Construindo uma identidade profissional

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Transcrição da apresentação:

Construindo uma identidade profissional O que é ser professor nos dias atuais?

3 áreas de atuação: Organizador e avaliador da experiência educacional Condutor da convivência social em sala de aula instrutor

Organizador Decide o que fazer com os conteúdos e escolhe os canais adequados para apresentá-los (com base na disposição de material didático e recursos tecnológicos) Decide os parâmetros de tempo para cada atividade e organiza os trabalhos em sala de aula: serão feitos em grupos ou individualmente; serão apresentados ou não; como serão avaliados avalia a eficácia do planejamento e da produção pedagógica

Condutor da convivência social Professor é responsável por motivar os alunos Tentar construir um ambiente favorável para o trabalho pedagógico Comentar e apoiar os alunos Papel legítimo para conduzir as discussões e dar ou não espaço de ação para os alunos

Instrutor Mediador do conhecimento que se pretenda desenvolver Orientar o processo de trabalho com os novos conteúdos Fazer perguntas que direcionem as produções e participação dos alunos manter o foco das discussões; sintetizar as contribuições; diagnosticar concepções errôneas ou distantes Trazer mais conteúdos e responder às dúvidas Coordene a distribuição e divisão de ações

Bibliografia ANDERSON, T. et al. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. JALN. 2001. Vol. 5.

Competência Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.

Competências Organizar e dirigir situações de aprendizagem Administrar a progressão das aprendizagens Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho Trabalhar em equipe

6. Participar da administração da escola 7. Informar e envolver os pais 8. Utilizar novas tecnologias 9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão 10. Administrar sua própria formação contínua

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem Conhecer conteúdos Trabalhar a partir das representações dos alunos, dos erros e dos obstáculos Construir e planejar seqüências didáticas Envolver os alunos em atividades de pesquisa e em projetos

2. Administrar a progressão das aprendizagens Conceber e administrar situações de aprendizagem ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos Observar e avaliar os alunos Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão

3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma Desenvolver a cooperação entre os alunos

4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação do saber, o sentido do trabalho escolar Desenvolver capacidades de auto-avaliação Instituir conselhos de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos

5. Trabalhar em equipe Elaborar projetos para equipes Dirigir grupos de trabalhos Conduzir reuniões

6. Participar da administração da escola Elaborar, negociar um projeto da instituição Administrar os recursos da escola Coordenar, preparar serviços internos como reuniões e eventos paraescolares, como associações de pais, ou cursos extras

7. Informar e envolver os pais Dirigir reuniões Fazer entrevista Envolver os pais na construção dos saberes

8. Utilizar novas tecnologias Utilizar novas ferramentas, como as multimídias Explorar as novas potencialidades didáticas em relação aos programas de ensino

9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão Prevenir a violência na escola Lutar contra os preconceitos Participar da criação de regras de vida comum Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentido de justiça

10. Administrar sua própria formação contínua Envolver-se em tarefas da ordem do ensino e/ou sistema educativo Estabelecer o próprio balanço de competências e seu próprio programa de formação contínua

Competências As competências não são saberes, mas mobilizam e integram recursos que permitem o desenvolvimento do saber Essas mobilizações só são permitidas em uma determinada situação, sendo cada situação singular O exercício dessas competências passa por operações mentais complexas, pois é preciso refletir e pensar As competências profissionais constroem-se, em formação, mas também ao sabor da navegação diária de um professor, de uma situação de trabalho á outra.

Bibliografia PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Philippe Perrenoud O sociólogo suíço é uma referência essencial para os educadores no Brasil Suas idéias são pioneiras sobre a profissionalização de professores e a avaliação de alunos Suas idéias estão na base dos Novos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Programa de Formação e Professores Alfabetizadores do MEC (PROFA), estabelecidos pelo MEC. Philippe Perrenoud é professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Genebra autor de vários títulos importantes na área de formação de professores, hoje considerados leitura obrigatória para os profissionais do ensino. Perrenoud é um dos educadores mais conhecidos por suas obras e por suas idéias pioneiras sobre a avaliação em sala de aula e sobre a profissionalização do professor.

Obras de Perrenoud Perrenoud, Ph. (1994) Práticas pedagógicas, profissão docente e formação : perspectivas sociológicas, Lisboa, D. Quixote. Perrenoud, Ph. (1995) Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar, Porto, Porto Editora. Perrenoud, Ph. (1999) Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens, Porto Alegre, Artmed Editora. Perrenoud, Ph. (1999) Construir as Competências desde a Escola, Porto Alegre, Artmed Editora. Perrenoud, Ph. (1999) Pedagogia Diferenciada, Porto Alegre, Artmed Editora. Perrenoud, Ph. (2000) Dez Novas Competências para Ensinar, Porto Alegre, Artmed Editora.