Práticas Inovadoras em Escolas Européias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
Fundação Roberto Marinho
Pedagogia da pesquisa-ação
Angélica/MS.
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Escolhendo o nosso Futuro
Propostas de layout Modelo 1
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURRICULO +.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Estratégias de actuação: Articulação curricular
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

Práticas Inovadoras em Escolas Européias

TIC : Tecnologia da informação e da comunicação A SERVIÇO DA MUDANÇA A integração das TIC ao ensino e às atividades de aprendizagem foram sendo lentamente formuladas, ao longo do tempo. Permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com outros espaços produtores do conhecimento.

Contribuições no processo de aprendizagem. * TIC na escola , principalmente com o acesso à internet, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente para promover a criação de comunidades colaborativas. * Os participantes do grupo em formação navegam entre informações, recursos e mídias, estabelecem ligações com conhecimentos adquiridos anteriormente expressam o próprio pensamento, confrontando-as com idéias expressadas pelos outros componentes do grupo,colocam-se abertos para produzir conhecimento em colaboração com o outro.

A evolução da tecnologia Surgindo novos modelos de ambientes de aprendizagem: * Educação em casa, por meio de uma tela interativa de televisão digital conectada a um cabo de alta velocidade. *Ambientes sem fios que permitem o uso de dispositivos portáteis em qualquer lugar.

“As tecnologias da informação e da comunicação contribui para que os estudantes estejam ativamente envolvidos na construção do conhecimento e na busca de respostas para seus problemas específicos.Ao mesmo tempo estão usando sua habilidades para aprender como são utilizados os próprios meios tecnológicos”

A Rede Européia Schoonet Rede Européia, é chamada assim por estar localizada na Europa, no momento se encontra em desenvolvimento, por estar sendo apoiada pelas autoridades da área de ensino. Essa equipe, desenvolveu trabalhos pedagógicos pela TIC, com objetivo de envolver todos os componentes, para aprender compartilhar. O AEUN teve inicio em março de 1997; a educação da União Européia junto com o Ministério Sueco e a Comissão Européia, criaram duas ações de extrema importância. As ações de apoio ao programa Sócrates-Minerva e as análises das mudanças feitas por outras equipes. Situações estas que estão atreladas a aprendizagem e tudo que cerca o ser humano.

Áreas que são alvo desta rede virtual: - Supervisão: Fiscalizar - Recopilação: Inovar o ensino - Catalogação: Registro de tudo que acontece em relação ao desenvolvimento - Programação: Fazer uma mudança

ESTRATÉGIA DE PESQUISA DE CAMPO DE eWATCH A pesquisa foi criada para desenvolver um sistema de observação para promover a compreensão da inovação e da mudança da educação na Europa proporcionada pelo amplo uso das TIC e o surgimento da sociedade da informática. As pesquisas eram realizadas em algumas escolas, levando em conta a bagagem sociocultural e a localização geográfica. Fases da Pesquisa Coleta de informações a partir de questionários enviados a diretores, professores e responsáveis pelas TIC nas escolas; Áreas e classificação dos dados segundo cinco dimensões (pedagógica, organizativa, econômica, tecnológica e sociocultural).

Dimensões Pedagógicas Dimensões Tecnológicas Escolas de ensino médio Técnicas – as TIC estavam integradas em todas as disciplinas técnicas, científicas, (empresariais) e no ensino da segunda língua; Escolas de ensino médio – o uso das TIC era mais desigual, pois estava relacionada ao uso em algumas disciplinas. EX: ciência, matemática e em escolas que oferecessem cursos de TIC; Escolas de ensino fundamental – a integração das TIC não estavam relacionadas com as disciplinas, pois eram utilizadas como: * Ferramentas de comunicação * Ferramenta de colaboração A disposição física da sala de computadores pode melhorar bastante a aprendizagem colaborativa e interativa, ou piorá-la dependendo de como se situem os equipamentos; Laboratório de Informática – a utilização dos computadores e feito mediante o agendamento prévio de alguns professores, mas não significa que os mesmos trabalhem suas disciplinas; Salas de aulas munidas de computadores - favorece a aprendizagem especializada.

Ambientes de Aprendizagem do Futuro

Ambientes de aprendizagem do futuro: um estudo-piloto O sistema informático comunitário,surgiu juntamente com a Schoolnet, no ano de 2001 no mês de outubro e foi utilizado por quatro comunidades, mais atualmente é utilizado por mais de 200 e por mais de 15 mi membros. Future Learning Environment 3- Ambiente de Aprendizagem do Futuro 3. O perfil dos educadores do projeto OASIS

A utilização de FLE3 no estudo piloto de OASIS Foram organizados seminários para um trabalho de integração entre os professores, e familiarizar os professores com o projeto OASIS. O corpo docente era com posto por docentes experientes:

Apoio aos projetos mediante o chat reflexivo “ Nós não temos dificuldades para entender o que são ‘tipos de conhecimento’. Não entendemos o que significa;assim, não o podemos explicar aos estudantes.” Os chats reflexivos auxiliaram no entendimento do projeto.

Conclusões do Estudo-Piloto Com o uso da FLE3, observamos que haviam utilizado o sistema para descrever, compartilhar, orientar, organizar, pensar e refletir sobre suas perspectivas de ensino e seu próprio desenvolvimento como professores. A FLE3 sustentam em teorias construtivistas de aprendizagem, assim se baseando na aceitação da idéia da existência de uma sinergia em avanços mais recentes das TIC, assim aumentando nossa possibilidade de comunicação. A base do construtivismo é compartilhar o conhecimento e as TIC fomentarem a difusão do conhecimento compartilhado, assim conduz a dois conceitos difíceis na utilização da mesma na educação. Um é o conceito de inovação e o outro, o de constituição de melhor prática.

“ As TIC tem sua natureza acultural, pois não estão enraizadas em nenhuma cultura, mas podem ajudar a transmissão da cultura de maneira significativa. (Guilleran, 2001) Educadores encontram nas TIC uma grande ferramenta, dispostos a experimentar novas formas de ensino, a discutir e refletir sobre os resultados.

Grupo: Alessandra Fabiana Mariana Maria de Fátima Rosângela Faculdade Paraíso