Minas Gerais
Agenda Estratégica 2011/ de março de 2011 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 1.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Reunião de Chefes Parcerias Institucionais
Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades Sistematização das.
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Ministério da Educação
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
1 COMUNICAÇÃO PARA TT PROJETO OBJETIVOS  identificar os processos e instrumentos de comunicação que estão sendo utilizadas pelo CBP&D/Café para interagir.
Modernização e Profissionalização da Gestão Pública
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Proposta de planejamento estratégico da área de comunicação e negócios Embrapa Pecuária Sudeste outubro
1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL MACEIÓ MISSÃO Atuar nos processos de transferência de Conhecimento Gerencial atualizados e inovadores, visando à.
PDI: Hora de planejar.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Gestão Estratégica Sistema Confea/Crea Plano Estratégico Execução Monitoramento.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento
ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE Mateus Batistella Chefe-Geral ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR.
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Relato Integrado: A Nova Era da Transparência na Divulgação das Empresas Novembro de 2013.
Transcrição da apresentação:

EMBRAPA COCAIS: Processo de Instalação Valdemício Ferreira de Sousa Reunião dos Gestores da Embrapa - Período: de 27 a 30 de novembro de 2012 EMBRAPA COCAIS: Processo de Instalação Valdemício Ferreira de Sousa Chefe Geral Brasília, 28 de novembro de 2012

CENTRO DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE COCAIS E PLANÍCIES INUNDÁVEIS Denominação CENTRO DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE COCAIS E PLANÍCIES INUNDÁVEIS Sigla CPACP Nome Síntese Embrapa Cocais Embrapa Cocais

Itens de Instalação da Unidade 1. Formação de Equipe 2. Estrutura de Gestão: P&D, TT e AF 3. Articulação 4. Planejamento Estratégico 5. Construção e estruturação da Sede 6. UEP Balsas 7. Programação de P&D e TT

Formação da Equipe Cargos Quantidade de Empregados 2012 2013 (contratação) TOTAL (2013) Total 51 24 75

Estrutura de Gestão: P&D, TT e AF - Regimento Interno - Setores - Núcleos (NDI, NCO e NTI) - CTI - CLP e CLPI - Gestão de Pessoas - Gestão de P&D e TT - Gestão orçamentaria e financeira - Gestão de compra e serviços - Gestão ambiental - Gestão por Processo

Articulação - Interna - Governos Federal, Estadual e Municipal - Parlamentares - Setor Produtivo - Organizações de produtores e do Terceiro Setor

Planejamento Estratégico Inicio: 2011 Comissão de Planejamento Estratégico Renata Brant Guilhermina Cayres João Flávio Luís Nogueira Aldir Lima

Comissão de Planejamento Estratégico Retorno das atividades em 2012 com a contratação de consultoria para auxiliar os trabalhos Comissão de Planejamento Estratégico João Batista Zonta – Desenvolvimento Institucional Marcos Toledo – Pesquisa e Desenvolvimento João Flávio Gomes – Desenvolvimento Institucional Guilhermina Cayres – Pesquisa e Desenvolvimento (CTI) Luís Carlos Nogueira – Pesquisa e Desenvolvimento (Chefia)

Metodologia de Elaboração dos PDUs Elaboração do PDU 3. Análise Ambiente Externo 2. Análise do V PDE e de documentos relevantes 5. Formulação Estratégica (Missão e Visão) 6. Formulação Estratégica (Estratégias, Contribuições, Metas e Projetos) 8. Validação e Pactuação 1. Atividades preparató-rias 9. Agenda de Comunica-ção Tendências, oportunidades e ameaças 4. Análise Ambiente Interno Missão e Visão de Futuro Estratégias, Contribuições, Metas e Projetos PDU e Agenda Institucional validados e pactuados Forças e Fragilidades 7. Análise de consistência

Atividades realizadas ETAPA 1 | ATIVIDADES PREPARATÓRIAS Entrevistas com a Diretoria Executiva da Embrapa Capacitação da Comissão de Planejamento Estratégico na metodologia de elaboração do PDU Elaboração do Plano de Trabalho detalhado Reunião de Sensibilização na UD Reunião de trabalho com equipe da UD Entrevista com os Chefes da UD Embrapa Cocais – 12 a 14 de junho

Atividades realizadas ETAPA 2 | ANÁLISE DO V PDE E DE DOCUMENTOS RELEVANTES Análise do V PDE e de outros documentos relevantes para o processo de planejamento estratégico da UD, buscando identificar os principais direcionamentos pertinentes à Unidade e os principais desafios que se apresentam para a UD no horizonte do Plano

Atividades realizadas ETAPA 3 | ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO Entrevistas em profundidade com 10 atores externos relevantes Entrevistas via web com 58 atores externos: questionário baseado no resultado das entrevistas em profundidade Painel com especialistas e empregados da UD para refinar a contextualização dos principais desafios, tendências, oportunidades e ameaças e para a definição do seu foco de atuação da Embrapa Cocais Análise da dinâmica da inovação: proposta elaborada pela Comissão de Planejamento Estratégico da Unidade, com base no que foi indicado pelos entrevistados nas entrevistas em profundidade

Atividades realizadas ETAPA 4 | ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO Diagnóstico organizacional realizado por meio de questionário web com os empregados da Unidade (chefia, pesquisadores, analistas e assistentes) Objetivo: identificar as principais forças e fragilidades da Unidade em 6 dimensões de análise Desempenho Global da Unidade Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional Gestão do Conhecimento e Propriedade Intelectual Pesquisa, Desenvolvimento &Inovação e Transferência de Tecnologia Gestão da Infraestrutura Planejamento e Gestão

Atividades realizadas ETAPA 5 | WORKSHOP I Objetivo: Debater e consolidar os insumos produzidos até o momento e atualizar a missão e a visão da Unidade Produtos: Tendências consolidadas Oportunidades e Ameaças Forças e Fragilidades definidos. Proposta de Missão, Foco de Atuação e Visão de Futuro da Unidade.

Atividades realizadas ETAPA 6 | WORKSHOP II Objetivo: Definir as estratégias, estabelecer os resultados da Unidade e identificar as metas da Unidade que irão assegurar o alcance dos resultados Produtos: Estratégias selecionadas Diretrizes e objetivos estratégicos selecionados Contribuições da UD definidos, metas e detalhamento das metas indicados

Atividades realizadas ETAPA 7 | ANÁLISE DE CONSISTÊNCIA Objetivo: Estudar/avaliar todos os produtos das etapas anteriores criteriosamente Produtos: Matrix de análise de consistência

Onde estamos ONDE ESTAMOS Elaboração do PDU 3. 2. 5. 6. 8. 1. 4. 7. Análise Ambiente Externo 2. Análise do V PDE e de documentos relevantes 5. Formulação Estratégica (Missão e Visão) 6. Formulação Estratégica (Estratégias, Contribuições, Metas e Projetos) 8. Validação e Pactuação 1. Atividades preparató-rias 9. Agenda de Comunica-ção Tendências, oportunidades e ameaças 4. Análise Ambiente Interno Missão e Visão de Futuro Estratégias, Contribuições, Metas e Projetos PDU e Agenda Institucional validados e pactuados Forças e Fragilidades 7. Análise de consistência

Produto final Missão da Embrapa Cocais Desenvolver pesquisas, gerar e transferir tecnologias para sistemas integrados de produção agrícola de baixo impacto ambiental e para as cadeias produtivas das palmeiras nativas, em beneficio da sociedade. Visão de Futuro da Embrapa Cocais Ser referência na geração e promoção de conhecimento, tecnologia e inovação para sistemas integrados de produção agrícola de baixo impacto ambiental e para as cadeias produtivas das palmeiras nativas, reconhecida pela sua capacidade de articulação institucional.

Produto final Focos de atuação » Desenvolver pesquisas, gerar e transferir tecnologias para o aproveitamento de produtos e coprodutos de palmeiras nativas; » Desenvolver pesquisas, gerar e transferir tecnologias, voltadas para a integração de sistemas de baixo impacto ambiental; . » Desenvolver pesquisas sobre manejo de palmeiras nativas, com ênfase no babaçu.

Estratégia associada (PDE) Contribuição da Unidade Produto final Estratégia associada (PDE) Contribuição da Unidade Meta Detalhamento da meta Ano 2. Garantir a coleta, conservação, caracterização, revigoração, organização e disponibilização da informação de recursos genéticos como base para o desenvolvimento de novos caracteres e novas variedades; 1. Inserir espécies de palmeiras nativas no cenário agrícola nacional por meio de pesquisas voltadas para a domesticação das plantas e seleção de indivíduos superiores Caracterizar molecularmente pelo menos 5 (cinco) populações naturais de palmeiras nativas, por espécie 1. Georreferenciar pelo menos 50 palmeiras de 5 populações naturais de babaçu; 2. Coletar amostras de tecido vegetal de pelo menos 50 palmeiras de 5 populações naturais de babaçu; 3. Enviar as amostras coletadas para caracterização molecular na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; 4. Descrever a estrutura genética populacional e a diversidade genética de pelo menos 5 populações de babaçu. 2014

Produto final - PDU

Produto final – Agenda

CONSTRUÇÃO DA SEDE Aquisição da área Regularização da área Orçamento Projeto Licitação e contratação da obra Licença ambiental Inicio da construçao

Futuras Instalações

Nova Sede Provisória

Sede Provisória

Sede Provisória

Sede Provisória

UEP Balsas - Criação e estruturação - Equipe (gestão de pessoas e C. O.) - Conclusão das obras da sede - Articulação Interna e gestão - Programação

Programação de P&D e TT 6 Projetos de P&D 10 Projetos de TT 2 Projetos de Gestão

Equipe da Embrapa Cocais Obrigado!! Equipe da Embrapa Cocais