ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. M. Professora Iracema de Souza Mendonça
Advertisements

Nazaré Marta M. C. Lazarone
CONSUMISMO.
PROJETO Oficina de Expressão
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Produção de historias em quadrinho e textos.
Produção de historias em quadrinho e textos.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
Projeto - CEI VILA PRADO
Reunião Pedagógica 24 de Maio de 2013
Problematizando os relatos pessoais:
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
ESCOLA MUNICIPAL VINÍCIUS DE MORAES
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
E.M.E.F. ALCEU AMOROSO LIMA
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
OS TRÊS PORQUINHOS.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
A televisão e a criança.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
QUERO SER UM TELEVISOR CLICAR P/ MUDAR SLIDES.
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
Trabalhos de Informática Trabalhos realizados pelos alunos do 1º ano
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
LEITURA DE IMAGENS.
Trabalhos de Informática Trabalhos realizados pelos alunos do 2º ano
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Portão do Paraíso.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
RECURSOS VISUAIS.
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Contadores de histórias
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Faciminas – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Maria Helena Alves Roldan Professora:
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
Projeto Para que o preconceito?. Objetivos Materiais  Tesouras  Cola  TV  Aparelho de DVD  Cartolinas  Sulfites  Caneta  Jornais e Revistas 
Histórias em Quadrinhos
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
Branca de Neve: versões e visões de uma história
B1 OBJETIVOS.
Coordenadora: Eliana Magalhães
Didática da Alfabetização
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
O cinema na vida de cada um
Carmen Cinara Edrimara Mirtes Pomerode, 14 de setembro.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
E LÁ VAI O AVIÃO Projeto Mundo Leitor Linhas da Vida - AVIÃO
ESCOLA MUNICIPAL SANTO RAFAGNIN
Transcrição da apresentação:

ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano

Família Conteúdos: Leitura e interpretação de textos e imagens; Oralidade e escrita; Formação de frases; Gramática: substantivo próprio e comum; Relações de parentesco e estrutura familiar; Vida em família;

Objetivos: Utilizar a língua oral com eficácia, relatando acontecimentos do contexto da história; Identificar diferentes estruturas familiares, valorizando-as; Comparar famílias reconhecendo semelhanças entre elas; Desenvolver a oralidade e a escrita; Desenvolver a percepção auditiva e visual da criança; Expressar-se sobre o tema, através de desenhos, escrita e resolução das atividades propostas.

Estratégias pedagógicas A aula acontecerá de forma expositiva e dialogada, apresentando a história, encaminhando momentos para sua interpretação e registrando os conhecimentos a partir das atividades propostas, como desenho e questionamento.

1º momento: Introduzir o conteúdo, pedindo para que os alunos observem com atenção o quadro pintado por Tarsila do Amaral, A Família, deixando livre para fazer comentários sobre o que estão vendo. 2º momento: Leitura do Texto: O que é uma Família.Conversar sobre o tema , levando os alunos a se expressarem e falarem sobre suas famílias. 3º momento: Imagens de diferentes tipos de famílias. Utilizando desenhos animados. Proporcionar diálogo sobre a estrutura da família e a atitude dos personagens em relação a família. 4º momento: Atividade de fixação: desenhar a sua própria família e escrever sobre ela. 5º momento: Assistir o filme : A família do futuro.

Quadro pintado por Tarsila do Amaral : A Família Observe com atenção este quadro. Quantas pessoas têm no quadro? Sua familia tem mais ou menos pessoas que a do quadro? Quem faz parte de uma família? Quando pessoas passam a ter uma ligação de amor que as une a outras, forma uma família? E as crianças que moram no orfanato , quem são as pessoas da sua família?

Tipos de Família

Desenhe a sua família

Eu e a minha família Pai Filha Mãe cachorro

Eu e a minha família Irmã Irmão Eu Mãe Pai

Eu e a minha família Papai Tio Tia Vovô Vovó Filha Mãe

Eu e a minha família Prima Primo Filha

Eu e a minha família Eu Amiga Prima Mãe Pai Irmão

Eu e a minha família Vô Vó Pai Mãe Eu Irmão Irmã

1º momento: assistir o filme A Família do Futuro. O filme relata um jovem inventor que cria uma máquina capaz de recuperar lembranças perdidas. Ele só quer encontrar em suas memórias a figura de sua mãe, que o abandonou quando bebê, mas acaba viajando no tempo. Em algum lugar do futuro, ele encontra uma família cuja sobrevivência está em suas mãos.

Questionar o que aparece de diferente no filme? 2º momento: Proporcionar diálogo sobre os acontecimentos do filme, levando os alunos a fazerem uma comparação entre as coisas vistas no filme (a cidade do futuro, meios de transporte utilizados, hábitos, etc) e as que encontramos ou não nos tempos atuais. Questionar o que aparece de diferente no filme? Qual a atitude do personagem em relação a sua mãe? Após ela tê-lo abandonado ele quis conhecê-la, por quê?

Recursos Didáticos Imagem do quadro”Família, Tarsila do Amaral; Texto complementar; Imagens de diferentes famílias – história em quadrinho – Maurício de Souza; Papel sulfite; Lápis de cor; Máquina fotografica; Televisão; Video e DVD;

Avaliação Avaliar-se-á de forma contínua e participativa, através da interação, interesse e diálogo, além da resolução das atividades desenvolvidas.

Bibliografia CARPANEDA, Isabela; BRAGANÇA, Angiolina. Porta Aberta: Alfabetização. São Paulo: FTD, 2005. Walt Disney Pictures. Familia do futuro.Colorido, Dublado em português,Para todos os públicos, EUA, 2007.96min. Webliografia www.bau-infantil-da-jussara.spaces.livre.com/blog/ www.planobeta.com/tag/tv/ www.minha infancia.com.br/flinstones