AULA TÉCNICA 40 2008 INSTRUTOR: SCOPINO
AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 02 – QUEIMA DA MISTURA SCOPINO TREINAMENTOS
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JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE AULA 01 – INTRODUÇÃO Nesta aula veremos: ANÁLISE DE GASES AULA 2 – QUEIMA DA MISTURA
PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO QUEIMA DA MISTURA DETALHES DOS GASES COMO MEDIR EQUIPAMENTOS DE TESTES SISTEMAS DE CONTROLE CATALISADOR VÁLVULA EGR CANISTER LEGISLAÇÃO
O AR E OS POLUENTES
AR + COMBUSTÍVEL QUEIMA DA MISTURA A MISTURA É CONSIDERADA A FORMAÇÃO DE DOIS COMPONENTES NO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA. AR + COMBUSTÍVEL O COMBUSTÍVEL PODE SER: GASOLINA – ÁLCOOL – DIESEL - GNV
COMO É FORMADA OS MOTORES DE AUTOMÓVEIS SÃO CHAMADOS DE COMBUSTÃO INTERNA, E PARA QUE ESTA OCORRA DEVE TER EM SUA CÂMARA DE COMBUSTÃO, A MISTURA HOMOGÊNEA DO AR COM O COMBUSTÍVEL EM QUESTÃO. ESTA FORMAÇÃO PODE SER DIRETA OU INDIRETA.
MOTOR DIESEL - DIRETA
INJEÇÃO DIRETA A FORMAÇÃO DA MISTURA DIRETA DENTRO DA CÂMARA DE COMBUSTÃO É MUITO MAIS CONHECIDA EM MOTORES DIESEL DE TODOS OS ANOS COM OU SEM ELETRÔNICA, MAS JÁ TEMOS APLICAÇÕES ATUAIS, DE MOTORES A GASOLINA COM A INJEÇÃO DIRETA NA CÂMARA, COMO ALGUNS VEÍCULOS DA VW COMO O NOVO PASSAT.
INJEÇÃO DIRETA
INJEÇÃO DIRETA 2
INJEÇÃO INDIRETA É O TIPO DE FORMAÇÃO MAIS POPULAR DA MISTURA, QUE OCORRE AINDA NO COLETOR DE ADMISSÃO ONDE É INJETADO O COMBUSTÍVEL, E A FORMAÇÃO COMPLETA OCORRE DENTRO DA CÂMARA DE COMBUSTÃO. NESTE TIPO DE FORMAÇÃO TEMOS A GRANDE MAIORIA DAS INJEÇÕES ELETRÔNICAS E OS VEÍCULOS CARBURADOS.
MOTOR MAREA - INDIRETA
INJEÇÃO MPFI - INDIRETA
HOMOGENIZAÇÃO QUANTO MAIOR FOR A QUEBRA E MISTURAS DAS MOLÉCULAS DO AR ADMITIDO COM O COMBUSTÍVEL, MELHOR SERÁ A QUEIMA E A FORÇA DA COMBUSTÃO, MELHOR SERÁ A POTÊNCIA DESTE MOTOR E MENOR SERÃO OS POLUENTES RESULTANTES DESTA QUEIMA. PORTANTO QUANTO MELHOR FOR A QUEIMA MENOR SERÁ A POLUIÇÃO.
COLETOR DE ADMISSÃO
REAÇÃO DA COMBUSTÃO Combustível + Comburente Combustão = + Calor (Ignição) Combustão é uma reação química, com liberação de luz, calor, e gases. Para que isso ocorra é necessário a união de quatro elementos já descritos .
A COMBUSTÃO Resultado da Combustão no Motor : Combustão Chama + Calor + Gases
TAXA DE COMPRESSÃO Motores à Gasolina - Taxa de 9 :1 Motores à Álcool - Taxa de 13 :1
GASES RESULTANTES Gases e Partículas expelidos na combustão de motores ciclo Otto : - Monóxido de Carbono (CO) - Dióxido de Carbono (CO2) - Oxido de Nitrogênio (Nox) - Hidrocarbonetos (HC)
PERGUNTA A MUDANÇA DE ALTITUDE PODE ALTERAR A MISTURA E RELAÇÃO AR / COMBUSTÍVEL ?
RESPOSTA SIM. MAS ESTE EFEITO É PERCEPTÍVEL APENAS EM VEÍCULOS CARBURADOS.
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 42 ELÉTRICA E ELETRÔNICA ANÁLISE DE GASES PARTE 03 Instrutor Scopino