dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – Prof. Artur Motta
Advertisements

A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE Prof. Artur Motta.
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
A Gestão, da sala de aula à comunidade educativa.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Diante a Era Tecnológica.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
A Educação Mediada pela Tecnologia
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
Marcos Alexandre Barros
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA VISÃO DE
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Educação no contexto do Trabalho
Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa:
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Ivoti.
Coração Eucarístico A ficção nos ajudando a discutir a nossa realidade
Licenciatura em Pedagogia a Distância
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Portfólio de Estágio Supervisionado
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PSICOPEDAGOGIA E ESCOLA Gávea, Rio de Janeiro, 24 de maio de 2012
Orientação Educacional
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Recordando alguns pontos da aula passada...
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
O que é ensinar história?
Que relação pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil?
A Função do Professor Articulador
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Gerenciamento de Sala de Aula
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Planejando aulas para a geração Y
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
ENCONTRO DE EDUCADORES Macacu, 5 de janeiro de 2013
Roteiro de observação de estágio
Projeto Institucional das escolas Salesianas
As “Antigas” e as “Novas” tarefas da Gestão Escolar
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
GESTÃO DO CONHECIMENTO
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Construindo a cultura educacional inclusiva
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
O uso das tecnologias na escola
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Transcrição da apresentação:

dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar? Prof. Artur Motta www.arturmotta.com arturmotta@gmail.com Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?

Todo Ponto de vista é a vista de um ponto. L. Boff

Especialista em Tecnologia Meu “ponto de vista” Especialista em Tecnologia Sala de Aula Gestão Escolar Estudos Acadêmicos

Deixar-se provocar pela REALIDADE + VOCARE Frente Chamar AÇÃO INTENCIONAL

AÇÃO INTENCIONAL EXIGE... Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que fazer para chegar lá.

Saber onde se quer chegar (LDB) Pleno desenvolvimento Formação da Cidadania Mundo do Trabalho

Saber onde se quer chegar Revela-se na APRENDIZAGEM ESCOLAR de CONTEÚDOS de PROCEDIMENTOS de ATITUDES

PRÓPRIOS DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CADA INSTITUIÇÃO

AÇÃO INTENCIONAL EXIGE... Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que fazer para chegar lá.

Saber onde se está... REALIDADE

Saber onde se está... Alunos Famílias Educadores Sociedade QUAL É A REALIDADE DA MINHA ESCOLA? Comunidade

A REALIDADE NA QUAL NOS MOVEMOS E SOMOS

A REALIDADE NA QUAL NOS MOVEMOS E SOMOS

Saber onde se está... NUM MUNDO DIFERENTE

O professor e sua relação com as tecnologias emergentes

O professor e sua relação com as tecnologias emergentes

O professor e sua relação com as tecnologias emergentes

AÇÃO INTENCIONAL EXIGE... Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que FAZER para chegar lá.

Em nosso caso, o FAZER é da Escola ... ...e, para isso, ela precisa estar inserida na REALIDADE

Onde começam nossas dificuldades para enfrentar tudo isso COMO ESCOLA? Começa na própria CONCEPÇÃO DE ESCOLA com a qual trabalhamos

Modelos Cartesianos Modelos Sistêmicos Cultura Gutenberg Cultura Net

Espaço das TROCAS DE SABERES da Comunidade A Escola-Mesa (Pierre Babin) Espaço das TROCAS DE SABERES da Comunidade

Uma lição das lutas marciais... (ou aparentemente contrária...) Usar a força contrária (ou aparentemente contrária...) a nosso favor

Ajuda informal dos Alunos Participação da Comunidade Aceitar Contribuição dos Pais Acolher Ajuda informal dos Alunos Participação da Comunidade

Transformar tudo isso num PROJETO DE TRABALHO Que traga RESULTADOS CONCRETOS buscados com INTENCIONALIDADE

Os ALUNOS devem aprender Plano de aula O QUÊ Objetivos Conteúdo Recursos Estratégias Avaliação QUANDO COMO Os ALUNOS devem aprender

Nós, PROFESSORES, devemos aprender O QUÊ Nós, PROFESSORES, devemos aprender QUANDO COMO

O que nós, PROFESSORES, devemos aprender TAREFA PESSOAL Constitutiva da identidade profissional

O que nós, PROFESSORES, devemos aprender TAREFA DA ESCOLA Constitutiva da responsabilidade social institucional

como e quando, para melhor respondermos INDIVIDUAL e COLETIVAMENTE Desafio aos EDUCADORES PLANEJAMENTO Conteúdo Cronograma Metodologia Recursos Avaliação O quê? Quando? Como? Resultados? O que nós, EDUCADORES, precisamos aprender, como e quando, para melhor respondermos INDIVIDUAL e COLETIVAMENTE às necessidades ATUAIS e FUTURAS dos Alunos?

Não se trata de “E”, mas de “PORQUÊ”: Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar? Não se trata de “E”, mas de “PORQUÊ”: a dificuldade de ensinar está radicalmente ligada à dificuldade de aprender!

dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar? Prof. Artur Motta www.arturmotta.com arturmotta@gmail.com Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?