Plano de Trabalho da Área de Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho e Ambiente 2007 EIXOS PARA DISCUSSÃO : I – Portaria nº 2439/GM de 2005 – considerando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Prioridades e Desafios da Divisão de Informação – CONPREV para 2007 Oficina de operacionalização da Rede de Atenção Oncológica.
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Exercício Profissional
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Vigilância em Saúde Ambiental Programa VIGISOLO
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer
Rede de Atenção Oncológica
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
“Entidades e organizações de assistência social”
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Decreto 6308/2007 e PL 3021/2008 Entidades de Assistência.
Ministério da Cultura.
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS PLANEJAMENTO PRESSUPOSTOS: - COMO ESTAMOS? ANÁLISE SITUACIONAL; (REALIDADE DO ESTADO DE GOIÁS) - O QUE QUEREMOS?
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado
Por que formar o ACE? Atender a demanda de profissionalização dos agentes de endemias, de acordo com a Lei de 05/10/ de 2006.
DENGUE ABRIL 2008.
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Avaliação na Atenção Básica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS I.Maior aproximação da.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
Heloisa Pincela Vasconcelos 09 de Dezembro de 2015
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Programa Saúde da Família
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Transcrição da apresentação:

Plano de Trabalho da Área de Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho e Ambiente 2007 EIXOS PARA DISCUSSÃO : I – Portaria nº 2439/GM de 2005 – considerando o risco de câncer associado ao tabagismo, a ocupações, a radiação ultravioleta..... Art.2º Estabelece a Política Nacional de Atenção Oncológica.. I. Estratégias para a identificação de determinantes e condicionantes das principais neoplasias.... Art. 3º Componentes Fundamentais da Política Nacional de Atenção Oncológica II. Ações de Vigilância em Saúde devem... c.) desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis, incluindo ambiente de trabalho e coletividade

a RAO/DAO Plano de Trabalho em parceria com a RAO/DAO – 2007 PARCEIRAS COM A RAO/DAO 1.Introduzir a discussão sobre o tema nas diferentes atividades da RAO/DAO. 2.Subsidiar a RAO/DAO na capacitação de Gestores de Estados e Municípios com o conteúdo desenvolvido pela nossa área; 3.Para a capacitação da Atenção Básica, Media e Alta complexidade e da RENAST; EX: adoção das diretrizes clinicas (cânceres relacionados ao trabalho e leucemias 4.No Desenvolvimento de projetos com ONGs, MIDIA e outras áreas da sociedade civil organizada; 5.No Desenvolvimento de projetos com outra instancias do Ministério da Saúde e de Outros Ministérios – Agricultora, Trabalho, Meio Ambiente; 6.Desenvolver Projetos em conjunto com a RAO/DAO focados na saúde dos trabalhadores;

a RAO/DAO Plano de Trabalho em parceria com a RAO/DAO – 2007 Curto Prazo Colaboração em nossos manuais, treinamentos e metodologia de treinamento Médio e Longo Prazo Apoio na formulação de ações locais voltadas a ações para o meio ambiente Apoio na realização de pesquisas sobre exposições a agentes cancerígenos ocupacionais e ambientais