CULTURA E ENSINO DE LÍNGUAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania
Advertisements

PSICOLOGIA RESPONDER:
Cultura e Cultura Popular
Regina Célia Baptista Belluzzo
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
I- Concepção de Educação
CULTURA ORGANIZACIONAL
Teorias Pós-críticas do Currículo
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
O Aluno a Distância.
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA
PESQUISA DE CUNHO ETNOGRÁFICO (Por: Cláudio Obayashi e Eduardo Moura)
BEM-VINDO À DISCIPLINA
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
Prof. Everton da Silva Correa
VALORES E CULTURA: a diversidade e o diálogo de culturas
Aprendizagem Significativa
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Quando falamos em aprender...
Professora Suraia Rahmé
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
O Currículo e as Teorias Críticas
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A CULTURA.
A palavra conviver originou-se
Você se considera um sujeito intercultural?
Linguagem e cognição: contexto social, cultural e cognitivo
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
Interpretando as Escrituras Sagradas
CULTURA NOSSO ESPAÇO EM COMUM
Alessandra Grasiele ABORDAGEM COMUNICATIVA. Entre 1970 e 1980 professores e linguistas perceberam a capacidade de alunos em produzir sentenças gramaticalmente.
CULTURA JURIDICA.
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
CURSO GESTÃO COMERCIAL
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Por: Gabriela Ferreira Jessica Olinda
Transformações do pensamento sociológico ocidental
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Cultura: A Transição para a Humanidade
A antropologia urbana e os desafios da metrópole
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Individuali dade e Diversida de humana. Ser Ouvido 2 Ser Elogiado 4 Ser Valorizado 31 Ser Aceito 33 Ser Prestigiado 6 Ser Respeitado 35 E, quando isto.
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Processos culturais: formas cotidianas de fazer as coisas. Desenvolvimento humano: as pessoas se desenvolvem como participantes das práticas e tradições.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Diálogo Intercultural
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Consciência humana e Identidade cultural
Comportamento Organizacional
Mayara T. Santos - Sociologia
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Saúde & Alimentação Saudável:
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
CULTURA É a resposta do ser humano aos desafios da vida e da natureza gerando conhecimento, valores, linguagem, tecnologia. Conjunto de valores, idéias.
Transcrição da apresentação:

CULTURA E ENSINO DE LÍNGUAS Mariza Riva de Almeida marizalmeida@ufpr.br

De acordo com a antropóloga Margaret Mead: “ Cultura significa cultura humana, todo o conjunto de comportamento tradicional desenvolvido pela raça humana e que é aprendido sucessivamente por cada geração...

Já uma cultura é menos precisa ...Já uma cultura é menos precisa. Pode significar as formas de comportamento tradicional que são características de uma certa sociedade, ou de um grupo de sociedades, ou de uma certa raça, ou de uma certa área, ou de um certo período de tempo.” MEAD, M. Cooperation and Competition among Primitive People. N. York: McGraw Hill, 1973.P 17-18.

“ Na verdade, as culturas são dinâmicas “ Na verdade, as culturas são dinâmicas. Elas crescem, desenvolvem-se e mudam, o que torna a análise de comportamentos e valores culturais um desafio. Existe também uma grande diversidade de valores, crenças e tradições intrínseca a toda cultura. Cada generalização tem muitas exceções, especialmente em sociedades multiculturais, mas quais coexistem uma grande variedade de atitudes e opiniões.” SHULMAN, M. Cultures in Context. Ann Harbor: The University of Michigan Press, 1998.

Os elementos da cultura, de acordo com Gail Robinson: LITERATURA INSTITUIÇÕES ARTE VESTUÁRIO CRENÇAS ALIMENTAÇÃO COSTUMES HÁBITOS ARTEFATOS VALORES LAZER MÚSICA FOLCLORE

Os elementos da cultura, de acordo com Gail Robinson: LITERATURA ARTE FOLCLORE MÚSICA ARTEFATOS COMPORTA-MENTOS IDÉIAS VESTUÁRIO VALORES LAZER INSTITUIÇÕES ALIMENTAÇÃO HÁBITOS

Algumas pessoas acreditam que uma língua estrangeira carrega consigo o poder de impor valores culturais. Estudar uma língua estrangeira, portanto, significaria submeter-se a uma cultura estrangeira.

Outros vêem o ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira como um modo de refletir sobre sua própria língua e identidade, criando assim uma conscientização intercultural.

... O propósito dos estudos culturais é aguçar a observação, encorajar o pensamento crítico sobre estereótipos culturais e desenvolver a tolerância à diversidade e ao mesmo tempo conduzir a uma compreensão mais ampla de nossa própria cultura...

Respeitando, porém, as diferenças! A cultura como “bolo” Como são os britânicos, os brasileiros, os poloneses? Isso vai depender de... CONTEXTO REGIÃO ETNIAS ÉPOCA EDUCAÇÃO SEXO CLASSE GRUPO SOCIAL E STATUS NAÇÃO CIDADE IDADE Zoon In: Hungarian textbook for secondary schools

Por que ensinar cultura? Tornar o aprendizado real – a linguagem a serviço da comunicação; Evitar desentendimentos culturais – consciência de sinais não-lingüísticos (gestos, contato ou distância física);

A consciência do comportamento cultural do outro leva ao desenvolvimento da tolerância e melhor compreensão da diversidade, além da compreensão de nossa própria cultura e comportamento; Visa não a mudar um comportamento, porém a aumentar a aceitação e a compreensão das influências culturais que afetam nossas atitudes.

Sugestões de atividades: 1. Cartazes- contrastes e similaridades 2. Postais- observação/julgamento O que é “estereótipo”? “ Tendência a buscar o típico e o comum; geralmente atribuído a nível nacional.” Que tipo de estereótipo está sendo mostrado? Que aspectos culturais são ressaltados?

4. Pontualidade Decida a quais eventos seria prudente chegar adiantado, pontualmente ou atrasado no Brasil e na Grã-Bretanha: uma aula um encontro romântico um encontro com um amigo uma reunião de negócios um jantar

Estudos Culturais: Um recurso rico e motivador para o aprendizado de línguas

“ Ao tentar compreender e apreciar uma língua estrangeira, tendemos a presumir que nossas expectativas e atitudes são válidas. Um dos conceitos fundamentais dos estudos culturais é que não existe um modo fixo ou correto de se fazer as coisas, mas existem muitos modos diferentes e válidos de se viver, trabalhar e crer...

...Finalmente, não importam as diferenças culturais, porém o fato de que as pessoas compartilham de uma humanidade comum.” Jack Scholes

Referências Bibliográficas: MEAD,M. Cooperation and Competition Among Primitive Peoples. N.Y.: McGraw Hill, 1973. SHULMAN, M. Cultures in Context. Ann Harbor: The University of Michigan Press, 1998. MCLAREN, P. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez, 1997. PENNYCOOK, A. The Cultural Politics of English as na International Language. London: Longman,1994.

Sites: http: elt.britcoun.org.pl www.seed.pr.gov.br/elt