RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPOSTA PARA O PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO PARPA II
Advertisements

APRESENTAÇÃO SOBE A COMUNIDADE VIRTUAL DE CÚPULAS (CVC)
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
F ÓRUM N ACIONAL DE S ECRETARIAS DO T RABALHO C URITIBA, 12 E 13 DE SETEMBRO DE 2013 A Câmara Federal em Defesa da Rede SINE.
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
A Gestão Social pode ser vista como...
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Nome do Município data. Nome do Município data.
1ª Consocial Informações Gerais.
Secretário Nacional de Juventude
Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação. Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Ministério da Cultura.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
Década de Ação pela Segurança no Trânsito
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
Fabiano André Vergani
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Centro de Excelência em Águas- HidroEx

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Brasília, 28 de agosto de Pacto Global das Nações Unidas Lançado em 2000 Maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo Mais de 12 mil signatários,
FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO para paz e desenvolvimento sustentável
Controle Social.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
CNM Internacional CNM INTERNACIONAL Abril / 2006 – Nova diretoria da CNM decide ampliar a atuação na área internacional. Maio / 2006 – CNM apóia o evento.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
4º Inquérito Nacional de Responsabilidade Mútua na Prestação de Contas para o Fórum de Cooperação para o Desenvolvimento.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
16 A 19 DE MAIO DE 2016 JARAGU Á DO SUL - SC. Saneamento Básico: um direito de todos. “A visão dos trabalhadores sobre o acesso ao saneamento no Brasil”
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Transcrição da apresentação:

RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 6o Fórum Mundial da Água Março de 2012, Marselha/França Prof. Benedito Braga Presidente do Comitê Internacional do 6º Fórum Vice-Presidente do Conselho Mundial da Água

O CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Organização internacional criada em 1995 com sede em Marselha na França. Instrumento da comunidade internacional da água que representa os stakeholders e setores que atuam no tema Congrega cerca de 400 organizações em cerca de 70 países Think-Tank para política de recursos hídricos a nível mundial Organiza, a cada 3 anos, o Fórum Mundial da Água conjuntamente com o governo do país e a cidade anfitriã: Marrakesh em 1997 Istambul em 2009 Haia em 2000 Quioto em 2003 México em 2006

O CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 O maior encontro mundial sobre água Objetivos: Reunir todos os stakeholders do setor para discutir questões afetas à gestão da água e ao acesso à água potável e saneamento Formular propostas concretas e facilitar a elaboração/implementação de ações e de soluções Promover um engajamento político concreto e duradouro Um local de debate e de intercâmbio para discussão de questões afetas à melhoria do acesso a água Um espaço aberto e construtivo

ISTAMBUL EM NÚMEROS AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Mais de 25 000 participantes 192 países representados 1300 participantes no processo político 106 sessões preparadas por mais de 400 organizações 150 eventos paralelos Mais de 1000 jornalistas creditados 135 crianças e 200 jovens representando cerca de 20 países 1000 participantes patrocinados

O 6o FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Em Marselha/França, Março de 2012 Organizadores: A França, representada pelo Ministério das Relações Exteriores (MAEE), pelo Ministério de Ecologia, Energia, Desenvolvimento Sustentável e Meio Marinho (MEEDM) e pela Prefeitura de Marselha O Conselho Mundial da Água A França e Marselha Um engajamento politico forte Uma candidatura que mobilizou todas as esferas de governo (local a nacional) Competências e cultura da água a serem valorizadas Um forte compromisso para agregar todos os atores e promover ações concretas

UM FÓRUM PRIVILEGIANDO SOLUÇÕES AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Privilegiando ações práticas e não discussões e abordagens teóricas Promovendo o engajamento concreto e duradouro para a implementação de um mecanismo de acompanhamento Buscando uma ampla participação Fortalecendo o programa político Propiciando uma mobilização participativa com um espirito harmônico e de integração

UM FÓRUM PRIVILEGIANDO SOLUÇÕES AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Exemplos de soluções preconizadas: Os governos entram em acordo para iniciar um processo intergovernamental sobre água e elaboram uma resolução neste sentido para a reunião Rio+20 1000 escolas da África com saneamento básico Criação de um «Parlamento Mundial da Água» 100 bolsas de estudo «Inovação para Água» disponibilizadas para estudantes do mundo inteiro 1000 cidades aderem ao Pacto de Istambul para Água; Uma parceria específica entre Durban/África do Sul e Marselha favorecerá a promoção de sua implementação

UM FÓRUM DEFENDENDO A CAUSA DA ÁGUA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 As soluções contemplam aspectos políticos e são o resultado de um diálogo entre: Governos Parlamentares Autoridades locais Organizações intergovernamentais/ Nações Unidas ONGs / sociedade civil / usuários Entidades de classe/ academia / especialistas Setor público e privado

UM FÓRUM CRIATIVO AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Um processo regional intensificado Um processo temático participativo e aberto Um processo politico fortalecido Um processo «local» para um Fórum participativo, com um espirito de harmonia e de ampla participação O processo preparatório buscará : Elaborar e promover soluções concretas Favorecer o diálogo e a ampla participação Privilegiar compromissos políticos a discursos técnicos

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Comitê Nacional Conselho Mundial da Água Comitê Internacional do Fórum Comissão do processo político Comissão do processo regional Comissão do processo temático Comissão do processo local Secretariado do 6o Fórum

PRÓXIMOS PASSOS AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 Abril de 2010: instalação da estrutura organizacional Instalação do Comitê Internacional do Fórum Assembléia Geral constituída Eleição do Conselho de Administração paritário entre a França/Marselha e o Conselho Mundial da Água Instalação das comissões especializadas Criação do Comitê Nacional Recrutamento do Diretor Executivo para chefiar o Secretariado sediado em Marselha

PRÓXIMOS PASSOS AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 A reunião de lançamento do Fórum chamada de « Kick-off meeting » tem como objetivos: Lançar oficialmente o processo de preparação e convidar todos os stakeholders interessados para participar e contribuir de forma ativa Apresentar o conceito norteador do Fórum e recolher sugestões dos participantes sobre a sua definição e implementação Destacar e ampliar o grau de envolvimento político do país e da cidade anfitriã, além da comunidade internacional

RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - BRASÍLIA, 28 de MARÇO de 2010 OBRIGADO PELA ATENÇÃO!