TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04

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TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04

FASES DA SOCIEDADE HUMANA: TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia FASES DA SOCIEDADE HUMANA: SOCIEDADE ORAL As palavras, histórias e culturas transmitidas por meio de um círculo. SOCIEDADE ESCRITA Fatos registrados e gravados criando a história da época. A escrita passa a ser o instrumento tecnológico para a preservação e transmissão do conhecimento. SOCIEDADE DIGITAL Multiplicação da capacidade de armazenamento de informações. As gerações mais novas passam a raciocinar hipertextualmente.

TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia ANTIGAMENTE Reprodução da informação de forma oral e escrita ATUALMENTE Encontrar, processar e combinar as informações. Construir novos conhecimentos. Implementar um processo de aprendizagem contínua. Permitir que o professor seja um administrador do processo ensino-aprendizagem.

TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia Dúvidas freqüentes: Quais as melhores técnicas e dinâmicas para trabalhar os vídeos? Cada turma é de um jeito, então, como trabalho o mesmo vídeo, se cada caso é um caso? Que vídeo é mais indicado para a minha disciplina? Como faço para eles se apaixonarem pela aula? Com faço para interpretar os filmes, os vídeos e propagandas?

TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia VÍDEOATIVIDADES São estratégias para o uso da TV e do vídeo em ambientes de aprendizagem. É um curso que propõe ampliar as discussões e oferecer parâmetros elementares sobre o uso dos recursos audiovisuais na sala de aula. É um projeto que inclui o vídeo e a TV como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Espaço disponível para pensar em formas de otimizar o uso dos recursos audiovisuais.

TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia MEIOS DE PERCEPÇÃO AUDITIVO Aprende pelo que ouve. São alunos que prestam atenção no que o professor diz e não no que ele mostra ou faz. Quando indagados costumam olhar para os lados para recordar o que ouviu a respeito do assunto indagado. Você ganha este aluno falando. VISUAL Aprende pelo que vê. Para eles o que importa é o resultado visual. Quando indagados costumam olhar para cima, buscando respostas no seu arquivo visual. CINESTÉSICO Aprende pelo que faz. Geralmente olham para baixo, procurando respostas em sensações do corpo.

Métodos utilizados para cada tipo de aluno: TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia Métodos utilizados para cada tipo de aluno: AUDITIVO 1. O professor deve modular a sua voz durante a aula; deve aumentá-la ou diminuí-la de acordo com o momento. 2. A voz assume um papel crucial no aprendizado do auditivo. Fale moduladamente e bem claro.

Métodos utilizados para cada tipo de aluno: TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia Métodos utilizados para cada tipo de aluno: VISUAL 1. O professor deve se valer de recursos visuais, tais como quadro, filmes, slides, etc. 2. O professor deve fazer perguntas que o façam “visualizar” o assunto. 3. Gestos ajudam a transmitir melhor uma mensagem para o aluno visual.

Métodos utilizados para cada tipo de aluno: TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia Métodos utilizados para cada tipo de aluno: CINESTÉSICO 1. Peça ao aluno para realizar tarefas. 2. Movimente-se na sala: o cinestésico gosta de movimento. 3. Faça-o “sentir” a aula.

APLICAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia APLICAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO Os alunos dos tempos atuais, independentemente da camada sócio-econômica a que pertençam, estão acostumados à velocidade das informações, dos gráficos, das artes animadas e outros recursos tecnológicos utilizados pelas programações audiovisuais que visam facilitar a compreensão das notícias, a informação dinâmica, sintética e rápida que não favorecem a reflexão crítica mais demorada. Ao entrar na sala de aula, via de regra, os alunos encontram professores que só dispõem de giz, lousa e verbalização para transmitir o saber historicamente acumulado que precisa ser apreendido e apropriado pelos estudantes. O choque é instantâneo. Esta distância entre a dinâmica do mundo atual e a forma tradicional de ensino gera desinteresse, desmotivação e conseqüentemente dificuldade e morosidade no processo de aprendizagem por parte do aluno.