Curso de Aperfeiçoamento Docente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Reunião Geral de Planejamento Gestores e Corpo Docente Janeiro, 2009.
FACULDADE METROPOLITANA
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
  Ana Carolina Castelli da Silva
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
Universitario CONSUN conselhos superiores Ensino, pesquisa e ADM SUPERIOR Extensão CONSEPE DA UNIVERSIDADE COMPREENDE Reitoria e Vice-reitoria.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
2009.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
Etapas da construção do PDI IFTO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
1.(1.1) Objetivos do Curso; (1.2) Perfil do Egresso e (1.3) Eixo de Formação: (1.1.1) Considerando as demandas de mercado, desenvolver as capacidades humanas,
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
Metodologia de Ensino e Extensão
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Matriz comparativa entre PPP
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Pró-Reitoria de Planejamento
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Roteiro de observação de estágio
Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Avaliação de Desempenho aplicada a departamentos que compõe a Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão CAXIAS-MA 2013.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO ENCONTRO REGIONAL NORTE E CENTRO-OESTE MESA REDONDA A UNIVERSIDADE E O DESAFIO DAS LICENCIATURAS KÁTIA DE NAZARÉ SANTOS.
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Curso de Aperfeiçoamento Docente Prof. Ms. Ricardo do Rego Prof. Paulo Manzini, Ph.D

PARA OS ALUNOS, O PROFESSOR É UMA JANELA PARA UM MUNDO NOVO! A PRÁTICA DOCENTE PARA OS ALUNOS, O PROFESSOR É UMA JANELA PARA UM MUNDO NOVO! QUE TIPO DE JANELA VOCÊ QUER SER?

O PERFIL DO ALUNO # GRADUAÇÃO # Cursos noturnos - o “trabalhador-aluno” Refém do “diploma” Tende à superficialidade Cobrança demais para energia de menos Os “buracos” na formação do profissional Expectativa “conteudista”; “receita de bolo” E apesar de tudo.....

O PERFIL DO ALUNO # PÓS-GRADUAÇÃO # Mais maduro o “profissional-aluno” tem novas necessidades A nova abordagem metodológica A nova abordagem interpessoal A nova abordagem de mesmos conteúdos O aluno “pesquisador e professor” A adaptação teórica a uma prática em curso Os sub-produtos do Pós-graduação

CORPO DISCENTE - O ALUNO NÃO É CLIENTE ESTRUTURA DAS IES FACULDADES ISOLADAS MANTENEDORA CORPO ADMINISTRATIVO COORDENADOR DE CURSO CORPO DOCENTE DIREÇÃO ACADÊMICA CORPO DISCENTE - O ALUNO NÃO É CLIENTE

CORPO DOCENTE DA GRADUAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ESTRUTURA DAS IES UNIVERSIDADES MANTENEDORA CORPO ADMINISTRATIVO COORDENADOR DE CURSO CORPO DOCENTE DA GRADUAÇÃO REITOR PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO ADMINISTRATIVO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMUNITÁRIO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO deve ser fruto de uma VISÃO, nascida do conhecimento a respeito das necessidades identificadas na comunidade em que a IES se insere: Essa VISÃO se alinha á MISSÃO da IES

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Essa MISSÃO e VISÃO definem qual o perfil do ALUNO EGRESSO oriundo dos vários cursos da IES, seus valores morais, interpessoais e sociais

RESUMINDO... A definição do tipo de profissional e de pessoa que a IES deseja ver sair de seus bancos escolares resulta em um... PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PRINCIPAIS ITENS DE UM PPP 1. Missão institucional 2. Objetivos gerais da IES 3. Áreas de competência onde se propõe atuar (cursos que oferecerá)

PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO - PPC Subordinado ao PPP, deverão surgir como parte do mesmo e subordinado a ele, os PROJETOS PEDAGÓGICOS de cada curso, alinhados com a MISSÃO, VISÃO e VALORES da IES

PRINCIPAIS ÍTENS DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1. Missão do curso 2. Justificativas e objetivos do curso 3. Perfil profissiográfico desejado para o aluno egresso do curso 5. Meios e procedimentos para funcionamento 6. Matriz curricular 7. Ementário

MATRIZ CURRICULAR MATRIZ: Conjunto das disciplinas que compõem o curso e é composta por: a) Nome da disciplina b) Carga horária c) Objetivos da disciplina d) Ementa e) Bibliografia básica e complementar f) Professor responsável

EMENTA EMENTA: Conjunto dos tópicos a serem tratados pela disciplina. Não pode ser alterada sem que se altere o Projeto Pedagógico do curso É o que o professor recebe do Coordenador do curso para elaborar seu CONTEÚDO PROGRAMÁTICO