Cátedra UNESCO / UNILAB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Encontro com professores
Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB Redenção – Ceará – Brasil.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Ministério da Educação
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Universidade de Aveiro
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SÉCULO XX.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
II Seminário Internacional
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Diretrizes para os Institutos Federais
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
Centro de Excelência em Águas- HidroEx
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Programa Educação Básica. Principais ações:
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Planejamento e 7 de março de 2014.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2015 Criciúma/SC Lançamento do Premio Melhores Práticas em APL de.
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Projeto IAG Comissão de Cultura e Extensão Pró Reitoria de Cultura e Extensão atua em todas as áreas, na complementação de ações de ensino.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Cultura digital na educação:
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Cátedra UNESCO / UNILAB UNITWIN/UNESCO Chairs Programme “Educação e Inovação para Cooperação Solidária”

O que são as Cátedras UNESCO? O Programa de Cátedras e Redes UNITWIN tem como principal objetivo a capacitação através da troca de conhecimentos e do espírito de solidariedade estabelecido entre os países em desenvolvimento. Participam do programa centenas de universidades, em conjunto com instituições em geral, organizações governamentais e não governamentais ligadas à Educação Superior. Atualmente, o programa envolve cerca de 500 Cátedras e Redes Interuniversitárias. No Brasil, a UNESCO é responsável por 25 cátedras implementadas em conjunto com entidades de ensino superior de prestígio.

O Programa de Cátedras: envolve treinamentos, pesquisas e outras atividades de produção de conhecimento, em consonância com os objetivos e diretrizes dos programas e áreas de maior prioridade da UNESCO. Seu principal beneficiário são as instituições de Educação Superior dos países em desenvolvimento e de economias em transição (75% dos projetos estabelecidos). Em sua maioria, os projetos são interdisciplinares e envolvem simultaneamente diferentes instituições e variados setores da UNESCO, desde sua sede em Paris até seus Escritórios e seus Institutos.

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/networks/unesco-chairs-programme/

Cátedra UNESCO de Educação a Distância - UnB Cátedra UNESCO de Ciências da Educação para a Formação de Docentes e Investigação Educativa – UCG Cátedra UNESCO em Ciências da Educação com Ênfase em Educação a Distância - UFMT Cátedra UNESCO de Formação Docente na Modalidade de Educação a Distância - UFMG Cátedra UNESCO em Educação a Distância – UCB Cátedra UNESCO de Educação e Desenvolvimento Humano - IAS Cátedra UNESCO de Direito à Educação - USP Cátedra UNESCO de Bioética – UnB Cátedra UNESCO para o Desenvolvimento Sustentável - UFPR

Cátedra UNESCO de Biologia da Forma e do Desenvolvimento – UFRJ Cátedra UNESCO Água, Mulheres e Desenvolvimento – UFOP Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável – UFPA Cátedra UNESCO de Cultura de Paz – UFPR. Cátedra UNESCO Cidade e Meio Ambiente - Colégio do Brasil/ORDECC Cátedra UNESCO em Economia Global e Desenvolvimento Sustentável -Colégio do Brasil/ORDECC Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável – UFRJ Cátedra UNESCO em Trabalho e Sociedade Solidária – Unisinos Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância - USP

Cátedra UNESCO sobre as Transformações Econômicas e Sociais Relacionadasao Problema Internacional das Drogas – UERJ/UFRJ/Museu Emílio Goeldi Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional-UMESP Cátedra UNESCO “José Reis” de Divulgação Científica – USP Cátedra UNESCO de Leitura - PUC-RIO Cátedra UNESCO de Multilinguismo e Produção de Conteúdo em Língua Portuguesa no Mundo Digital – UNICAMP Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade -UCB CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO SOLIDÁRIA – UNILAB

Cátedra UNESCO/UNILAB Tema geral Educação e inovação com aplicação a vários domínios relacionados com a cooperação tecnológica e interuniversitária com base na solidariedade.

Áreas de Atuação Formação Continuada de Professores com foco no sucesso da aprendizagem, por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC ) "; Formação Continuada para Gestores de Sistemas e de Escolas básicas e para a gestão do ensino superior por meio das tecnologias da informação e comunicação (TIC ) "; Pesquisa-ação para a Melhoria da Educação Básica e numa perspectiva de intersetorialidade (articulação intersetorial com os programas de saúde comunitária, segurança alimentar, assistência social, geração de emprego e renda), para a cooperação solidária ".

Uma observação importante “No devido tempo, a Cátedra também irá atuar em outros campos selecionados pela UNILAB em discussão com os parceiros Africanos, tais como: a agricultura e a segurança alimentar, gestão pública, desenvolvimento sustentável, saúde comunitária, os sistemas de ensino superior”...

Perfil Coordenação Catedrático: Reitor Paulo Speller Coordenação acadêmica: Sofia Lerche Vieira Vigência 4 anos

Instituições parceiras UFC e UECE Instituições que compõem a Rede UNITWIN Outras instituições parceiras da UNILAB Recursos Técnicos: UNESCO, UNILAB e outros Financeiros: UNILAB fontes orçamentárias Outras fontes a identificar

Tipos de atividades Programas de Pós-graduação Cursos de Extensão Pesquisa com foco em parcerias com a comunidade em torno de projetos de investigação-ação e design-based research. Programas para professors visitantes Desenvolvimento institucional, inclusive fortalecimento dos serviços de informação/biblioteca, laboratórios, com especial ênfase nas tecnologias da informação e comunicação Seminários e eventos científicos, de caráter local, regional e internacional. Documentação de eventos, pesquisas, publicações e práticas de gestão e ensino-aprendizagem em educação básica e superior.

 Disseminação de informações sobre de eventos, pesquisas, publicações e práticas de gestão e ensino-aprendizagem em educação básica e superior.  Elaboração e manutenção de uma plataforma de aprendizagem (e-learning) e um website ligado ao Portal da UNILAB (www.catedra-unilab.org) contemplando todas as atividades da Cátedra  Organização de banco de dados educacionais e repositorios de ferramentas e experiências exitosas na educação básica Organização de um observatório da educação básica visando contribuir para o processo de monitoramento das metas do Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, na área da educação básica.

Beneficiários Estudantes Universitários Profissionais da Educação Básica e Superior Programas de Pós-graduação das instituições parceiras. Prefeituras da Região do Maciço do Baturité/CE e países da CPLP, suas respectivas redes e sistemas de ensino. Agentes de políticas públicas e da sociedade civil que trabalham com a Educação Básica.

Primeiros projetos Observatório da Educação no Maciço de Baturité Plano de Desenvolvimento da Educação na região do Maciço de Baturité Formação de gestores educacionais e escolares Arranjo de Desenvolvimento da Educação

Primeiras atividades Lançamento Cátedra UNESCO/UNILAB Data: 23/10/2012 Local: UNILAB - Redenção Levantamento de iniciativas UNILAB: Pró-reitorias, Coordenações de Áreas e Grupos de Pesquisa; Identificação de parceiros externos; Definição de agenda

Próximos passos 2012 2013-2015 Produção de materiais Divulgação da Cátedra Identificação de parcerias Desenvolvimento de projeto de pesquisa-ação 2013-2015 Produção de materiais Formação de gestores Formação de professores Portal da Cátedra Observatório Afro-Brasileiro da Educação Básica

Observatório da Educação no Maciço de Baturité Apoio financeiro CNPq: Edital Universal nº 14/2011 CAPES: Programa Professor Visitante Nacional Senior (PVNS) Vigência Dezembro/2011 a Novembro/2013 Grupos de Pesquisa “Política Educacional, Gestão e Aprendizagem” (UECE) “Educação, Sociedade e Desenvolvimento Regional” (UNILAB)