Alex Sandro Souza de Oliveira BOA NOITE 19/02/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A importância e o poder da informação.
Advertisements

Ministério da Fazenda - MF
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
FCETM - Administração (7o Período)
GI – Gestão da Informação
APRENDIZADO, CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Paradigma da Gestão do Conhecimento
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
PROFA. MARILDA TODESCAT
Inteligência empresarial
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
Gestão do Conhecimento
QIP Quality Improvement Paradigm NASA Software Engineering Laboratory (70s) Abordagem bottom-up para melhoria de software a partir de experimentação e.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA TARDE 17/04/2010.
FCETM - Administração (8o Período)
FCETM - Contábeis (5o Período)
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Prof. Alex Sandro Souza de Oliveira 26 DE AGOSTO DE 2010 ADMINISTRAÇÃO – 7o Período.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Mentoring Comunidades de Prática (CoP)
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Bibliotecários... Até quando?
Gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA NOITE 25/02/2010.
Mesa dos Presidentes Gestão do Conhecimento. O conhecimento é uma organização sobre fatos e ideias, que podem ser tácitos (aprendizados no dia-a-dia)
Tema Gestão do Conhecimento:.
Gestão Estratégica do Capital Intelectual.
2014.  Código : RSPC  Carga horária: horas ano  Nº.
A Área de Vendas e a Gestão do Capital Intelectual
Lavratti.com Slide 1/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem O conhecimento é o principal conceito no desenvolvimento.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Instituição de Ensino São Francisco
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Gabriel Bastos Machado
Dados, informação, e conhecimento
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia – Uma revolução nas regras de negócios Professora: Larissa Torres.
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
A Sociedade em Rede Manuel Castells
GESTÃO DO CONHECIMENTO
 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado.
Uma onda de reorganizações
Gestão do Conhecimento GC
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
10/1/2016 Câmara de Comércio França Brasil – SP, Comissão de Inteligência Estratégica Se a minha Empresa soubesse, o que a minha Empresa sabe...
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
GESTÃO DO CONHECIMENTO Profª Drª Maria Tereza Leme Fleury.
Transcrição da apresentação:

Alex Sandro Souza de Oliveira BOA NOITE 19/02/2010

NAS EMPRESAS CONTEÚDO

TÓPICOS A SEREM ABORDADOS FOCO NO COLABORADOR MEMÓRIA ORGANIZACIONAL PROGRAMAS E SISTEMAS TECNOLOGIA X CONHECIMENTO ATIVIDADE AVALIATIVA

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO O atual ambiente de negócios e de gestão sofre influências de alguns fatores que são decorrentes das inovações sociais, econômicas, políticas, institucionais, organizacionais e tecnológicas.

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Assim, a geração e disseminação da informação e do conhecimento passam a desempenhar um papel estratégico nas organizações.

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO O que caracteriza a atual revolução tecnológica não é a centralidade de conhecimentos e informações, e sim um ciclo de realimentação cumulativo entre inovação e seu uso.

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Colaborador Flexibilidade e da adaptabilidade passam a ser condições indispensáveis.

PARADIGMAPARADIGMA Globalização Traz a necessidade de as organizações serem cada vez mais competitivas. COMO? - Utilização intensiva de novas tecnologias de produto e processos. - Busca incessante da inovação e necessidade de um convívio mais adequado com a informação e o conhecimento.

CONSULTOR DE EMPRESAS: Waldez Ludwig QUEBRA DE PARADIGMAS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

PERSONAGEMPERSONAGEM Executivo sênior encarregado do programa de gestão de conhecimento da organização Executivo-chefe do conhecimento (CKO)

CONHECIMENTOCONHECIMENTO Representável - Bases (e armazéns) de dados - Documentação (manuais, relatórios, paginas web)

CONHECIMENTOCONHECIMENTO de difícil aquisição e representação - Experiências profissionais (adquirido através da experiência de trabalho) - Motivações pessoais / grupos de trabalho

ATIVIDADE AVALIATIVA Quais as dificuldades encontradas pelos colaboradores para compartilhar e difundir suas idéias dentro da empresa?

MEMÓRIA ORGANIZACIONAL A maioria dos RHs perde muito do seu tempo a procurar a informação que necessita.

MEMÓRIA ORGANIZACIONAL O saber fazer essencial está apenas disponível na mente de algumas pessoas

MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Informação valiosa está dissimulada em imensos conjuntos de dados e documentos

MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Erros dispendiosos são repetidos devido à não consideração de experiências anteriores.

MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Evitar a perda de capital intelectual quando um especialista deixa a empresa

MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Explorar e reutilizar a experiência adquirida nos projetos passados para evitar a repetição de erros

MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Melhorar a circulação e comunicação da informação na organização

MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Integrar o saber fazer de diferentes partes da organização

MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Melhorar o processo de aprendizagem individual e organizacional

PROGRAMAS E SISTEMAS

TECNOLOGIA E CONHECIMENTO Ferramentas de tecnologia da informação intranet, groupware, banco de dados, ferramentas de busca etc.

TECNOLOGIA E CONHECIMENTO Usadas para capturar e estocar conhecimento dos trabalhadores e torná-lo acessível para outros.

PROGRAMAS E SISTEMAS

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Alex Sandro Souza de Oliveira