PROJETO TISTU O MENINO DO DEDO VERDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO BAURU ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA DIRETORES DE ESCOLA E PROFESSORES COORDENADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EIXO.
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
A informática na Educação Indígena
Formadora: Andréia Sol
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Edna Maria Barbosa Arrebola
GESTAR II PORTFÓLIO.
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Programa Ler e Escrever
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
LEILÃO DE JARDIM.
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Orientação Educacional
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Relatório de Proposta de Projeto
PROJETO: INCLUSÃO ESCOLAR DIVERSIDADE COM ARTES
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
MEDIAÇÃO.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.
Planejamento da Rotina Semanal
Ano 2 Unidade 1.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
Didática da alfabetização
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Organização e desenvolvimento do HTPC
ESCOLA MUNICIPAL SANTO RAFAGNIN
Abrir o Apetite Poético
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
ENERGIA HIDRELÉTRICA: CONFORTO X DESENVOLVIMENT O SUSTENTÁVEL Prof. Dennys Christian Atividade para alunos da III fase do II Ciclo.
Transcrição da apresentação:

PROJETO TISTU O MENINO DO DEDO VERDE 2ºANO A, B, C e 3º ANO A Professoras:Kátia, Valéria, Rosemeire e Ana Cristina

EIXOS ENVOLVIDOS (objetivos) Ensino (conteúdo) – alfabetização, ler e escrever, refletir,registrar, contato com a escrita por meio da literatura. Investigação da realidade – relacionar as temáticas do livro (família, casa, trabalho, entre outras) a realidade dos alunos por meio de pesquisas.

Convivência – associar a leitura do livro a nossa rotina, discussão sobre a convivência do Tistu (personagem principal da história) com a escola, família, trabalho, situações do cotidiano, etc.. Etnicorracial – as diferenças entre pessoas, etnias. Tistu era um menino diferente no seu jeito de ser, pensar e agir. Associar o tema a leituras complementares.

Educação inclusiva – participação de alunos de inclusão ou com dificuldades de aprendizagem por meio de ilustrações.

AÇÕES PEDAGÓGICAS Leitura do livro; Leituras complementares do tema (exemplo: Menina bonita do laço de fita) Discussões oral e registro (caderno Tistu) Ilustrações; Pesquisas; Atividades de alfabetização (caça palavras, produção de texto coletivo) Situações problemas; Artes (desenhos, confecção de jardim)

PRODUTO FINAL Filmagens das discussões e realizações das atividades Confecção do caderninho de estudo Tistu Confecção do jardim Confecção com fotos, registros etc...