PPP-PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
Advertisements

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS NA SEGURANÇA DO TRABALHO
Evento Sindimadeira 2004 PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
PPP PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO Paulo Gonzaga
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO E A PREVIDÊNCIA SOCIAL
Perfil Profissiográfico Previdenciário
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
INSTRUÇÃO NORMATIVA INSSDC No 84 DE 17/12/2002.
CURSO DE P Ó S GRADUA Ç ÃO EM ENGENHARIA DE SEGURAN Ç A DO TRABALHO
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE
Contestação do NTEP.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
REFLEXÕES SOBRE O MODO DE PENSAR A EXPOSIÇÃO DOS TRABALHADORES AOS AGENTES AMBIENTAIS E A APOSENTADORIA ESPECIAL 2006 CRISTIANE QUEIROZ BARBEIRO LIMA.
PREVIDENCIA SOCIAL NOVOS PROCEDIMENTOS - MP 83
PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA GUARDAS MUNICIPAIS.
Moacir Ap. M. Pereira OAB SP
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO - PPP Christina Pila Advogada
PCMSO, PPRA, PCMAT: ENTENDENDO A LEGISLAÇÃO PARA MELHOR PROTEGER O TRABALHADOR. Christina Pila Advogada.
Ministério da Previdência Social e o INSS
Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho
MPS - Ministério da Previdência Social
Como navegar nessa onda!!!
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
O INSS E AS APOSENTADORIAS. O INSS E AS APOSENTADORIAS.JANEIRO/2008 PREVIDÊNCIA SOCIAL.
FÓRUM SOBRE APOSENTADORIA DOS CIRURGIÕES DENTISTAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES SEMANA DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 13/11/2008.
ASPECTOS CONTROVERSOS E ATUAIS DA APOSENTADORIA ESPECIAL
Perfil Profissiográfico Previdenciário
ATUALIZAÇÃO PARA TÉCNICOS DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
OBJETIVO DA EMPRESA A SMS Assessoria Ltda., é uma empresa que presta serviços de Consultoria na área de Segurança e Medicina do Trabalho. A empresa foi.
ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA
Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo Sub-sede Baixada Santista Rua São Paulo nº24/25 CEP Vila Belmiro -
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
- PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
Programa de controle médico de saúde ocupacional PCMSO – NR 7
O Engenheiro Eletricista e o Direito à Aposentadoria Especial
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO - PPP
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
LT CAT Enfª do trabalho Jamilie Sena.
LTCAT Laudo técnico de condições ambientais de trabalho
Condutas Técnicas em Saúde Auditiva do Trabalhador
Segurança do Trabalho no Ordenamento Jurídico Brasileiro
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
CAIO EDUARDO MACCARI FORMIGONI FRANCINE IATSKI DE LIMA LISSA OKAMURA NICOLE SCREMIN MUNHOZ TIAGO AUGUSTO FAUST ZEN Universidade Tecnológica Federal do.
APRENDA COMO FAZER Laudo Técnico Perfil Profissiográfico Previdenciário Formulário DIRBEN-8030 Custeio da Aposentadoria Especial Jaques Sherique Eng.
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
NÚCLEO DA PROMOÇÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL - NPSO
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
NÚCLEO DA PROMOÇÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL - NPSO
Rotinas de Departamento de Pessoal
Legislação Previdenciária e Social
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
AULA 2015 Direito Previdenciário
PPP NA CHESF UMA PRÁTICA QUE DEU CERTO
Aposentadoria Especial
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO - PPP
Aposentadoria Especial
Arnaldo Moreira. eSocial: Programas de medicina e segurança do trabalho: O que é preciso adequar?
Benefícios Acidentários e Aposentadorias Especiais custeados pelo Seguro contra Acidentes de Trabalho.
NORMA REGULAMENTADORA 09
Qual a finalidades do PPP ?
CURSO PODIUM ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACILITADOR: MÁRIO FERRARI ENGENHEIRO CIVIL, ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, MESTRADO EM GERENCIAMENTO.
 Constituição de Comissão de Estudo para regulamentar no âmbito do Poder Executivo a apresentação e atualização anual da Declaração de Bens e Valores.
Segurança ocupacional Carlos Alberto Daniel Antonelo Pedro Celso Ricardo Nene.
Transcrição da apresentação:

PPP-PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

PPP-O QUE É O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa

PPP O formulário deve ser preenchido pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física (origem da concessão de aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de contribuição). Além disso, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, de acordo com Norma Regulamentadora nº 9 da Portaria nº 3.214/78 do MTE, também devem preencher o PPP.

PPP O PPP deve ser preenchido para a comprovação da efetiva exposição dos empregados a agentes nocivos, para o conhecimento de todos os ambientes e para o controle da saúde ocupacional de todos os trabalhadores.

Onde se obtém as informações necessárias para preenchimento do PPP ? R: As informações devem ser extraídas do Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), este último no caso de empresas de mineração.

Quem está obrigado a fazer o PPP ? R: A elaboração e atualização do PPP é obrigatória para todos os empregadores, bem como sua entrega ao trabalhador na ocasião da rescisão do contrato de trabalho. O formulário deve ser assinado pelo representante legal da empresa com a indicação dos responsáveis técnicos pelo PCMSO e LTCAT.

O PPP é mais um documento que deverá ser apresentado à fiscalização do INSS ? R: Ele deve estar disponível para a fiscalização, mas ele é mais que isso. O PPP substitui, a partir de 01/01/2004, o formulário DIRBEN 8030 (antigo SB-40). Ele não é um formulário a mais, ele concentra todas as informações do laudo técnico e dos formulários antigos.

O PPP deve ser feito apenas para trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde ? R: Por enquanto sim. A empresa deve elaborar e manter atualizado o PPP para todos os trabalhadores expostos a agentes nocivos e fornecer cópia autêntica do documento ao trabalhador na ocasião da rescisão do contrato de trabalho

Qual a relação de agentes nocivos à saúde capaz de gerar direito à aposentadoria especial ? R: A relação de agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saude ou à integridade física, considerados para fins de concessão de aposentadoria especial, consta do Anexo IV do Regulamento da Previdência Social ( Decreto 3.048/99 )

Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho é um laudo conclusivo elaborado por um engenheiro ou médico do trabalho, que tem a finalidade de explicar as condições do ambiente de trabalho, mostrando todos os agentes (químicos, físicos e biológicos), que causem prejuízo a saúde do trabalhador em cada ocupação.

Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT Este Laudo identifica quais são as atividades insalubres da empresa, para comprovar e informar a atividade exercida sob condições especiais nos formulários do perfil profissiográfico previdenciário, exigida pelo INSS, para fins do requerimento das aposentadorias especiais.

O que deve conter o LTCAT ? O LTCAT deverá conter as informações detalhadas, solicitadas pela IN-DC-79 do INSS / MPAS. A empresa que não mantiver o Laudo Técnico atualizado com referência aos agentes nocivos, ou emitir documentos em desacordo com o respectivo laudo, estará sujeita a PENALIDADE prevista no Art. 133 da Lei 8.213 de 1991.

Quem é o responsável técnico pelo LTCAT ? O LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, por determinação expressa da legislação previdenciária, deve ser expedido por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho.

Qual a diferença entre o LTCAT e o PPRA ? O LTCAT, como o nome diz, é um laudo técnico, isto é, um documento que retrata as condições do ambiente de trabalho de acordo com as avaliações dos riscos, concluindo sobre a caracterização da atividade como especial. O PPRA, por sua vez, é um programa de ação contínua, não é apenas um documento. O LTCAT pode ser um dos documentos que integram as ações do PPRA. O PPRA é uma exigência da legislação trabalhista (Norma Regulamentadora nº 9) e o LTCAT da legislação previdenciária.