Fatores que Influenciam a Composição do Mix Varejista

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Transcrição da apresentação:

Fatores que Influenciam a Composição do Mix Varejista 1. Substitutibilidade O grau de substitutibilidade varia entre os produtos de mesma categoria Produtos que podem ser utilizados em conjunto com outros Aspectos favoráveis Aumenta as vendas Os consumidores são menos sensíveis ao preço de produtos complementares Exemplo: Produtos de higiene Oral 2. Complementariedade

Fatores que Influenciam a Composição do Mix Varejista 3. Curva ABC A curva ABC ordena os ítens em ordem decrescente de vendas Produtos A – 10% dos itens, representam 70% das vendas Produtos B – 20% dos outros principais itens, representam 20% das vendas Produtos C – 70% dos itens restantes, representam 10% das vendas Ajuda a estimar o potencial de crescimento de novos produtos Previsão da evolução de vendas dos produtos ao longo de um período de tempo Estratégias diferentes para diferentes estágios do ciclo de vida: introdução, crescimento, maturidade e declínio 4.Ciclo de Vida do Produto

5. Indicadores de Desempenho da Linha de Produtos Categoria Higiene Oral Creme Dental Escova de Dente Fio Dental Enxaguatório Bucal Vendas ( R$1.000) 200 140 40 14 6 Margem Bruta s/vendas (%) 19,5 15 30 28 33 Lucro bruto (R$1.000) 39 21 12 4 2 Estoque 180 80 70 10 20 Giro do estoque 34 75 150 N.o de Itens 110 35 60 3 % nas vendas da categoria 100% 70% 20% 7% 3% % do lucro bruto da categoria 54% 31% 10% 5% % do estoque da categoria 44% 39% 6% 11%

Fatores que Influenciam a Composição do Mix Varejista 6. Ciclo da Moda A moda afeta o segmento varejista ? E as lojas de roupas ? Características da moda: Ciclo de vida mais curto e um menor grau de previsibilidade Vendas Totais no Varejista 34% Maioria dos Adotados Não Imediatos 34% Maioria dos Adotados Imediatos 13,5% Adotantes Imediatos Tempo 16% Retardatários 2,5% Inovadores

Fatores que Influenciam a Composição do Mix Varejista 7. Necessidades dos Clientes-Alvo Mix produtos de acordo às necessidades e preferências do público-alvo Idéia de Foco no Cliente Definição clara do perfil do cliente Limitação de espaço físico Equipamentos de exposição Limitações de recursos financeiros 8. Limitações de Espaço, Equipamentos e Recursos 9. Posicionamento

Introduçào de Novos Produtos Decisões Táticas Exclusão de Produtos Introduçào de Novos Produtos Aumento na Variedade Agrupamento de Lojas Redução na Variedade