O BETA E O MODELO CAPM CONCEITOS BÁSICOS, REGRESSÃO ESTATÍSTICA E O MODELO CAPM – CAPITAL ASSETS PRICING MODEL PROF. BENEDITO CABRAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Fábio Kleine Albers
Advertisements

MÓDULO 2 CUSTO DO CAPITAL.
MÓDULO 3 VALOR DE MERCADO DE UMA EMPRESA
Professor: Samir Silveira
Professor: Samir Silveira
JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO, EVA® E MVA®
Objetivos de aprendizagem
Risco e Retorno Módulo 7.
Poupança & Investimento
Objetivos de aprendizagem
Risco e Retorno (Gitman cap. 5)
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Mercados Financeiros e o Caso Especial da Moeda
Oferta Agregada e Procura Agregada
Custo de Capital Regulatório Thiago Costa Monteiro Caldeira
Custo de capital (Gitman cap. 11)
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 1 SIMULAÇÕES.
Gestão financeira e a Captação de Recursos
Gestão Financeira A diferença entre contabilidade e gestão financeira:
Estatística Aplicada (Aula 5)
FINANÇAS CORPORATIVAS
Problema 1 Num determinado mês as taxas nominais ao ano de alguns títulos eram: Titulo A – 7% Titulo B – 8% Titulo C – 8,5 % Nesse mesmo momento, a taxa.
CUSTO DO CAPITAL PRÓPRIO
Fundamentos da Proteção Financeira
Como aplicar leis da lógica
CAPÍTULO 5 Orçamento de Capital ou Análise de Investimentos
LES 470 – MERCADO DE CAPITAIS
O Setor Elétrico Brasileiro e o Custo de Capital das Empresas
VISÃO PANORÂMICA DE FINANÇAS CORPORATIVAS
Apresentação da Disciplina Prof. Dr. Benedito Cabral, Ph.D., P.D., C.
Copyright © 2004 South-Western 27 As Ferramentas Básicas das Finanças.
ENGENHARIA ECONÔMICA.
TAXA INTERNA DE RETORNO - TIR
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Desafios gerenciais Aula 4.
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Parte II: Determinantes do Produto
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Estrutura de capital, custo de capital e política de dividendos
Gerência Financeira das Reservas Técnicas
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Investimentos Financeiros para RPPS Maio / Renda Fixa.
Capítulo 5 Risco e retorno slide 1
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
Risco e Retorno Prof. Antonio Lopo Martinez.
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
Administração Financeira e Orçamentaria
6. AVALIAÇÃO DE AÇÕES INTRODUÇÃO AO MERCADO ACIONÁRIO: Análise fundamentalista e Análise gráfica, BM&FBOVESPA, CVM, Glossário. AVALIAÇÃO PATRIMONIAL: Valor.
GESTÃO DE RISCOS FINANCEIROS
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
GESTÃO DE RISCOS FINANCEIROS
Economia Bancária e financeira
Avaliação das Demonstrações Contábeis
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Administração
Administração Financeira Prof. Ms. Nilo Valter Karnopp
Gerência Financeira das Reservas Técnicas
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
Cap. 20 Estratégias de Financiamento
Professor: Cezar A. P. Santos Introdução à Análise do Risco
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
CUSTO DE CAPITAL Conceito: é o retorno mínimo exigido de um novo investimento; é a taxa de retorno que uma empresa deve pagar aos investidores a fim de.
Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.
INVESTIMENTO DE PORTFÓLIO  O determinante do investimento internacional de portfólio é o diferencial de: Taxa de juros (para o capital de empréstimo.
Risco e Retorno Retorno – total de ganhos ou prejuízos decorrentes de um investimento. Risco – é a quantificação da incerteza. Associado à probabilidade.
Estrutura de Capital Profa. Carolina M Santos. Agenda Necessidades de recursos - curto e longo prazo Estrutura de capital - definição O que determina.
MODELO CAPM ● Desde a década de 1950 que existe uma preocupação por parte dos teóricos em finanças para identificar a relação existente entre risco e retorno.
Veris Faculdade Prof. Ms. R. Harada CAPM – CAPITAL ASSETS PRICING MODEL ( MODELO DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS ) 1.
Transcrição da apresentação:

O BETA E O MODELO CAPM CONCEITOS BÁSICOS, REGRESSÃO ESTATÍSTICA E O MODELO CAPM – CAPITAL ASSETS PRICING MODEL PROF. BENEDITO CABRAL

INTRODUÇÃO TEÓRICA: Mercado Perfeito = Ausências de impostos, custos de transações, informações disponíveis, acesso irrestrito ao crédito e as expectativas financeiras são racionais. O pressuposto é que NÃO EXISTEM motivos para taxas diferenciadas de juros. O MELHOR INVESTIMENTO é sempre o que oferece a melhor taxa de retorno.

O MUNDO REAL: Os mercados não são perfeitos; Os agentes são avessos aos riscos; Cobra-se um PRÊMIO para assumir um risco; e RISCO de um investimento é a INCERTEZA quanto ao seu RETORNO.

UMA QUESTÃO: P: Qual seria o prêmio que faria com que o agente ficasse indiferente entre adquirir um investimento arriscado ou um título livre de risco? R: Dizem William Sharpe & John Lintner que: “Numa situação de equilíbrio, EXISTE uma relação linear entre o excesso de retorno de um investimento e o excesso de retorno do mercado como um todo”. É a relação BETA!...

A RELAÇÃO BETA: Onde: BETA é o índice do título ou ação; É dada pela expressão BETA = (Re-Rl):(Rm-Rl) Onde: BETA é o índice do título ou ação; Re = Retorno esperado do título/ação (taxa de atratividade mínima); Rl = Retorno livre do risco; e Rm = Retorno médio do mercado. A expressão acima pode ser escrita: Re – Rl = BETA . (Rm – Rl) ou Re = Rl + BETA . (Rm – Rl)

VISÃO PRÁTICA: Uma determinada empresa possui um BETA igual a 1,20. Qual seria o retorno mínimo desejado por seus acionistas caso o retorno esperado pelo mercado seja de 25%a.a. e a rentabilidade de um título livre de risco seja de 14,25%a.a.? Re = Rl + BETA.(Rm – Rl) Re = 14,25 + 1,20.(25,00-14,25) = 27,15%a.a.

COMENTÁRIOS: A Relação BETA foi denominada por Método CAPM – Capital Assets Pricing Model pelos seus autores William Sharpe & John Lintner; Títulos do Tesouro Nacional são considerados livres de risco de retorno; O prêmio cobrado por um investidor para fazer um investimento é, por definição, o excesso de retorno desse investimento, isto é, a parcela de retorno de um investimento livre de risco;

Continuação... O excesso de retorno do mercado pode ser indicado pelo Índice BOVESPA (Dow Jones nos Estados Unidos); e No Modelo CAPM – Capital Assets Pricing Model, o BETA representa o risco sistemático (risco a que estão sujeitas todas as empresas do mercado).

EXEMPLO PRÁTICO: O Coeficiente BETA indica a medida do risco sistemático. Vejamos os seguintes exemplo: Tipo de Excesso de Retorno Mercado: do Mercado: da Empresa: 1 – Em Alta 15% 33% 2 – Em Alta 15% 15% 3 – Em Baixa -5% -5% 4 – Em Baixa -5% -11%

Continuação... Se todas as situações mencionadas forem igualmente prováveis, tem-se que: Tipo Excesso de Retorno da de Mercado: Empresa:______ Em Alta (+) (33%.0,50)+(15%.0,50)=24% Em Baixa (-) (-5%.0,50)+(-11%.0,50)= 8% Variação do Mercado = Melhor Situação (15%) - Pior Situação (-5%) = 15% + 5% = 20%, faz com que o retorno da empresa acima do investimento livre de risco varie 24% - (-8%) = 32%. Isto significa que o BETA da empresa é 1,60, isto é, 32:20 = 1,60. Obs: O BETA de mercado 20% é representado por Bm=1.