Grupo de Educação Ambiental UNISINOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição do público-alvo:
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo - Geografia
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
EQUIPE NTE CASTANHAL MULTIPLICADORA: CLARA ALVINO COORDENADORA:
Centro de Estudos e Investigação
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
CAJAMAR GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCACÃO
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
PROJETO AS ESCOLAS AJUDANDO A CUIDAR DE PALMEIRA DAS MISSÕES "EDUCAÇÃO CHICO MENDES"
COMO SER PREFEITO.
Cidade Educadora, Cidade Saudável
ESTUDO DA NASCENTE DO RIO VERDE
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
PRODEL 2013 Programa de Desenvolvimento Local
Casa Fluminense. Fomentar a ampliação da esfera pública e a elaboração e sustentação de políticas para a promoção de igualdade e o aprofundamento democrático.
I CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES SÓCIOAMBIENTAIS GRUPO DE BOTUCATU ORGANIZAR COMUNIDADES ESCOLARES PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS Educação.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Plano de Desenvolvimento da Escola
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
Público Escola.
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Trabalhando com Grupos
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Construção da Agenda 21 Local da Cidade de Anápolis-Go
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 Tema: Sociedade e Ambiente Tema: Sociedade e Ambiente : princípios e.
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
3º Momento Resultados Simare 2014
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul Auristela Silva dos Santos 09 de Dezembro de 2015 OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PARA A PROBLEMÁTICA.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Grupo de Educação Ambiental UNISINOS A VISÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS SOBRE TRABALHO REALIZADO NO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DAS MISSÕES Theo Vieira Larratéa Grupo de Educação Ambiental UNISINOS

PROJETO AS ESCOLAS AJUDANDO A CUIDAR DE PALMEIRA DAS MISSÕES "EDUCAÇÃO CHICO MENDES“ setembro a novembro de 2006 Coordenador Paulo Fernando de Almeida Saul Elisa de Souza Petersen Gustavo Viegas Hoeslen Mauzer Janine Demenighi Leonardo Stahnke Miguel Lorenzi Roberta Soares da Rosa Samuel Henrique Noll Theo Vieira Larratéa

Localização

Ações a serem executadas Plano de trabalho elaborado por comissão técnica – Palmeira das Missões Ações a serem executadas Capacitação de professores Formação de professores Formação de alunos

Descrição do projeto • Preocupação da comunidades com as nascentes; • Inexistência de saneamento básico; • Criação de domicílios em áreas inapropriadas; • Destruição da mata ciliar; • Uso inadequado de agrotóxicos e o desmatamento. Então é de suma importância recuperar e preservar nossas nascentes, com a perspectiva de se criar um pacto sustentável, com enfoque do modelo de desenvolvimento limpo, entre a comunidade e o meio. É de nosso interesse construir um projeto com base na realidade que deve ser transformada a partir da intervenção da comunidade escolar, implementando o COM-VIDA, e construindo a AGENDA 21.

Plano de trabalho pelo Grupo de Educação Ambiental - UNISINOS Público alvo: Alunos de 5ª e 6ª série, professores, líderes comunitários e de outras instituições parceiras no projeto. Divididos em grupos homogêneos Três etapas

ETAPA I – APRENDENDO COM O AMBIENTE (44 h = 8 + 32 + 4) Curso de Capacitação dividido em três partes. 1ª parte (8 h): Aula introdutória: Evolução do conceito de Educação Ambiental Características; Sustentabilidade; As propostas de Educação Ambiental para o Brasil: Pronea e conferências nacionais; Caracterização ambiental do município (descobrir seu próprio ambiente) 2ª parte (32 h): Oficinas temáticas: Percebendo o ambiente Os seres vivos do nosso ambiente A ação das pessoas no ambiente O que faremos com o ambiente? 3ª parte (4 h): E agora, o que faremos? Encontro do grande grupo para avaliação das atividades realizadas e preparação da próxima etapa.

e quais as propostas para solucioná-lo ETAPA II – TRABALHANDO COM O AMBIENTE (20 H) Realização do diagnóstico ambiental das áreas de abrangência das escolas, pelos grupos constituídos na primeira etapa. problemas na área e quais as propostas para solucioná-lo Acompanhamento e assessoria não presencial dos monitores e professor da UNISINOS.

ETAPA III – O AMBIENTE QUE QUEREMOS (16 h) Seminário para apresentação e divulgação dos resultados COM-VIDA UNISINOS painel ambiental do município comunidade Debate em plenário sobre como, a partir do que foi exposto, os grupos e os diferentes segmentos da sociedade poderão dar continuidade à busca de um ambiente harmonicamente sustentável em Palmeira das Missões.

Ações e reações Busca por ações corretas com o ambiente Poda incorreta de árvores Busca de soluções em órgãos públicos

Percepções dos monitores Maior comprometimento Maior compreensão dos temas abordados Inclusão Respaldo por parte da comunidade Respaldo por parte e órgãos públicos e privados Valor emocional Ampliação da percepção

Conclusões projetos de capacitação de multiplicadores aumentam o nível de conscientização da população frente aos problemas ambientais, através do envolvimento social, tornando possível o alcance da sustentabilidade inicialmente desejada.

Obrigado!