Planejamento do gerenciamento de riscos Fonte: Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos Ricardo Vargas Editora BRASPORT
Áreas do gerenciamento
Áreas do gerenciamento Escopo Custo Tempo Qualidade Integração Recursos humanos Comunicação Riscos Aquisições
Áreas do gerenciamento Gerenciamento do escopo Engloba os processos necessários para assegurar que, no projeto, esteja incluído todo o trabalho requerido, e somente o trabalho requerido, para concluí-lo de maneira bem sucedida. Processos Iniciação; Planejamento do escopo; Definição do escopo; Verificação do escopo; Controle de mudanças do escopo.
Gerenciamento de custos Engloba os processos requeridos para assegurar que um projeto seja concluído de acordo com o orçamento previsto. Processos Planejamento de recursos; Estimativa de custos; Construção de Orçamento; Controle de custos.
Gerenciamento do tempo Engloba os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto. Processos Definição das atividades; Sequenciamento das atividades; Estimativa da duração das atividades; Desenvolvimento do cronograma; Controle do cronograma.
Gerenciamento da qualidade Engloba os processos requeridos para assegurar que os produtos ou serviços do projeto estejam em conformidade com o solicitado pelo cliente, ou contratante. Processos Planejamento da qualidade; Garantia da qualidade; Controle da qualidade.
Gerenciamento da integração Engloba os processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados. Processos Desenvolvimento do plano do projeto; Execução do plano do projeto; Controle Integrado de mudanças.
Gerenciamento de recursos humanos Engloba os processos requeridos para fazer uso mais efetivo do pessoal envolvido no projeto. Processos Planejamento organizacional; Recrutamento de pessoal; Desenvolvimento do time.
Gerenciamento das comunicações Engloba os processos requeridos para assegurar que as informações do projeto sejam adequadamente obtidas e disseminadas. Processos Planejamento das comunicações; Distribuição das informações; Relatórios de desempenho; Encerramento administrativo.
Gerenciamento de riscos Processo de definição, análise e resposta aos riscos do projeto cujo objetivo é maximizar os eventos positivos e minimizar as conseqüências dos eventos negativos. Processos Planejamento de riscos; Identificação dos riscos; Análise qualitativa dos riscos; Análise quantitativa dos riscos; Planejamento da resposta dos riscos; Monitoramento e controle dos riscos.
Gerenciamento das aquisições Engloba os processos requeridos para adquirir bens e serviços de fora da organização promotora. Processos Planejamento das aquisições; Planejamento do processo de requisição; Processo de requisição; Seleção de fornecedores; Administração de contratos; Encerramento do contrato.
Gerenciamento de Risco Gerenciamento de riscos compreende processos relativos a identificação, análise e resposta, para os riscos envolvidos num projeto. Inclui maximização dos resultados dos eventos positivos e minimização das consequências dos eventos adversos. PMBOK, PMI Nivelando conceitos O que é gerenciamento de riscos ? Esta é a definição apresentada pelo PMBOK, área 11, do PMI para gerenciamento de risco 13
Gerenciar projetos é gerenciar riscos. A Gerência de Riscos Gerenciar riscos é uma abordagem explícita e sistemática usada para identificar, analisar e controlar riscos. Gerenciar projetos é gerenciar riscos. Tom de Marco
Atividades da Gerência de Riscos Planejar a gerência de risco - Definição da estratégia do gerenciamento de risco Identificar riscos - Levantamento inicial de todas as possibilidades de risco existentes no projeto Analisar riscos - Caracterização dos aspectos importantes de cada risco Planejar respostas aos riscos - Determina dos riscos gerenciáveis e os planos de ação Monitorar riscos - Observa a efetividade dos planos de ação Controlar riscos - Avalia a situação corrente para planejar eventuais desvios
Tendo em vista a diversidade de referências sobre este assunto, será aqui adotada a abordagem do PMI Basicamente, a Gerência de Riscos do PMI se divide em 4 processos, a saber: Identificação dos riscos - Determinar que riscos são mais prováveis de afetar o projeto e documentar as características de cada uma Quantificação dos riscos - Avaliar os riscos e suas interações no sentido de avaliar possíveis conseqüências Desenvolvimento das respostas aos riscos - Determinar planos de resposta a ameaças e aproveitamento de oportunidades Controle das respostas aos riscos - Responder as mudanças de risco no decorrer do projeto
PMI Project Management Institute Instituição sem fins lucrativos. Objetivo de normalizar e padronizar a metodologia de gerenciamento de projetos Criou um guia com as melhores práticas de gerenciamento de projetos o PMBOOK O principal objetivo do Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) é identificar o subconjunto do Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática. Não deve e nem pode ser aplicada de maneira uniforme a todos os projetos. Descrição de um conjunto de conhecimentos e práticas aplicáveis à maioria dos projetos; 9 áreas de conhecimento 44 processos divididos em 5 grupos, cada processo tem: Entradas: subsídios que serão utilizados ou influenciarão o processo; Ferramentas e Técnicas: instrumentos ou mecanismos aplicados às entradas para produzir as saídas; Saídas: documentos ou resultados do processos. É uma entidade internacional sem fins lucrativos que congrega os profissionais que atuam nos campos relacionados a Project Management (Gerenciamento de Projetos); Fundada em 1969, na Filadélfia (EUA) e presente hoje em todos os continentes através de uma ampla rede de componentes; É a entidade líder em todo o mundo nesta área, contando hoje com mais de 81.000 membros. Criação e revisão do PMBOK® - Project Management Body of Knowledge), guia de gerenciamento de projetos; Mantém um programa de certificação profissional: CAPM, PMP, PgMP ®. 17
Processo: Identificação dos Riscos Diferentes autores usam diversos nomes para esses processos: Desenvolvimento de respostas aos riscos = planejamento de respostas ou redução de riscos Identificação e quantificação de riscos = processo único conhecido como análise de riscos ou avaliação de riscos Determina quais riscos são mais prováveis de afetar o projeto e documenta as características de cada um Deve abranger tanto riscos internos como externos! No contexto de projeto, risco diz respeito tanto a oportunidades (resultados positivos) como ameaças (resultados negativos) Exemplo de risco positivo: um determinado subproduto pode ser finalizado muito antes do planejado e com a qualidade desejada
Ferramentas e Técnicas do Processo Identificação dos Riscos: Entradas Descrição do produto Saídas de outros planejamentos Informações históricas Ferramentas e Técnicas do Processo Checklists Fluxogramas Entrevistas
Identificação dos Riscos: Saídas Fontes de risco Ex.: Estimativas irreais, ações das partes envolvidas Eventos potenciais de risco Ocorrências que podem afetar o projeto Ex.: Desastre natural ou saída de um membro específico da equipe Incluem probabilidade de ocorrência e resultados esperados