O Aeroporto Histórico e Localização Configuração de Aeroportos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aviação Civil ÁREA TERMINAL E O TERMINAL DE PASSAGEIROS.
Advertisements

EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO DO
Engenharia de Minas.
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
REGULAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA NO BRASIL
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Prof. Dr. Flávio Renato de Góes Padula
1.
AEROPORTO INTERNACIONAL
Disciplina: Sistema de Água
A ENGENHARIA NO PROJETO
Concepção dos Sistemas de Cogeração
Aviação Civil S I S T E M A S AEROPORTUÁRIOS.
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
Planejamento Aeroportuário Breve histórico da Aviação Civil
Demandas & Impactos AMBIENTAIS
Configuração de Aeroportos e de Terminais de Passageiros
FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Avaliação do Local Análise da adequabilidade da área de influência a partir de um ponto central.
Comércio e Serviços Aeronáuticos
CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL
Instituto de cartografia da aeronáutica
Logística de Carga no Setor Aéreo
INFRAERO EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA
PLANOS AEROVIÁRIOS ESTADUAIS
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Modais de Transportes e Seguros Internacionais
Sistemas e vias de distribuição – Marketing – 5o. Semestre Logística – Evolução Logística integrada: tarefa de atender bem ao mercado começa no interior.
CONFIGURAÇÕES DE ÁREAS TERMINAIS E SEUS CRITÉRIOS DE DIMENSIONAMENTO.
A Prevenção de Acidentes e o Panorama Estatístico
Audiência Pública Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle 28 de fevereiro de 2012.
MODULO 2 - Dimensionamento de Linhas de Ônibus
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Logística.
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
UMA ANÁLISE DAS RECEITAS COMERCIAIS EM AEROPORTOS DE PEQUENO PORTE
O TRANSPORTE AÉREO NAAMAZÔNIA - O Passado, o Presente e a Visão Perspectiva dos Aeronautas - CTD - Comissão de Turismo e Desporto CAINDR - Comissão da.
Sistema Viário.
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
As Cinco Forças Competitivas
Wilson Rocha Gomes Anderson Clecius Cadorin Joacir Araújo dos Santos
Curso de Extensão: Nível de Serviço em Aeroportos Apresentação Inicial 13/03/2014.
T R A N S P O R T E AÉREO.
 É a formulação jurídica da política do solo, o equilíbrio entre o direito de propriedade imobiliária e o dever que, será respeitado sua função social.
AEROPORTOS Grupo 4: Bárbara Vidrago, nº 78580
João Luiz de Castro Fortes Daniel Alberto Pamplona Carlos Müller
Capacidade do Lado Aéreo de um Aeroporto Referência: Capítulo 10
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE INVESTIMENTOS
Pioneirismo, criatividade e inovação. Estes conceitos norteiam o trabalho da JCHEBLY desde 1976, quando iniciamos nossas atividades como a primeira empresa.
UNCTAD REGIONAL CONFERENCE NOVEMBRO/2003
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
Laboratório de Banco de Dados Projeto da Disciplina AV Transportes Aéreos Ltda.
CONTROLE DE FRONTEIRAS Uma análise do abandono da Aduana brasileira.
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
Brigada de incêndio da Serra do Japi. Protocolo de intenções MÓDULO TERRESTRE DEFESA CIVIL de JUNDIAÍ: Acionamento de todos os órgãos Envolvidos na operação.
Superintendência de Gestão Operacional – DOGP Plataformas Elevatórias - Ambulift DIRETORIA DE AEROPORTOS JOÃO MÁRCIO JORDÃO.
Audiência Pública nº 07/2016 Proposta de Resolução que regulamenta a apresentação de informações relativas à movimentação aeroportuária. SUPERINTENDÊNCIA.
OPERAÇÃO FIM DE ANO 10 de dezembro de CONAERO – COMISSÃO NACIONAL DE AUTORIDADES AEROPORTUÁRIAS COMITÊ DE OPERAÇÕES ESPECIAIS OPERAÇÃO FIM DE ANO.
Cenário do Transporte aéreo no Brasil
FLORIANÓPOLIS Novo Terminal de Passageiros
SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.
Concessões Aeroportuárias Marcelo Guaranys Diretor-Presidente Brasília-DF, 10 de julho de 2013 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Viação e Transportes.
Aeroporto Regional Sul Humberto Guizzo Bortoluzzi.
Missão: Promover a segurança e a excelência do sistema de aviação civil, de forma a contribuir para o desenvolvimento do País e o bem-estar da sociedade.
Infraestrutura Aeroportuária: O Papel da ANAC Agência Nacional de Aviação Civil Audiência Pública da CVT - Câmara dos Deputados Brasília, 14 de julho de.
Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.
04 de setembro de 2013 Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Segurança Operacional e o crescimento da Aviação Civil Brasileira Audiência.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
Audiência Pública – Câmara dos Deputados Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Brasília – 24 de abril de 2012.
Plano de Aviação Regional
Transcrição da apresentação:

O Aeroporto Histórico e Localização Configuração de Aeroportos Lado Ar x Lado Terra Outras Áreas do Sítio Aeroportuário Engenharia de Transportes Órgãos de Referência Órgãos de Fiscalização, Normatização e Controle

Histórico e Localização / Configuração dos Aeroportos (1/2) O Aeroporto Histórico e Localização / Configuração dos Aeroportos (1/2) Sistema de Pátios e Pistas (necessidade de grandes espaços, com topografia e configuração adequadas) Classificação dos Aeroportos de acordo com as aeronaves em operação (FAA, ICAO), tamanho e separação de/entre pistas e taxis Posicionamento em relação aos Ventos (antes vs. hoje) Tamanho do Sítio (necessidade atual e para ampliações futuras)

Histórico e Localização / Configuração dos Aeroportos (2/2) O Aeroporto Histórico e Localização / Configuração dos Aeroportos (2/2) Distâncias ao Centro da Cidade e a zonas residenciais (ruído, acessos, meios de transporte, relacionamento com a(s) cidade(s)) Aero Clubes transformados em Aeroportos Bases Aéreas compartilhadas com Aeroportos Civis Valorização dos terrenos vizinhos aos aeroportos Conscientização Ambiental (ruído, fauna, flora, topografia natural, aterros, etc.)

O Aeroporto Lado AR x Lado TERRA

O Aeroporto LADO AR x LADO TERRA (1/2) No Aeroporto (área patrimonial, área operacional, área de segurança) No Terminal de Passageiros (área restrita “R”, área alfandegada “A”, embarque x desembarque, público x passageiro) Mudança do Modo de Transporte Terrestre para o Aéreo (Terminal ?) Processamento do Passageiro e de sua Bagagem, no Terminal de Passageiros Operação no Pátio (segurança, equipamentos de rampa, veículos)

O Aeroporto LADO AR x LADO TERRA (2/2) Alfandegamento (Receita Federal) Capacidade do Lado Ar (sistemas de aeroportos, controle de tráfego aéreo, sistema de pistas, capacidade do pátio, “Slot Time”) Capacidade do Lado Terra (terminal de passageiros, acesso viário) Segurança (operação, terrorismo internacional, carga e descarga, manutenção, construções)

O A e r o p o r t o Infra-Estrutura Aeroportuária Principais SISTEMAS que compõe a Infra-Estrutura Aeroportuária Sistemas de Pistas Sistema Terminal de Passageiros Sistema Terminal de Carga Aérea Sistema da Aviação Geral Sistema de Apoio Sistema de Infra-estrutura Básica Área Militar

Infra-Estrutura Aeroportuária (detalh.) O A E R O P O R T O Principais SISTEMAS que compõe a Infra-Estrutura Aeroportuária (detalh.) Sistemas de Pistas 1.1. Leiaute (configuração física) 1.2. Capacidade Anual e Horária 1.3. Capacidade Operacional (desempenho das aeronaves e alcances) Sistema Terminal de Passageiros 2.1. Pátio de Aeronaves 2.2. Área de Equipamentos de Rampa 2.3. Terminal de Passageiros 2.4. Estacionamento de Veículos

O A E R O P O R T O Infra-Estrutura Aeroportuária (detalh.) Principais SISTEMAS que compõe a Infra-Estrutura Aeroportuária (detalh.) 3. Sistema Terminal de Carga Aérea 3.1. Terminal de Carga Aérea 3.2. Pátio de Aeronaves Cargueiras 4. Sistema da Aviação Geral 4.1. Pátio de Aeronaves 4.2. Área de Equipamentos de Rampa 4.3. Terminal de Passageiros 4.4. Estacionamento de Veículos

O A E R O P O R T O Infra-Estrutura Aeroportuária (detalh.) Principais SISTEMAS que compõe a Infra-Estrutura Aeroportuária (detalh.) 5. Sistema de Apoio 5.1. Parque de Abastecimento de Aeronaves (PAA) 5.2. Serviço de Combate a Incêndios (SCI ou SECINC) 5.3. Sistema de Empresas Aéreas 5.4. Sistema Industrial de Apoio 6. Sistema de Infra-estrutura Básica 6.1. Abastecimento de Água 6.2. Esgotamento Sanitário 6.3. Energia Elétrica 6.4. Lixo 6.5. Telecomunicações / Telemática 7. Área Militar

Componentes do Aeroporto Áreas do Aeroporto (ou do Sítio Aeroportuário) (1/3) Aviação Geral Aero Clube Carga Aérea Correio “Courrier” (encomenda expressa) Comissaria Abastecimento de Combustível (PAA) Equipamentos de Rampa /Apoio à Operação de Pátio Combate à Incêndios (SCI ou SECINC)

Componentes do Aeroporto Áreas do Aeroporto (ou do Sítio Aeroportuário) (2/3) Torre de Controle Auxílios à Navegação Aérea Estação Meteorológica Área Industrial Incinerador KF - Casa de Força (grupos geradores, transformadores) CUT - Central de Utilidades (KF, Ar Condicionado, Oficina de Manutenção, etc.) Abrigo de Viaturas

Componentes do Aeroporto Áreas do Aeroporto (ou do Sítio Aeroportuário) (3/3) ETE Estação de Tratamento de Esgoto Hangares de Manutenção de Aeronaves Oficinas de Manutenção do Aeroporto Viveiro de Planta Área para Teste de Motores ESTACIONAMENTO de Veículos . . . (ver proximo slide)

Componentes do Aeroporto Áreas do Aeroporto EXEMPLO DE DETALHAMENTO ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS Passageiros (Curta e Longa duração) Visitantes Funcionários (Administração, Cias. Aéreas, Comercial, Contratadas, etc.) Fornecedores Locadoras de Veículos Taxis Ônibus e Vans de Turismo

Engenharia de Transportes (1/2) O Aeroporto Engenharia de Transportes (1/2) Plano Diretor (seqüência planejada para o desenvolvimento físico) Saturação da Capacidade (acesso ao sítio, pistas, pátio, terminais, etc.) Previsão da Demanda Futura (estatística) Nível de Serviço (Transport Canada, 1970 - ACI, IATA) Parâmetros de Capacidade (Estática e Dinâmica) Demanda vs. Capacidade

Engenharia de Transportes (2/2) O Aeroporto Engenharia de Transportes (2/2) Pesquisa de Perfil do Usuário Programas de Modelagem e Simulação Métodos Quantitativos Pesquisa Operacional - PO (Otimização e Métodos de Análise Objetiva)

O Aeroporto Órgãos de Referência, Fiscalização, Normatização e Controle / Legislação (1/2) DAC - Departamento de Aviação Civil (SAC - Seção de Aviação Civil) IAC - Instituto de Aviação Civil (DAC) INFRAERO - Empresa Brasileira de Infra- Estrutura Aeroportuária CTA - Centro Técnico Aeroespacial (ITA - Inst. Tecnológico de Aeronáutica)

O Aeroporto Órgãos de Referência, Fiscalização, Normatização e Controle / Legislação (2/2) ICAO - International Civil Aviation Organization (ONU = GOVERNOS) FAA - Federal Aviation Administration (órgão regulamentador do Transporte Aéreo nos EUA) ACI - Airport Council International (AEROPORTOS) IATA - International Air Transport Association (COMPANHIAS AÉREAS)