AULA TÉCNICA 72 2008 INSTRUTOR: SCOPINO
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M CONSIDERAÇÕES FINAIS. SCOPINO TREINAMENTOS
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Já tivemos aula sobre: EGR, RELÉ DA BOMBA E A/C. Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 10 CONSIDERAÇÕES FINAIS.
E C U DIAGRAMAÇÃO MULTEC M MOTOR 16 V SONDA LAMBDA * VÁLVULA EGR LINEAR * ROTAÇÃO E PMS * LÂMPADA DE DIAGNOSE * DETONAÇÃO * 04 INJETORES * COMANDO A/C * MÓDULO DIS * FASE * CANISTER * POSIÇÃO BORBOLETA * ELETROVENTILADOR * VSS – VELOCIDADE ATUADOR DE M. LENTA * RELÉ BOMBA * SENSOR MAP * AR CONDICIONADO * TEMPERATURA DA ÁGUA * TEMPERATURA DO AR * CONECTOR DIAGNOSE IMOBILIZADOR
IMOBILIZADOR É UM OPCIONAL NO SISTEMA ANTIFURTO DO MULTEC M, SENDO UM SISTEMA CAPAZ DE EVITAR O FURTO DO VEÍCULO, OU SEJA, SEM A CHAVE CODIFICADA A INJEÇÃO ELETRÔNICA NÃO PERMITE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR.
A ECU RECEBE/COMANDA O SINAL
A BOBINA ANTENA
DETALHES É UM SISTEMA COMANDADO PELA ECU MAS COMPOSTO PELAS CHAVES COM TRANSPONDER, CHAMADAS DE CHAVES CODIFICADAS, A BOBINA ANTENA E A ECU DO IMOBILIZADOR, QUE ESTÁ JUNTO DA BOBINA ANTENA.
LÂMPADA DO IMOBILIZADOR
FUNCIONAMENTO TODA VEZ EM QUE É LIGADA A IGNIÇÃO A ECU DO IMOBILIZADOR ALIMENTA A BOBINA ANTENA, NESTE CASO BOBINA, QUE ATRAVÉS DE CAMPO MAGNÉTICO ENERGIZA A CHAVE (QUE NÃO TEM BATERIA) E DEPOIS RECEBE, NESTE CASO A ANTENA, O CÓDIGO DA CHAVE ENVIANDO-O À ECU PARA RECONHECER OU NÃO.
PINOS ECU IMOBILIZADOR LIGAÇÕES: TERMINAL 1=> ANTIFURTO TERMINAL 2=> ANOMALIA INJEÇÃO TERMINAL 4=> TERRA TERMINAL 5=> IGNIÇÃO TERMINAL 6=> SENSOR VSS TERMINAL 7=> DEMAIS ECU´S TERMINAL 8=> DIAGNOSE TERMINAL 9=> BATERIA
LÂMPADA DO IMOBILIZADOR É UTILIZADA A LÂMPADA DE ANOMALIA DA INJEÇÃO, COM UMA CARACTERÍSTICA DIFERENTE, AO NÃO SER RECONHECIDO O CÓDIGO DA CHAVE, A ECU FAZ COM QUE A LÂMPADA FIQUE PISCANDO EM RITMO CONSTANTE E SEM INTERVALO. É LIGAR A IGNIÇÃO, O MOTOR NÃO FUNICONARÁ E A LÂMPADA PISCA.
DICA PARA PROGRAMAR CHAVES OU REPROGRAMAR, APAGAR OU GRAVAR NOVAS CHAVES, É NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE SCANNER HABILITADO E SABER A SENHA, QUE É O CÓDIGO GRAVADO NO CARTÃO INFO CARD, QUE VÊM JUNTO COM OS DOCUMENTOS DO VEÍCULO.
FALHAS COMUNS
CABEÇOTE NO SISTEMA MULTEC, O CABEÇOTE, POR POSSUIR 16 VÁLVULAS APRESENTA GRAVES FALHAS DE VEDAÇÃO DE VÁLVULAS E DE SUAS HASTES. O TESTE MAIS EFICIENTE PARA SE DESCOBRIR ESTA FALHA É O TESTE DE VAZÃO DE CILINDROS, APRESENTANDO QUEDA DE VAZAMENTO SUPERIOR A 25% INDICA FALHAS.
MAL CONTATO
SONDA LAMBDA OUTRA FALHA QUE OCORRE É A QUEBRA OU MAL CONTATO NO FIO DE SINAL DO SENSOR DE OXIGÊNIO, POR ESTAR MUITO PRÓXIMO AO MOTOR DO ELETROVENTILADOR E SOFRER COM VIBRAÇÕES E TEMPERATURA ALTA ACABA ALTERANDO O SINAL DE RESPOSTA À ECU.
SINCRONISMO MECÂNICO QUANDO TEMOS MUITA OSCILAÇÃO NO MOTOR, PRINCIPALMENTE EM REGIME DE MARCHA LENTA PODEMOS TER ERRO NO SINCRONISMO DA CORREIA DENTADA, QUE MONTADA APENAS COM UM DENTE ERRADO É O SUFICIENTE PARA CAUSAR OSCILAÇÃO OU ATÉ FALHAÇÃO NO MOTOR.
DICA QUANDO NÃO HÁ IMOBILIZADOR, A LIGAÇÃO DO SENSOR VSS AO SISTEMA DA INJEÇÃO ELETRÔNICA É FEITO POR UM JAMPER (LIGAÇÃO) PRÓXIMO AO COMUTADOR DA IGNIÇÃO. SEM ESTA LIGAÇÃO É GRAVADO FALHA NO SINAL DO SENSOR DE VELOCIDADE.
É DIFÍCIL FAZER A MANUTENÇÃO NO SISTEMA MULTEC M ? PERGUNTA É DIFÍCIL FAZER A MANUTENÇÃO NO SISTEMA MULTEC M ?
RESPOSTA NÃO. COM AS DICAS DA UMEC É MAIS FÁCIL AINDA.
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ O PRÓXIMO ANO OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ O PRÓXIMO ANO. INJEÇÃO ELETRÔNICA 2009 Instrutor Scopino