Avaliações: ações e reações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Avaliação da Aprendizagem Uma Nova Prática Implica Nova Visão do Ensino Léa Depresbiteris.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Mediadora.
Estou aqui na sua espera pra você me ensinar a ser feliz
Autor: Juan Delval Editora Papirus
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Construindo uma identidade profissional
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.com.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
QUEM SOU EU?.
2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
O PC avaliador.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
em sistemas escolares e não escolares
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Competências e Habilidades
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
AVALIAR PARA PROMOVER: AS SETAS DO CAMINHO
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
Os quatro pilares da educação.
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
OFICINA PEDAGÓGICA TEMA: AVALIAÇÃO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Aprendizagem: Um olhar em movimento
AVALIAÇÃO VI GTAL CRE SUBÚRBIO 1.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Unasus.gov.br Responsável: Estudos O que são Competências? Lina Sandra Barreto.
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
Formação continuada 4º Encontro
Avaliação Educação Infantil.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

Avaliações: ações e reações Uma breve retrospectiva Sinepe Rio agosto/08

Visão Cipriano Luckesi É preciso acreditar no estudante para poder avaliar. Importante é a busca do melhor resultado. Identificar o aluno como um ser em evolução. “A alma é como uma semente.” Sto. Agostinho

Avaliar é investigar para tomar decisão: Descrição da realidade- bons instrumentos são indispensáveis: - linguagem precisa e clara - objetividade - entendimento do aluno (diálogo) Qualificação da realidade- comparar a realidade com a expectativa: - observar cultura local - cuidar do nível do trabalho levar em conta a bagagem - qualificar o resultado descrito 3- intervir na realidade: o que falta aprender? - avaliação para futuro

Para descrever a conduta do aluno: A mediação deve ser feita através de uma variedade de instrumentos: Experimentos Vivências Demonstrações Entrevistas Fichamentos Resenhas Observações Monografia Auto-avaliação Nunca desistir do aluno. Avaliação deve ser um ato amoroso.

Visão de Jussara Hoffmann “Se alguém te perguntar o que quiseste dizer com um poema, pergunta o que Deus quis fazer com este mundo.” Mario Quintana

O que é avaliar? Avaliar é fazer uma intervenção; é diagnosticar se a aprendizagem está ocorrendo. A avaliação tem que ser significativa. Avaliação é uma relação com o outro (o aprendiz). A avaliação é uma mediação.

Do que precisa o professor, para avaliar? Entrar em sintonia com o pensamento do aluno. Precisa conhecer os diferentes estágios da evolução do pensamento do aluno. Reconhecer as diferenças.

Usar múltiplos instrumentos para poder mediar. Classificatória Mediadora Julgar Testar Medir Comparar Classificar Ver resultados Selecionar Observar Interpretar Compreender Acompanhar Orientar Mediar Promover Usar múltiplos instrumentos para poder mediar. Lembrar que há múltiplas inteligências. Avaliar, SEMPRE, o crescimento do aluno.

Visão de Herman Jankovitz A avaliação só é eficaz se provocar uma interferência no processo de aprendizagem. Para bem avaliar: O professor precisa saber exatamente o que deseja do aluno. O professor precisa ter claro o que o aluno precisa saber.

Tipos de avaliação: Formal: para promover ou não (seleção) para gerar diagnósticos (interferências) Onde houve falha no processo? Que processos “terapêuticos” podem ser aplicados? Comparativa: quem é melhor? gera hierarquia

Instrumento de avaliação Para ser efetivo precisa atender a duas vertentes: Abranger a totalidade do que foi trabalhado Nível de complexidade – para atender à diversidade de estilos de aprendizagem. Construir um instrumento de avaliação requer precisão e abrangência.

Pense, converse com seu colega ao lado e discuta Pense, converse com seu colega ao lado e discuta. Depois, abra para o grupo: O que você viu de comum entre os três estudiosos de avaliação?

“Tão logo um individuo empreende uma ação , qualquer que seja, esta começa a escapar de suas intenções. Esta ação entra em um universo de interações e é finalmente o meio que se apossa dela, em sentido que pode contrariar a intenção inicial “ (Edgard Morin)

Conceitos de Avaliação abordados: A serviço da aprendizagem. A serviço da seleção.

Queremos formar pessoas diferentes? Amar primeiro, educar depois. Libertar primeiro, para ensinar depois. Agir primeiro, julgar depois. Mario Quintana Começar, então, a conhecer melhor seus alunos; porque, certamente, você não os conhece bem. Jean Jacques Rousseau

Meus queridos jovens, vejo a luz em seus olhos, a energia em seus corpos e a esperança que existe em seus espíritos. Sei que são vocês, não eu, que farão o futuro. São vocês, não eu, que consertarão nossos erros e levarão adiante tudo o que é certo no mundo. Nelson Mandela

Avaliações: ações e reações Bibliografia sugerida Demo, Pedro; Avaliação Qualitativa ; Editora Autores Associados Avaliação sob o olhar Propedêutico; Papirus Editora Mitologias da Avaliação, de como ignorar, em vez de enfrentar problemas; Editora Autores Associados Hoffmann, Jussara; AVALIAÇÃO MITO E DESAFIO, uma perspectiva construtivista AVALIAÇÃO MEDIADORA, uma prática em construção da pré-escola à universidade AVALIAR, respeitar primeiro, educar depois Avaliação na Pré-escola, um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Pontos e Contrapontos, do pensar ao agir em avaliação Todos publicados pela Editora Mediação www.jussarahoffmann.com.br Luckesi, Cipriano; Avaliação da aprendizagem escolar, Cortez Editora Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática, Malabares Comunicação e Eventos www.luckesi.com.br/publicacoes.htm Morin, Edgar; Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro; Cortez; Brasília, DF: UNESCO A Cabeça Bem Feita; repensar a reforma, reformar o pensamento; Bertrand Brasil Perrenoud, Philippe; Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens; Artmed Editora Perrenoud, Ph., Gather Thurler, M., De Macedo, L., Machado, N.J. e Allessandrini, C.D. ; As Competências para Ensinar no Século XXI. A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação: Artmed Editora.