TGD: Intervenções Psicoeducacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Controlo da poluição de água
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Os principais espectros do desenvolvimento
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
MAUS-TRATOS CONTRA CRIANÇAS: ALGUNS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
Administração Estratégica
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Audiência Pública Senado Federal 12 de maio de 2010 Maria M. Malta Campos Fundação Carlos Chagas CTC – EB, CAPES PUC/SP.
Avaliação Psicomotora
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Políticas para Promoção de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais de MPME: Oportunidades e Desafios na Era do Conhecimento Helena M. M. Lastres Cristina.
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
CP - Capital psicológico
Transtornos da Aprendizagem
Avaliação de Testes Diagnósticos
A primeira infância,cidadania já.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
A Importância da Educação Continuada
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
Comportamento Organizacional
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Fundamentos de Metodologia
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
SUCESSO E SUPERAÇÃO DA PESSOA COM
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Márcia Denise Pletsch Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares Conhecer a pessoa.
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010 ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Universidade Federal do rio Grande do Sul
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PEI – Programa Educacional Individualizado
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Comportamento Organizacional
O desenvolvimento do adulto
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
REVISÃO DA LITERATURA: ATUALIDADES. Há atualmente diferentes aplicações das revisões da literatura no âmbito da Enfermagem:  Com vistas a subsidiar o.
Pediatria e Comunidade: um projeto de parceria na área do Neurodesenvolvimento Joana Monteiro 1, Rosário Pinho 2, Ana Barbosa 1, Virgínia Monteiro 1 1.
Slovic, AD.; de Oliveira M.; Biehl, J.; Ribeiro, H. HOW CAN URBAN POLICIES IMPROVE AIR QUALITY AND HELP MITIGATING CLIMATE CHANGE: A SYSTEMATIC MAPPING.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO.
GOBBI, Maria Cristina. Panorama da produção do conhecimento em comunicação no Brasil. Brasília: IPEA, 2010, p
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

TGD: Intervenções Psicoeducacionais ABENEPI 2011 TGD: Intervenções Psicoeducacionais Cleonice Alves Bosa Lenisa Brandão Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS

Transtornos Globais do Desenvolvimento Roteiro de Apresentação O estado da arte dos estudos sobre Intervenção psicoeducacional no Brasil Conclusões e recomendações Diretrizes gerais para intervenções empiricamente baseadas

Transtornos Globais do Desenvolvimento DSM-IV TR Comprometimento em 3 áreas principais: Interação social Comunicação Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades

Intervenção Psicoeducacional Termo aqui usado apenas para se diferenciar as intervenções aqui tratadas daquelas da área Foco: Fonoaudiologia, Educação, Psicanálise, Psicologia, etc. Não reflete uma orientação teórica específica.

Estudos de Intervenção no Brasil Artigos e dissertações/teses (2002 a 2009) Teixeira et al, 2010

Categorias de Objetivos dos Estudos Testar: Aprimoramento de funções comunicativas; Intervenções clínicas (psicanálise) Intervenções fonoaudiológicas Uso de ambientes digitais

Conclusão... Interesse crescente na área Amostras reduzidas (raramente acima de 30 sujeitos); Poucos ensaios clínicos randomizados Produção concentrada no Sudeste e Sul do país e em periódicos com baixo impacto Muitas dissertações e teses não são publicadas em periódicos científicos indexados

Análise adicional dos estudos revela … Tendência a delineamentos sem grupos de controle Idade dos sujeitos concentrada na infância e adolescência Bosa et al, in preparation

Análise adicional dos estudos revela... Falta do uso de grupo controle com atraso do desenvolvimento (mas sem TGD); Falta de estudos de seguimento a fim de se investigar se o resultado se mantem em termos de TEMPO e de variações no CONTEXTO Falta do controle da variável “habilidades intelectuais”

Análise adicional dos estudos revela... Falta de avaliação independente (avaliadores “cegos” aos objetivos do estudo e ao diagnóstico dos grupos); Falta de informação sobre a permissão de editoras para tradução de instrumentos.

Estudos: Dificuldades Características dos próprios TGD Escassez de instrumentos padronizados Escoamento da produção científica

Eixo I Características dos TGD Ampla variabilidade no espectro: linguagem funcionamento cognitivo “tríade” comportamental Desafios na avaliação de aspectos QUALITATIVOS do desenvolvimento

Comprometimento básico é a motivação para se comunicar Dificuldades para compartilhar experiências; Espontaneidade; Compreensão de sentimentos, desejos e intenções

Eixo 2 - Instrumentos Padrão-ouro: alto custo e necessidade de treinamento no exterior Direitos autorais limitados ao estudo cadastrado (incluindo os “validados”) Ausência de instrumentos de avaliação de habilidades cognitivas validados para esta população

Eixo 3 – Circulação da Produção Demora na publicação em periódicos nacionais; Processo de editoração: cerca de 1 ano (dependendo da área)

Dificuldade para se publicar em periódicos internacionais de maior impacto Se não houver um co-autor estrangeiro reconhecido; Se não houver uso de instrumentos padrão-ouro ou avaliação de “QI”

Por outro lado… Resultados sobre a eficácia de intervenções obtidos fora do país não podem ser generalizados para nossa cultura porque…

As medidas nem sempre se equivalem ao serem adaptadas e/ou validadas em uma cultura diferente; O desenvolvimento infantil é amplamente afetado por aspectos socioculturais, tais como:

Condições socioeconômicas Saúde geral da população Escolaridade parental Rede de apoio social

Conclusão Apesar de alguns estudos mostrarem mudanças encorajadoras nos aspectos investigados Não se pode identificar uma abordagem única que seja eficaz para todos, nas diferentes etapas do ciclo vital

Mas então...Como intervir? Tendências das Diretrizes: As intervenções devem ser multidisciplinares, planejadas de acordo com metas de curto prazo e com consistência entre as diferentes abordagens (ainda que baseadas em diferentes referenciais teóricos). Helt et al (2008)

Diretrizes Atentar para o perigo de se priorizar a técnica em detrimento de suas bases conceituais; Desenvolver formas de registros e de avaliação da própria prática; Sistematização da observação clínica (uso de protocolos com dimensões empiricamente baseadas)

Diretrizes Interação social e comunicação Linguagem Aprendizagem Prioridades em conformidade com a faixa etária e nível global de desenvolvimento: Interação social e comunicação Linguagem Aprendizagem Redução de comportamentos diruptivos Autonomia

Diretrizes FOCO: Identificação e Intervenção precoces Estabilidade e estrutura dos atendimentos Interação social com os pais Interação social com parceiros da mesma faixa etária Preparação para o mercado de trabalho Preparação para viver de modo mais independente Helt et al (2008)

Família RESILIÊNCIA Sentimentos Processos de comunicação Impacto do diagnóstico Recursos pessoais

Por enquanto... As Interpretações dos estudos devem ser cautelosas Deve haver preocupação tanto com o PROCESSO quanto com o desfecho dos resultados Sugere-se metodologia c/ delineamentos mixtos (quali e quantitativos) (Bosa, 2006)

Obrigada!!!!!

E-mail: nieped.ufrgs@gmail.com cema.ufrgs@gmail.com www.transtornosdodesenvolvimento.com E-mail: nieped.ufrgs@gmail.com cema.ufrgs@gmail.com