DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Advertisements

TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO 1. Administração Científica 2
Abordagem Sistêmica da Administração
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Quem é o homem ?.
Abordagem Sistêmica da Administração
Teorias contemporâneas da administração
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
A Teoria sistêmica da administração
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Teoria Geral da Administração (TGA)
Abordagem Sistêmica da Administração
Teoria dos Sistemas Abertos
Teorias de Sistemas de Informação
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
COMPLEXIDADE SISTÊMICA
IDÉIAS QUE USAM O PENSAMENTO SISTÊMICO
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Gerência – Sistemas – Conceitos, tipos, parâmetros, caracteristicas.... Alan de Matos Souza.
Psicologia das Relações Interpessoais
  ORGANIZAÇÕES.
Administração Teoria de sistemas Aula 13 Jorge Surian
MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
Fundamentos e Conceitos de Sistemas
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Abordagem Sistêmica da Administração
Abordagem Sistêmica da Administração
Teoria de Sistemas Origens
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
Administração Geral - Aula 05
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
USP/EACH Gestão Ambiental ACH 113 Princípios de Administração
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Teoria Geral dos Sistemas
Organização como organismos ANA VALoes beatriz JOYCE BANDEIRA natalia ramos rosinete domingos pricilla oliveira.
CAPÍTULO 14 Pensamento Sistêmico.
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Por que estudar sistemas de informação?
Tecnologias da Informação e Comunicação
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Teoria geral da administração
Teoria dos Sistemas Prof. Carlos Magno.
TEORIA GERAL DE SISTEMA
Teoria Geral de Sistemas
Antropologia Conceitos básicos
Fundamentos da Administração
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Capítulo 14 A Teoria de Sistemas.
Teoria Geral dos Sistemas
MÉTODOS E TECNICAS EM ERGONOMIA
Abordagem Comportamental da Administração
Constatação subjacente a Teoria dos Sistemas:
ABORDAGEM SISTÊMICA DE ADM Prof. Ms. Adriano Rosa - FATEC GT
TEORIA DE SISTEMAS   .
Estruturas Organizacionais
Gestão Estratégica de Pessoas
C OMPORTAMENTO H UMANO T RINÔMIO : CORPO, ALMA E MENTE. “Vocês, brancos, são loucos. Impelidos pelas suas máquinas, se matam de trabalhar até os 60 anos,
Introdução à Inteligência Artificial
Disciplina: Técnicas de Negociação
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 10
ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO
Bases da Moderna Administração
TEORIA GERAL DE SISTEMAS E os sistemas de informação.
Teoria Geral da Administração Prof. Rodrigo F. Belli
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais Prof. Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca

TEORIA SISTÊMICA MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

CIBERNÉTICA movimento criado por Norbet Wiener por volta de 1943 equipe de cientistas de diversas especialidades, cada um autoridade em seu campo, mas com razoáveis conhecimentos nos campos dos seus colegas.

CIBERNÉTICA Os estudos de Wiener iniciaram-se com o objetivo de estabelecer conexões entre as várias ciências, ou seja, criar uma espécie de “ ciência interdisciplinar” Trazia consigo a idéia de que as máquinas deveriam ter como modelo o comportamento humano A comunicação e o controle existentes no homem e nos animais deveriam se imitados pelas máquinas.

CIBERNÉTICA As aplicações da cibernética estenderam-se da engenharia para biologia, medicina, sociologia, chegando rapidamente à administração. As noções de sistema, retroação, homeostasia, e outros fazem partes integrantes dos termos utilizados na administração.

CIBERNÉTICA é a ciência da comunicação e do controle, que permite que conhecimentos e descobertas de uma ciência possam ter condições de aplicação a outras ciências, O termo é de origem grega e significa literalmente “a arte de dirigir o navio” .

CIBERNÉTICA O campo de estudo da cibernética são os sistemas. Os sistemas seriam os elementos que estão dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo.

CIBERNÉTICA Principais Conseqüências da Cibernética na ADM. A Automação que é a melhor combinação dos meios, com elas surgem fábricas auto geridas isto é, fábricas em que seus grupos de trabalho são formados por robôs, e a mão de obra humana é bem pouco explorada ou empregada. A informática transformou-se em um instrumento, necessário para o desenvolvimento tanto econômico quanto social do homem. Instrumento este que cada vez mais ganha espaço e está presente em nosso dia à dia.

TEORIA SISTÊMICA

TEORIA SISTÊMICA Surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy Ele criticava a visão de divisão das áreas como: Física, Psicologia, Química e outros, pois a natureza não estava dividida em nenhuma destas partes. A compreensão dos sistemas só podem ser estudadas se forem de uma forma geral, porque deste modo estará envolvendo todos princípios e interdependências MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA Entender e lidar com a complexidade são as bases do pensamento sistêmico COMPLEXIDADE: grande número de problemas e variáveis presentes numa situação MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA De acordo com o pensamento sistêmico, qualquer situação tem inúmeras causas e produz inúmeros efeitos BASE DO ENFOQUE SISTÊMICO Entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos Criar soluções para problemas complexos MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA Existem duas razões que fizeram com que a teoria de sistemas, penetrassem na teoria administrativa. necessidade de uma integração maior das teorias que a precederam; e devido a matemática, cibernética e a tecnologia da informação que trouxeram imensas possibilidades do desenvolvimento e organização para operar idéias que projetam-se para uma teoria de sistema aplicada à administração. MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA O ponto de partida é a idéia de SISTEMA Combinação de elementos físicos (equipamentos, máquinas, peças, instalações, pessoas) E elementos abstratos (conceitos, idéias, símbolos, procedimentos, hipóteses, comportamento emocional, intelectual) MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA Tipos de sistemas :Quanto ao relacionamento com outros sistemas: Abertos (Relacionam-se com o ambiente) Fechados (Não se relacionam com o ambiente)

TEORIA SISTÊMICA ESTRUTURA DOS SISTEMAS: ENTRADA PROCESSO SAÍDA Compõe todos os elementos Físicos e Abstratos do que o sistema é feito; define a natureza do sistema cada tipo de sistema tem um processo ou dinâmica própria É o resultado do sistema O sistema- empresa é formado por sistemas menores, com saídas especificas MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA PRINCIPAIS TEORIAS ASSOCIADAS AO PENSAMENTO SISTÊMICO: Teoria Gestalt Teoria Cibernética Teoria Geral dos Sistemas MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA Teoria Gestalt (teoria da forma – 1912 a 1940): Fenômeno phi, a ilusão de movimento = criado por imagens em sucessão rápida Movimento é uma seqüência de imagens As pessoas enxergam os objetos e os fenômenos em seu conjunto Quando olhamos um objeto, as pessoas enxergam sistemicamente, como conjunto único, e não como conjunto de elementos independentes MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA 2. Teoria Cibernética Idéia central é o auto-controle dos sistemas É um comportamento autocontrolado, visando um objetivo auto-controle do sistema por meio da informação MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA 3. Teoria Geral dos Sistemas Para compreender é preciso analisar as inter-relações É a exploração do todo, da totalidade A tecnologia e a sociedade tornaram-s e tão complexas que as soluções tradicionais não são suficientes, é necessário utilizar abordagens de natureza holísticas, interdisciplinares MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA Os limites do sistema depende não do próprio sistema, mas do OBSERVADOR são construídos cognitivamente pelas pessoas É preciso ter a capacidade para enxergar MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA AS ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS: “Uma organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes” Da perspectiva do enfoque sistêmico, as organizações revelam-se como conjunto de pelo menos 2 sistemas: Sistema técnico Sistema social MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA AS ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS: Os requisitos sociais e técnicos da tarefa são interdependentes, e ao mesmo tempo, devem apresentar resultados econômicos. Alcançar essas 3 dimensões, otimizando o sistema todo é o objetivo do enfoque sistêmico MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA Mas como os limites do sistema é arbitrário e depende do observador, pode-se imaginar outros sistemas: Social Estrutural Tecnológico Como é construído cognitivamente voce próprio pode enxergar outros sistemas! MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA SISTEMA SOCIAL Pessoas, grupos. Sentimentos, Emoções, etc SISTEMA TECNOLÓGICO Máquinas, equipamentos conhecimento SISTEMA ESTRUTURAL Autoridade, hierarquia, Normas, regulamentos MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA Para analisar ou planejar sistemas: OBJETIVOS ANALISE E PLANEJAMENTO DE SISTEMAS CONTROLE COMPONENTES PROCESSO MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

TEORIA SISTÊMICA OBJETIVOS COMPONENTES PROCESSO CONTROLE Que operações devem ser realizadas para atingir os objetivos? Qual o tempo de ciclo do processo? Como os componentes podem ser organizados para realizar as operações? Qual a finalidade Do sistema? Que critérios podem Ser utilizados para Avaliar a eficácia Quem são os clientes E usuários do sistema? Quais as partes, componentes, Elementos do sistema? Qual a natureza De cada componente? Como esses componentes podem ser encontrados ou adquiridos? Como garantir os objetivos? Quais informações indicam que os objetivos estão sendo atingidos? Que decisões devem ser tomadas? MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)