Programa de Pós-graduação em Psicologia: Mestrado e Doutorado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado
Advertisements

SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
Administração de Marketing 1
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
XX Reunião Extraordinária do FONDCF São Paulo, novembro de 2010
Pró-Reitora de Pós-Graduação
Programa de Pós-graduação em Psicologia: Mestrado e Doutorado
Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Bolsas – IC, MS e DR Informações preliminares. Antecedentes  Ano de início da concessão de bolsas: 1962  Desde sua criação, em 1962, até dezembro de.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Curso de Especialização em Educação a Distância
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
David Nadler Prata Junho/2012 Universidade Federal do Tocantins - UFT
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Atividades Complementares Coordenação de Administração
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro.
Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Filosofia Conceito.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Programa de Pós-graduação em Psicologia: Mestrado e Doutorado Universidade Federal de Pernambuco

Síntese da apresentação Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente e secretário Demanda Fluxo de mestrandos Fluxo de doutorandos Bolsas Mobilidade estudantil

Caracterização Objetivos gerais .: Desenvolver uma formação em pós-graduação comprometida com a transformação social, a produção de conhecimento e a formação acadêmica. .: Proporcionar uma reflexão crítica sobre o saber científico em Psicologia, considerando sua multiplicidade de objetos e de abordagens teóricas e metodológicas.

Caracterização Créditos Mestrado Mínimo 24 Disciplinas Disciplinas obrigatórias (08 créditos) .: Epistemologia do conhecimento científico em Psicologia .: História da Psicologia: teorias e métodos Disciplinas eletivas (12 créditos) .: Seminários de Dissertação Atividades Acadêmicas (4 créditos)

Caracterização Créditos Doutorado Mínimo 36 Disciplinas Disciplinas obrigatórias (16 créditos) .: Estudos avançados em epistemologia e história da psicologia .: Metodologia de pesquisa em psicologia .: Seminários de Tese .: Obrigatórias de cada linha: Interação social e desenvolvimento humano Poder e modos de subjetivação Disciplinas eletivas (12 créditos) Atividades Acadêmicas (8 créditos)

Caracterização Colóquio de Pesquisa (disciplina eletiva) Atividades Acadêmicas .: Produção científica em Psicologia .: Orientação de projeto de pesquisa .: Projetos aplicados em Psicologia .: Organização de eventos científicos do PPG PSI Disciplina em outra Pós-Graduação (Solicitar matrícula antecipadamente ao PPG) Estágio à Docência (obrigatório para bolsista da CAPES) 30h para mestrando 60h para doutorando (30 em cada semestre)

Síntese da apresentação Caracterização 2. Linhas de Pesquisa 3. Corpo docente 4. Demanda 5. Fluxo de mestrandos 6. Fluxo de doutorandos 7. Bolsas 8. Mobilidade estudantil

Linhas de pesquisa Processos Básicos em Psicologia e Neurociências: investiga processos ao nível de funcionamento do organismo, desvendando mecanismos psicofisiológicos relevantes para o perfeito desempenho do indivíduo no ambiente. Processos Sociointerativos e Desenvolvimento Humano: investiga processos ontogenéticos numa perspectiva sociointeracionista, em articulação com contextos histórico-culturais de desenvolvimento. Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas: investiga processos psicossociais com ênfase na análise das configurações de poder, em diferentes práticas e contextos sociais.

Síntese da apresentação Caracterização Linhas de pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Fluxo de doutorandos Bolsas Mobilidade estudantil

Corpo docente 1. Alessandra Ramos Castanha 2. Ana Cristina Taunay Gusmão Cavalcanti 3. Benedito Medrado 4. Elaine Magalhães (Visitante) 5. Érick Francisco Quintas Conde 6. Fátima Maria Leite Cruz 7. Jaileila de Araújo Menezes 8. Karla Galvão Adrião 9. Luciana Leila Fontes Vieira 10. Luís Felipe Rios 11. Maria de Fátima Santos 12. Maria Isabel Pedrosa 13. Maria Lúcia de Bustamante Simas

Corpo docente 14. Natanael dos Santos (Colaborador) 15. Pedro Oliveira Filho 16. Renata Lira 17. Rosineide de L. Meira Cordeiro 18. Tícia Cassiany Ferro Cavalcante 19. Ana Cristina Taunay Gusmão Cavalcanti

Síntese da apresentação Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Fluxo de doutorandos Bolsas Mobilidade estudantil

Demanda mestrado Candidatos Selecionados Percentual Seleção 2006 76 18   Candidatos Selecionados Percentual Seleção 2006 76 18 23,7% Seleção 2007 22 29,3% Seleção 2008 110 20% Seleção 2009 89 23 26% Seleção 2010 104 28 26,9% Seleção 2011 106 26,4% Seleção 2012 141 19,8% Seleção 2013 130 30 23%

Demanda doutorado Candidatos Selecionados Percentual Seleção 2012 27   Candidatos Selecionados Percentual Seleção 2012 27 09 33% Seleção 2013 33 13 39,39%

Síntese da apresentação Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Fluxo de doutorandos Bolsas Mobilidade estudantil

Fluxo de mestrandos Turma 6: 19 alunas   Ingressos Defenderam Desligados Desistência Turma 2006 18 16 02  Turma 2007 22 21 01 Turma 2008 20 - Turma 2009 Turma 2010 27 24 03 Turma 2011 28 09 Turma 6: 19 alunas Turma 7: 27 alunos turma 8: 29 alunos Temos, atualmente, 75 mestrandos em curso.

Síntese da apresentação Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Fluxo de doutorandos Bolsas Mobilidade estudantil

Fluxo de doutorandos Ingressos Desligado Turma 2012 09 01 Turma 01: 08 alunos Turma 02: 13 alunos Temos, atualmente, 21 doutorandos em curso.

Síntese da apresentação Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Fluxo de doutorandos Bolsas Mobilidade estudantil

Bolsas Fontes de Fomento Quantitativo Mestrado Doutorado CNPq 01 - CAPES: Bolsas do Programa 14 04 CAPES: Cotas da PROPESQ 02 PROPESQ Recursos Próprios FACEPE 18 08 Projeto Diálogos

Síntese da apresentação Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Fluxo de doutorandos Bolsas Mobilidade estudantil

Outros financiamentos Auxílio à Mobilidade Estudantil (FACEPE) “Visa propiciar a estudante de pós-graduação, mediante a cobertura de despesas de transporte e manutenção, um estágio de curta duração em centro de pesquisa sediado no país para realizar parte de seu trabalho de dissertação ou tese em cooperação com grupo de pesquisa diferente daquele a que está vinculado, visando enriquecer sua formação e incentivar a colaboração interinstitucional. Excepcionalmente, o auxílio poderá ser concedido para apoiar estágio no exterior, no contexto de projeto realizado por grupo de pesquisa local que mantenha cooperação internacional bem consolidada com grupo de pesquisa fora do país.”

Registro fotográficos de outras atividades promovidas pelo Programa Intercâmbio Prof. Temis Palestra Mary Jane Spink Encontro Pernambucano da Abrapso

Registro fotográficos de outras atividades promovidas pelo Programa Prof. Dr. Emerson Rasera (UFU) | Palestra e roda de conversa Profa. Dra. Juliana Perucchi (UFJF) | Palestra e roda de conversa

Registro fotográficos de outras atividades promovidas pelo Programa Seminários de Pesquisa Colação de grau

Registro fotográficos de outras atividades promovidas pelo Programa Reuniões de avaliação e planejamento docente

Registro fotográficos de outras atividades promovidas pelo Programa Reuniões de avaliação com discentes