Mídias digitais Audiência fragmentada Modelos de estratégias para corporações de mídia abordam a questão da transformação de intermediários da informação para agregadores de conteúdos, deixando de focar no meio para focar no usuário e em sua relação com o conteúdo A informação é interativa, personalizada, hipertextual, multimídia, de atualização imediata e deve ser pensada integralmente Hipermídia não é apenas um conjunto de antigas mídias, mas um novo meio de comunicação Narrativa se concretiza na navegação Dividir com critério a narrativa jornalística Múltiplas perspectivas, mas oferecendo uma visão integrada Facilitar o acesso do usuário
A pirâmide de posicionamento estratégico Agregador de conteúdos e serviços Estratégia e gestão da operação digital Metarede Nível 1 Macrotrede Nível 2 Microrede Nível 3 Solitário Nível 4 Produção de conteúdo próprio Fonte: Deutschland GmbH Diebold in Estratégias para a mídia digital, Beth Saad
Portais: emulação de regras tradicionais – facilidade e rapidez para a redação de notícias Blogs: Visões personalizadas e hipertextualizadas, com possibilidades interativas Web 2.0: wikis e redes sociais Versão do jornalista, intermediário da informação – Paradigma da objetividade Velocidade Personalização Multiplicidade de versões Emissores privilegiados Tribalização
Formato Broadsheet Tablóide
Identificação - data Chamadas Editorias Conteúdo Conteúdo Publicidade Serviço
Identificação - data Chamadas Editorias Conteúdo Conteúdo Publicidade Serviço
Publicidade Serviço Identidade Navegação Editorias Conteúdo E-commerce Conteúdo agregado
Interação Identidade Navegação Conteúdo agregado Conteúdo agregado Conteúdo editorializado
Publicidade + navegação Navegação/ Serviços Conteúdo em vídeo, imagens e texto Conteúdo agregado vídeos Conteúdo agregado - análises Conteúdo + conteúdo agregado Conteúdo agregado - Links Serviço Conteúdo agregado - elenco Navegação
Navegação + conteúdo Personalização Conteúdo agregado Conteúdo principal Conteúdo agregado + serviço + interação Navegação pelo conteúdo Conteúdo editorializado E-commerce + serviço Publicidade Pesquisa Agregador Conteúdo agregado
Publicidade E-commerce Serviços + navegação Navegação UOL Conteúdo Navegação pelos conteúdos do UOL Conteúdo agregado – links Cross-media Serviços
10° no mundo 75° no mundo 24° no mundo 55° no mundo