Adjuvantes São substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUÍMICA GERAL Aula 08 – FUNÇÕES E PROPRIEDADES QUÍMICAS - REAÇÕES I
Advertisements

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Forças Intermoleculares
Química das Superfícies e Interfaces  Termodinâmica das Superfícies
TENSOATIVO.
FISIOLOGIA VEGETAL.
Uma das substâncias mais simples, porém a mais importante: todas as reações que acontecem no nosso organismo são em soluções aquosas, e as proteínas, membranas,
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Tratamento de Água Desmineralização
QUÍMICA GERAL Aula 09 – SOLUÇÕES E REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA
FISIOLOGIA VEGETAL.
FISIOLOGIA VEGETAL.
Estudo dos Sistemas Dispersos
Estudo dos Sistemas Dispersos
FISIOLOGIA VEGETAL – Nutrição Vegetal
POLARIDADE E LIGAÇÕES INTERMOLECULARES
TRATABILIDADE DE EMULSÕES
FISIOLOGIA VEGETAL PROF. MAGRÃO.
Professora: Ana Carolina Braz
Aplicação de Defensivos Agrícolas
Desnaturação 4ª Parte.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
Biologia Molecular ÁGUA
Professora: Emanuelle Grace
FISIOLOGIA VEGETAL – Condução e Transpiração
DETERGENTE.
ÉTERES.
POLÍMEROS CONCEITO Macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes. Moléculas são eletricamente neutras com.
ÉSTERES, LÍPIDES e SABÕES
EFEITOS COLIGATIVOS DAS SOLUÇÕES VERDADEIRAS
EMULSIFICAÇÃO E HOMOGENEIZADORES
Substâncias inorgânicas:
Hidrólise salina É o processo em que íons provenientes de um sal reagem com a água.  Uma solução salina pode originar soluções ácidas e básicas.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Fundamentos Químicos da Vida
Algodão O algodoeiro é dependente de um bom manejo das plantas daninhas para que sejam atingidos altos níveis de produtividade final, além de preservação.
SUSPENSÕES E SOLUÇÕES.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES
Propriedades das soluções
Propriedades das Soluções
Paula Costallat Cantão
Capítulo 17 Aspectos adicionais dos equilíbrios aquosos
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS 6º Ano AB
“Funções Inorgânicas”
Aula II : Água, solubilidade e pH
PINTURA.
Substâncias inorgânicas:
REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA DE SOLUÇÕES
BASES Substâncias de sabor adstringente (“amarra, “prende” a língua), como a banana verde ou de sabor caústico (corrosivas). São substâncias formadas pela.
MATERIAIS POLIMÉRICOS
Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
Água A base química da vida
Fisiologia vegetal soma de todos os processos e estruturas que contribuem para a vida de uma planta A fisiologia vegetal estuda os fenômenos vitais relacionados.
Equilíbrios em Fase Aquosa
Propriedade das soluções Nomes: João Paulo Bruscadin Nº Rafael Truffa Nº Rafael Truffa Nº
Prof. Fernando Antonio Antunes de Oliveira
MEMBRANA PLASMÁTICA Membrana celular ou Plasmalema.
Elementos de Máquinas Fundamentos da Lubrificação.
Exercícios Consultando a tabela periódica,coloque em ordem os átomos a seguir em ordem de eletronegatividade: B, C, N, O, Al.
Cap. 03 – Água e Sais Minerais
Água Estrutura química.
Professor Otavio M. Neto
Pomada Preparações de consistência semi-sólidas
ÁGUA SOLUBILIDADE pH Universidade Federal do Rio de Janeiro
ÁGUA.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Ana Gardênia.
Biologia 2º Bimestre Base Molecular da Vida
Relações hídricas.
Docente: Josiane Dantas Costa
Transcrição da apresentação:

Adjuvantes São substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades da solução, visando facilitar a aplicação ou minimizar possíveis problemas.

Os adjuvantes são divididos em dois grupos Os modificadores ( surfatantes) das propriedades de superfície dos líquidos Surfatantes:espalhante,umectante,detergente,dispersantes e aderentes, entre outros) Aditivos (óleo mineral ou vegetal, sulfato de amônio e uréia, entre outros) que afetam a absorção devido à sua ação direta sobre a cutícula.

Surfatantes São substâncias que afetam as propriedades de superfície dos líquidos, proporcionando ajustamento mais íntimo de duas substâncias.

Classificação dos surfatantes Espalhantes: são substâncias que diminuem a tensão superficial das gotículas reduzindo o ângulo de contato destas com a superfície da folha. Estes produtos proporcionam o espalhamento completo da gota sobre a superfície tratada aumentando a absorção do herbicida.

Classificação dos surfatantes Molhantes (umectantes): são substâncias que retardam a evaporação da água,fazendo com que a gota permaneça mais tempo na superfície tratada,aumentando a absorção do produto aplicado.

Classificação dos surfatantes Aderentes: são substâncias que aumentam a aderência dos líquidos ou sólidos à superfície da planta. Estes apresentam afinidade com a água e forte adesão à cera e à cutina da superfície dos órgãos da planta. O aumento da aderência diminui o escorrimento e faz com que as gotas permaneçam na superfície das folhas e não sejam lavadas com facilidade pela água da chuva.

Classificação dos surfatantes Emulsificantes: são substâncias com atividade sobre a superfície do líquido, promovendo a suspensão de um líquido em outro. Estes produtos reduzem a tensão interfacial entre dois líquidos imiscíveis, proporcionando a formação de uma emulsão de um líquido em outro, como por exemplo, óleo em água através da combinação de grupos polares com apolares dos mesmos. Os emulsificantes também podem possuir atividade espalhante, adesiva e umectante.

Classificação dos surfatantes Dispersantes: São substância que evitam a aglomeração das partículas através da redução das forças de coesão entre as mesmas, fazendo com que as suspensões mantenham-se estáveis por um certo tempo. São muito importantes para manter estáveis as formulações de pós-molháveis, evitando que as partículas sólidas se aglomerem e precipitem.

Classificação dos surfatantes Os surfatantes não-iônicos são aqueles que não possuem carga elétrica e não se ionizam ou dissociam na água. Este tipo de surfatante não reage com os sais ou as moléculas herbicidas presentes na água e por isso são os mais usados. Além disso, não apresentam toxicidade às plantas e possuem ação emulsificante, detergente e dispersante.

Classificação dos surfatantes Já os iônicos são aqueles surfatantes que se dissociam na água em cátions (catiônicos) e ânions (aniônicos). Os surfatantes catiônicos quando dissociados são os cátions que exercem influência predominante na ação surfatante. São derivados da amônia, possuem alto custo, fraco poder detergente, precipitam na presença de sais e são de uso limitado na agricultura

Aditivos São substâncias que aumentam a absorção dos herbicidas devido à sua ação direta sobre a cutícula das plantas

Óleos Óleos: os óleos minerais ou vegetais agem dissolvendo as gorduras componentes da cutícula e membranas celulares, eliminando as barreiras que diminuem a absorção dos herbicidas e provocam o extravasamento do conteúdo da célula

Referência bibliográfica FLECK, N. G. Controle químico de plantas daninhas. Porto Alegre: UFRGS, 1993. 132p.