Como a Criança Pequena se Desenvolve

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Transcrição da apresentação:

Como a Criança Pequena se Desenvolve Coleção Pequena Criança Elvira Souza Lima

A partir do século XX Criança indivíduo Infância período de formação

A criança tem um desenvolvimento integrado. biológico Desenvolvimento humano psicológico cultural A criança tem um desenvolvimento integrado.

unidade Criança corpo mente Através das experiências concretas desenvolve sua personalidade e se sente como parte de um grupo.

2°, 3° ano de vida muito próximo da configuração do adulto A linguagem é a grande aquisição deste período, estando em constante ampliação.

A intensa atividade que é percebida neste período permite que a criança desenvolva a noção de si mesma e desenvolva sua identidade e personalidade.

A linguagem é o campo comum entre adulto e criança. A criança é um ser que se comunica e se expressa! A linguagem é o campo comum entre adulto e criança.

Diálogo verbalizações (adulto) linguagem não-verbal Diálogo verbalizações (adulto) vocalizações (bebê) Emoções

Escola amplia e apresenta novas formas de atividade, de pesquisa e de descoberta que não são oferecidas diretamente pela vivência na família e na comunidade.

Criança não estimulada Poderá ocorrer retardo em seu desenvolvimento e comportamentos inadequados.

O que devemos considerar para que uma criança se desenvolva bem? Tempo respeitar o tempo que a criança leva executando as tarefas Construção

Espaço Institucionais Naturais Privados Públicos Espaço Institucionais Naturais A diversidade de espaços representa a possibilidade de socialização e formação humana.

É através da comunicação que o ser humano constrói significados, desenvolve formas de pensamentos e elabora idéias.

Práticas culturais Emoções São oportunidades de contato com a linguagem, com as diversas formas de narração, com expressões faiais e gestuais que as acompanham. Emoções

Imaginação e a fantasia Enfrentar problemas Resolver conflitos Criar novas situações Organizar novas formas de trabalho Organizar vida familiar Entre outras

Curiosidade e experimentação Processo de situar-se no meio em que vive e perceber-se como parte dele.

Qual o papel do adulto? Tornar efetiva as possibilidades de desenvolvimento; Facilitar os processos interativos; Permitir a experimentação e exploração; Ampliar as experiências; Incentivar a narrativa e expressão de idéias e sentimentos;

E acima de tudo, respeitar a criança e o seu tempo!!!