INTERDISCIPLINARIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

O mito da neutralidade científica
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PSICOLOGIA.
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
Linguagem na Contemporaniedade:as várias maneiras de se comunicar
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Interdisciplinaridade
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Afinal, o que é Planejamento?
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Plano de Trabalho Docente
Escola Comum e Inclusão
Características de um bom professor de biologia
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e multidisciplinaridade
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Interdisciplinaridade: o que é isso?
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
O que é ensinar história?
Dr. Adriano S. Coelho; Ms. Andressa de Oliveira; Esp. Filipe Piazzi
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
EE Conhecimento predicativo sobre interdisciplinaridade de um professor de Química Sara A. Garcia Lopes ¹(PG)*, Marco Antonio Bueno Filho 2 (PQ) 1 Universidade.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Científica
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
• Manejo – Formação – Professor.
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O computador como Meio e como Fim...
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

INTERDISCIPLINARIDADE AS INTERFACES DA INTERDISCIPLINARIDADE

Introdução histórica sobre interdisciplinariedade No Brasil, a interdisciplinaridade começou no final da década 70. Em 1976, Hilton Japiassu publicou o livro Interdisciplinaridade e a patologia do saber. Interdisciplinaridade, Os conceitos, Reflexões sobre a metodologia interdisciplinar.

Ivani Catarina Arantes Fazenda Graduada pela Universidade de São Paulo (1963); Mestrado pela PUC-SP (1978); Doutorado pela USP (1984); Atualmente é professora da PUC-SP, onde coordena o GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade), desenvolvendo pesquisas sobre Interdisciplinaridade e Novas tecnologias em Educação.

Em 1976, Ivani Fazenda publicou a obra Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. Buscando estabelecer um conceito para interdisciplinaridade.

“A necessidade de conceituar, explicitar, fazia-se presente por vários motivos: interdisciplinaridade era uma palavra difícil de ser pronunciada e, mais ainda, de ser decifrada. Certamente que antes de ser decifrada precisava ser traduzida e se não se chegava a um acordo sobre a forma correta de escrita, menor acordo havia sobre o significado e a repercussão dessa palavra que ao surgir anunciava a necessidade da construção de um novo paradigma de ciência, de conhecimento, e a elaboração de um novo projeto de educação, de escola e de vida.” (Fazenda,1999).

interdisciplinaridade é como uma atitude, um novo olhar que permite compreender e transformar o mundo, uma busca por restituir a unidade perdida do saber.

Multidisciplinaridade; Segundo Piaget, as relações entre as disciplinas podem-se dar em três níveis: Multidisciplinaridade; Recorrer a informações sobre várias especialidades para estudar um único assunto, sem a preocupação de interligar as disciplinas. Transdiciplinaridade; É a cooperação entre várias especialidades, disciplinas, ocorrendo a possibilidade de termos uma disciplina “imperialista”, ou seja sobrepor-se às outras.

Segundo Piaget, as relações entre as disciplinas podem-se dar em três níveis: 3. interdisciplinaridade; interação entre duas ou mais especialidades / disciplinas.

Ivani Fazenda, referência no Brasil, tem, nos últimos 20 anos, conduzido estudos sobre interdisciplinaridade. Ela compartilha que a prática da interdisciplinaridade envolveria o exercício de relações de associação, colaboração, cooperação, complementação e integração entre as disciplinas. (1979, p.30-37)

Não existe interdisciplinaridade sem disciplinas. “ é preciso haver um respeito entre as disciplinas”. O problema é que são feitos recortes nos conteúdos que não permitem compreender a sua essencialidade. Fazenda relata que até as cartilhas tradicionais são dignas de respeito, desde que sejam vistas como ferramentas e usadas de forma correta, no momento certo, para o aluno certo”.

Baseada em Fazenda (1979) os profissionais devem exercer trocas não apenas entre seus conhecimentos e métodos, mas também entre suas experiências e visões de mundo, levando em consideração as riquezas e o crescimento mútuo desse movimento de interação entre as diversas áreas e entre as múltiplas possibilidades de conhecimento que as especialidades podem desdobrar.

Interdisciplinaridade seria um diálogo interessado em descobertas e de mútua transformação, ou seja, seria um meio de renovação, reestruturação e ressignificação das especialidades por meio da interação das diversas possibilidades representadas pelas especialidades.

Ela propõe que os profissionais especialistas, reformulem práticas e métodos pedagógicos como forma de perceber os aspectos a serem transformados. Ou seja, enxergar nos outros além de si mesmos. Sugere também a busca da leitura ampliada de suas práticas cotidianas, como fonte de autoconhecimento, base para explorar a dimensão complexa de interação intersubjetiva, humana, e não apenas intelectual.

Fazenda (1994, p.81-89), propõe os fundamentos para um ensino interdisciplinar: movimento do diálogo com o professor, com suas práticas pedagógicas, com seus conhecimentos e elaborações. preservação (registro) da memória do trajeto percorrido, possibilitando revisão e releitura crítica das experiências de ensino.

parceria para incitar o diálogo com outras formas e fontes de conhecimento. Lembrando sempre que as interações representam uma forma de experimentar outras nacionalidades, pois nenhuma é suficiente em si mesma.

“ por mais que elabore um discurso racional e objetivo, jamais poderá estar inteiramente desvinculada de suas origens religiosas, místicas, alquimistas ou subjetivas.” (Japiassu, 2001:53).

É muito importante frisar que, apostar na interdisciplinaridade é apostar em pessoas mais polivalentes para enfrentarem uma sociedade na qual a palavra transformação está sempre em evidência no mundo.

A UNIVERSIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE Segundo Morin, “a universidade deve conservar o conhecimento, no sentido de levar para o futuro o que já foi adquirido no passado, mas não pode ser conservadora a ponto de ser rígida e não aceitar idéias novas, ao mesmo tempo, ela deve conservar o conhecimento e gerar mudanças”; Faz-se necessário a reforma da universidade porque sua missão é formar cidadãos capazes de enfrentar os problemas de seu tempo; Instruir os alunos a pensar a complexidade; A organização de suas idéias também deve ter como critério a complexidade e não a simplicidade; A reforma deve ser orientada por valores da ética da civilidade.

A Universidade e a Interdisciplinaridade A interdisciplinaridade compreende a troca e cooperação, uma verdadeira integração entre as disciplinas, de modo que as fronteiras entre elas tornem-se invisíveis, para que a complexidade do objeto de estudo se destaque.

A Universidade e a Interdisciplinaridade Para Etges (in Jantsch, p74), a conseqüência mais radical da interdisciplinaridade aponta para uma rearticulação total da universidade atual; Há de ser um lugar de produção de saber e esta se faz mediante a criação de redes interdisciplinares de pesquisa; Pesquisadores sêniors de reconhecida liderança e produção científica, determinam livremente o que e como pesquisar e com quem querem trabalhar; Os pesquisadores adjuntos, das mais diversas áreas, se ligarão de maneira igualmente livre a eles; Os doutorandos e mestrandos, se vinculam livremente a estes; Todos juntos formarão uma rede de pesquisadores em torno de um grande projeto disciplinar; O exercício interdisciplinar dentro da universidade, aumenta a possibilidade do profissional otimizar sua prática diária.

A Universidade e a Interdisciplinaridade Um ensino pautado na prática interdisciplinar pretende formar alunos com uma visão global de mundo, aptos para “articular, religar, contextualizar e, se possível, globalizar, reunindo os conhecimentos adquiridos”, A visão de mundo pautada entre todas as partes, dá o respaldo necessário ao conceito de interdisciplinaridade que concebemos. A importância interdisciplinar não anula a importância disciplinar do conhecimento; A riqueza da interdisciplinaridade depende do grau de desenvolvimento atingido pelas disciplinas; A prática interdisciplinar não é oposta à prática disciplinar, mas sim complementar à essa, na medida em que “não pode existir sem ela e, mais ainda, alimenta-se dela”;

Caracterização da Instituição CENTRO DIA DO IDOSO – Programa de Atenção ao Idoso do município de São Bernardo do Campo.

Exercício de Campo ÁREAS DE CONHECIMENTO Enfermagem Fonoaudiologia Psicologia

Exercício de Campo Foi realizado uma observação geral para a escolha dos idosos a partir do enfoque fonoaudiológico em dinâmica de grupo, onde observou-se linguagem (fala espontânea) e compreensão, indícios de disfagia durante a refeição. Foram escolhidos 6 idosos,com idade entre 56 e 74 anos, sendo dois do sexo feminino e 4 do sexo masculino. Dois idosos desse grupo freqüentam o Centro Dia diariamente e 4 deles 3 vezes por semana.

Exercício de Campo Foram realizados no total 4 encontros. Todos os idosos atendidos apresentam uma ou mais patologias: Hipertensão (02) Diabetes Mellitus (03) Hipotireoidismo (01) Doença Mental (02) Seqüela de AVE (02)

Exercício de Campo -Enfermagem Escala de Dependência-Autonomia. Esta tabela foi utilizada nas 3 especialidades (Enfermagem – Fonoaudiologia – Psicologia)

Exercício de Campo Enfermagem Constatou-se que todos os idosos tiveram uma classificação média, segundo a escala de dependência. (IMPAIRMENT) Propusemos uma orientação geral para as famílias e cuidadores da instituição. Elaboramos um roteiro para tornar o ambiente seguro.

Exercício de Campo Enfermagem - Orientação Evitar chinelos largos e escorregadios sem sola, utilizar sapatos e chinelos com sola antiderrapante. Utilizar bengalas e outros equipamentos de ajuda quando necessário. Evitar utilizar roupas longas, esvoaçantes, largas, que possam causar tropeços. Não encerar o piso, não utilizar tapetes. Boa iluminação no ambiente, inclusive escadas com corrimão. No WC utilizar tapete anti-derrapante, barras no box e próximo a vaso sanitário. No quarto manter uma luz acesa à noite. Manter caminho ao WC livre à noite.

Exercício de Campo Enfermagem Todos os familiares e cuidadores devem incentivar o auto-cuidado do idoso nas tarefas diárias como: vestir-se, alimentar-se e participar das decisões domésticas.

Exercício de Campo - Fonoaudiologia A identificação foi feita em grupo e individualmente. Durante avaliação alimentar, foi observado que os idosos não apresentam alteração de mastigação, deglutição e respiração. Não precisam de ajuda para se alimentar; Com relação a musculatura intra oral, foi possível observar hipotonia muscular. Toda alimentação no Centro Dia é balanceada.

Exercício de Campo Fonoaudiologia Com relação a comunicação, foi possível identificar que a fala espontânea dos idosos é lentificada, apresenta déficit na compreensão, omissão de palavras, vocabulário diminuído. A comunicação ocorria quando estimulada. Todos os idosos avaliados apresentaram audição normal.

Exercício de Campo Fonoaudiologia Após avaliação fonoaudiológica, foi possível observar o interesse que os idosos apresentaram em se comunicar por meio da fala.

Exercício de Campo Fonoaudiologia A fonoaudiologia visa criar condições que resgatam a liberdade do idoso de ser ele mesmo, mantendo uma comunicação e linguagem ativa com o mundo, e conquistar o seu direito de uma velhice plena.

Exercício de Campo Psicologia Foi utilizado atendimento individual e em grupo para verificar processo de vinculação na instituição. Utilizou-se a técnica da psicoterapia breve nos atendimentos individuais. Percebeu-se que os idosos necessitam de apoio psicoterapêutico, alguns se encontram deprimidos, com tendência ao isolamento. Quanto aos resultados, verificou-se aceitação em relação ao processo psicoterapêutico; houve solicitação para continuidade nos atendimentos.

Considerações Finais Para a realização deste exercício, faz-se necessário um sentimento de pertencimento, adesão e disponibilidade pessoal e de tempo, sendo necessário buscar constantemente novas áreas de conhecimento.

Considerações Finais Houve troca de conhecimento entre as especialidades, interação com profissionais presentes na instituição, com intuito de ampliar a qualidade de atendimento aos idosos do Centro Dia de São Bernardo do Campo.

Referências Bibliográficas D’ Ambrosio,U. Transdisciplinaridade. 2a. Ed.São Paulo. Palas Athena. 2001. Domingues, I. Conhecimento e Transdisciplinaridade. Belo Horizonte-MG. Ed UFMG; IEAT, 2001. Fazenda, I.C.A. Interdisciplinaridade, História, Teoria e Pesquisa.12a.ed. Campinas-SP. Papirus, 2005. __________ Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou Ideologia. 4a. ed. São Paulo, Ed. Loyola,1996.

Referências Bibliográficas Jantsch, A.P., Bianchetti, L.(orgs) Interdisciplinaridade para Além da Filosofia do Sujeito. Petrópolis-RJ. Ed. Vozes, 1995. Japiassu, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro-RJ. Ed.Imago,1997. Morin, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo. Ed.Cortez, 2000. Nicolescu, B.O Manifesto da Interdisciplinaridade. São Paulo. Ed.TRION, 1999. Roach, S. Introdução à Enfermagem Gerontológica. Rio de Janeiro-RJ. Ed. Guanabara,2001.