ABERTURA COMO O AQUECIMENTO GLOBAL ESTARA IMPACTANDO NO VALOR DAS AÇÕES DAS EMPRESAS br strategi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Br strateg i 1 ABERTURA Ganhando com dividendos. br strateg i 2 Importante: A fim de tornar fácil o entendimento do conteúdo dos slides, a br strateg.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2010.
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
MADEIRA ENERGÉTICA BNDES Rio de Janeiro, 29 de maio de 2007 Mudança do Clima Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante Instituto de Estudos Avançados.
Análise das cinco forças de Porter
O ambiente organizacional
A Nova Política Industrial do RS
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Rafael Donisete Bombonati 2009
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA UMA VISÃO DE SISTEMA José Mario Moraes e Silva
Energia e Mudança do Clima
Br strateg i 1 ABERTURA GESTÃO COM TAO APLICADOS COM EQUILIBRIO EM SUA VIDA GESTAO.
MEMÓRIAS ESTRATÉGICAS
Estratégias de Negócios Trazemos aqui um exemplo de estratégia de diferenciação como destaque na ética “BANCO REAL “ br strategi 3.
EMPRESAS QUE DESENVOLVEM ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS
ESTRATÉGIA PARA COMPRA DE UM NEGÓCIO O QUE O EMPRESÁRIO DEVE SABER E FAZER ! br strategi 3.
Qual é a profissão do futuro?
PENSAMENTO ESTRATÉGICO CHINÊS YIN X YANG
COMO EVITAR A inadimplência
MERCADO: telefonia celular TIM X CLARO X OI X VIVO
Gestão de Mudanças 1.
MERCADO: Alimentos, higiene beleza e limpeza UNILEVER X PROCTER GAMBLE
Br strateg i 1 Como o brasileiro planeja sua vida financeira reflete no planejamento de sua empresa Brief strategy.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de JULHO/AGÔSTO e.
Br strateg i 1 ABERTURA ESTRATÉGIA DE OPERAÇÃO E INVESTIMENTO PARA O CLUBE DE INVESTIMENTO EXCELLENTE.
Seguir carreira publica seguir carreira em companhias privadas ou abrir sua própria empresa O que fazer ? br strategi 3.
ABERTURA ESTRATÉGIA DE OPERAÇÃO E INVESTIMENTO PARA O CLUBE DE INVESTIMENTO “EXCELLENTE” br strategi.
Cadeia de valor 1.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2010.
ENSINAMENTOS do TAOÍSMO
Efeitos da dissonância cognitiva tristeza versus depressão
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de outubro/novembro.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de JULHO/AGÔSTO e.
Brief strategy Miopia no mercado br strategi 3.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de agosto/setembro.
ABERTURA Clínica Ginecológica e Obstétrica
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2013.
ABERTURA Consultório Odontológico especializado em Endodontia
É UM INDICADOR CRIADO PELO BANCO JPMORGAN
Reunião CTPIn - Março Agenda O que é o BNDES FEP? Principais Objetivos do Estudo Setores Modelo de Equilíbrio Geral Alumínio Cimento Siderurgia.
MATERIAIS DE TREINAMENTO DA AVALIAÇÃO EMPRESARIAL DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Um produto da Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) Photo.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
5ª AULA Custos de Controle Ambiental na Geração de Energia Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Novos Modelos de Empresa
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Cenário Macroeconômico Junho China Economia da China parece estar se estabilizando após ações do governo para estimular o crescimento. Ainda assim,
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Empresas Sustentáveis
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
MEIO AMBIENTE.
Disciplina de marketing
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Estratégias da Produção
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Cadeia de valor. Em meados dos anos 70 os estrategistas passaram a prestar maior atenção aos clientes, a idéia era oferecer baixos custos e baixos preços.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

ABERTURA COMO O AQUECIMENTO GLOBAL ESTARA IMPACTANDO NO VALOR DAS AÇÕES DAS EMPRESAS br strategi

Importante: A fim de tornar fácil o entendimento do conteúdo dos slides, a “br strategi” sempre divide o material em “conceitos e “aplicações práticas” Para isso utilizamos o instrumento de gestão 5W2H que significa cobrir as 7 perguntas a seguir: What?(O que?, Qual é?); Why?(Por que?); Who?(Quem?); Where?(Onde?) When?(Quando?) How?(Como?) How much?(Quanto?) sugestões para assistir os slides : coloque o slide no modulo slide show, clicando no ícone abaixo a esquerda ou através do menu selecionar Slide Show clicar em view show, para avançar ou voltar os slides use as setas em seu teclado br strategi 1

O que significa aquecimento global? Brief strategy Aquecimento global significa clima de mudança para empresas de acordo com Christopher Brown-Humes Se os bancos de investimento são bons em uma coisa é em farejar oportunidades para ganhar dinheiro. A julgar pela repentina enxurrada de relatórios de pesquisa, eles agora consideram a mudança climática a próxima grande coisa. Muitas florestas foram derrubadas para explicar como as empresas poderão responder à mudança climática e como os investidores deverão se posicionar para o que está despontando como um dos temas de investimento dominantes. A Lehman Brothers disse nesta semana: "Apesar da mudança climática poder ser uma força se movendo lentamente, os preços dos ativos mudarão acentuadamente, quando novas evidências chegarem ao mercado ou políticas forem mudadas". br strategi 3

Qual é a ameaça as economias e aos mercados emergentes? Brief strategy O aumento das temperaturas globais provavelmente significará mais inundações, secas e furacões, assim como escassez de comida e água em partes do globo. As políticas para redução das emissões afetarão o comportamento industrial. O painel de clima da ONU vem emitindo alerta cada vez mais forte avisando que as atividades humanas estão aquecendo o planeta. Empresas de toda parte estarão sob pressão de políticos, reguladores e da mídia para responder às ameaças climáticas. Sir Nicholas Stern, autor do relatório britânico sobre o clima no ano de 2006, alertou que, no pior cenário, a mudança climática não contida poderia derrubar em 20% o consumo global. Mesmo sua estimativa mais baixa de 5% dá aos investidores e aos mercados pouca escolha a não ser responder. Há uma tendência estabelecida de investimento socialmente responsável (ISR) ou investimento segundo critérios ambientais, sociais e de governança (ASG). br strategi 3

Quais os segmentos industriais que serão mais afetados negativamente em termos de valor de suas ações? Mas Neil Brown, chefe de investimento responsável e governança da Threadneedle Investments, disse que o que é notável sobre a recente tendência em relatórios de bancos de investimento é sua abordagem "mainstream", envolvendo analistas setoriais individuais assim como especialistas em ISR. "ISR tradicional reflete as visões de clientes específicos, talvez uma igreja ou fundo de caridade que expressa sua aversão a certos setores como tabaco e armas. Uma série de analistas agora estão adotando uma visão do quadro maior de todos os setores e se concentrando no impacto potencial da mudança climática nos ganhos das empresas", ele disse. Não deverá demorar muito até que questões de mudança climática comecem a afetar a lucratividade -e o preço das ações- das empresas de petróleo e gás, grupos de mineração, construtoras, serviços públicos, companhias aéreas, indústria automotiva e seguradoras. A Lehman disse que o setor automotivo europeu poderá ser a primeira baixa da mudança climática, alertando que a lucratividade do setor "poderá sofrer muito nos próximos cinco anos". Ela sente que o setor pode se transformar em um bode expiatório político pelo fracasso em atender as metas de emissões de dióxido de carbono em 2008. br strategi 3

Quais os segmentos industriais que serão mais afetados positivamente em termos de valor de suas ações? Brief strategy As empresas globais de bens de capital, que fornecem instalações e equipamentos para o setor de geração de energia, provavelmente se beneficiarão, segundo a Lehman. "As principais beneficiadas serão as tecnologias nuclear, eólica, hidrelétrica e, para tecnologias emergentes, gaseificação do carvão, fotovoltaicas e armazenagem de energia (células de combustível) em escala industrial", ela prevê. br strategi 3

Quais outros segmentos poderão ser afetados ? Brief strategy Outros setores poderão ser atingidos - o cimento, por exemplo, representa mais de 5% das emissões globais de CO2. As companhias aéreas sofrerão se os governos impuserem impostos a ponto de ocorrer uma queda no número de vôos. Mas é difícil ser preciso; uma companhia aérea que se promover como utilizando combustível bom para o clima poderia se beneficiar. Alguns grandes grupos estão tratando o assunto seriamente. A BP tentou se reformular com sua agenda Além do Petróleo; a Toyota fez investimentos substanciais em carros híbridos; a Tesco planeja rotular seus produtos para mostrar quanto dióxido de carbono é emitido durante sua produção, transporte e consumo. br strategi 3

O que fazer para adquirir vantagem competitiva? Brief strategy O fato de essas empresas estarem fazendo mudanças sugere que já estão sob pressão de seus consumidores, ou que perceberam que podem ganhar uma vantagem competitiva. "Usinas nucleares são fontes de eletricidade totalmente livres de carbono, mas produzem lixo radioativo que precisa ser armazenado por milhares de anos. Óleo de palma e o cultivo de cana-de-açúcar para produção de biocombustíveis ameaçam o hábitat de espécies raras em algumas partes do mundo (como os orangotangos na Malásia)", de acordo com o Citibank O caminho à frente é repleto de incertezas sobre como os governos responderão. Uma tendência é o sistema europeu de comércio de emissões de carbono evoluir, se tornando um sistema global adotado pelos Estados Unidos, Índia e China. Executivos-chefes serão perguntados sobre suas estratégias de mudança climática com a mesma certeza com que foram perguntados sobre sua estratégia para Internet na virada do século. Nós podemos esperar o surgimento de fundos para mudança climática e índices de mudança climática. br strategi 3

Qual é o estagio de todo este processo? Brief strategy O processo já está começando. Em fevereiro de 2007 a Ftse, a empresa de índice, anunciará que os grupos elegíveis para inclusão no índice FTSE4Good terão que atender critérios de mudança climática. Serão traçadas distinções entre aqueles que estão administrando a agenda de mudança climática de forma eficiente e aqueles que não. As empresas provavelmente não gostarão da perspectiva de serem afastadas do índice por não terem feito o suficiente. br strategi 3