Conversando sobre Negócios no Turismo Rural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Património e Economia João Bonifácio Serra
Advertisements

Desenvolvimento Local & Territórios
Estudo de Caso: Ibitinga
Por: Ana Paula Zeverino
Ver Vendo Otto Lara Resende
Definição do sector de Touring
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Prof. Ms. Vagner Custódio
O que se passa? O adolescente e a passagem para o Ensino Médio
A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
O PROJETO É um projeto de marketing de destino para incentivar o turismo de lazer de Pernambuco, desenvolvido a partir dos estudos mostrados no planejamento.
Encostas da Serra Geral
PARQUE DA ÁGUA BRANCA – SÃO PAULO/SP
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
ABAV-RR e ICCABAV Parte 3: Turismo Rural Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado.
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
FUNDAMENTOS DO TURISMO 1
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
ECONOMIA CRIATIVA. ECONOMIA CRIATIVA O conceito de cidade criativa ainda está em processo de formulação e seu entendimento passa pela releitura dos.
OPERADORA Aula 05.
Desafios para o Turismo em Meio Rural Novas oportunidades – novas competências Palmela, 7 de Novembro de 2012.
O Início de um novo negócio
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
O lazer, a educação e o Programa Segundo Tempo
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Plano Estratégico Regional de Turismo
Briefing Cacau Show Aluna Thalita Elias 1 PP.
Módulo I: Revisão de conceitos e temáticas nucleares
Desenvolvimento Comunitário
Comercialização de Produtos e Serviços de TI
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Seguro Vida Empresarial Centauro
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
Empreendedorismo pode ser aprendido
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
CULTURA NOSSO ESPAÇO EM COMUM
3ª Oficina de Turismo Sustentável Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte de São Paulo Fevereiro de 2012 Demandas.
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
TURISMO RURAL BRASIL.
CONCEITOS TURISMO.
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
CLIENTE SEBRAE-MG CASE INSTITUCIONAL Feira do Empreendedor 2010.
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
Segmentação em Turismo (Mtur)
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
FOCO DO PROGRAMA MEU EVENTO SEGURO
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Especificações Técnicas
Programa BH Negócios Setorial Encadeamento Empresarial Territorial Principais Eixos de Atuação Tornar Belo Horizonte e sua região metropolitana a melhor.
MEIOS DE HOSPEDAGEM MEIOS DE ALIMENTAÇÃO AGÊNCIAS DE VIAGEM ARTESÃOS RECURSOS E ATRATIVOS TURÍSTICOS PUBLICOS E PRIVADOS.
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Espanha – maior destino de turismo rural mundial.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Educar paro o Lazer X Lazer para Educar
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
Segmentação e Posicionamento no Mercado de Agências de Turismo Profa. Dra. Debora C. Braga 2014.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
Transcrição da apresentação:

Conversando sobre Negócios no Turismo Rural para viver um Turismo de experiências 7ª. FEIRATUR – 13 e 14 de agosto de 2010 - Valéria Barros

Diferença Conceitual entre Turistas e Viajantes • Conhecimento relativizado da cultura local • Imersão, vivência, experiência, qualidade • Autenticidade dos lugares e culturas, realidade da população local, cotidiano Turista • Visão estereotipada da cultura local • Distanciamento, registro fotográfico, quantidade • Consumo dos pontos turísticos e das culturas “para turista ver” Fonte : John Urry, “O olhar do Turista. Lazer e Viagens nas Sociedades Contemporâneas”

Estudo qualitativo sobre Comportamentos de Consumo e expêriencias memoráveis- 2009 - Griphon Idade entre 35 e 50 anos • Classe social A ou B • Nível superior • Ter hábito de viajar a lazer pelo menos uma vez por ano • Ter viajado para fora do Estado de origem nos últimos 6 meses • Objetivo principal da viagem não estar atrelado a descanso – Heavy Users Mercados emissores – SP/POA/BSB

Estudo qualitativo sobre Comportamentos de Consumo e expêriencias memoráveis- 2009 - IMB /MTUR/Sebrrae Turistas ou viajantes? São Paulo * Predominância de “viajantes” • Interação com os nativos • Construção de vínculos com lugares e pessoas • Valorização do conhecimento de informantes locais • Valorização de lugares “não-turísticos” * “Cosmopolitas” • Colecionadores de culturas • Relativização de seus costumes e valores • Rápida adaptação à cultura local

Identidade e Comportamentos de Consumo Motivações São Paulo * Viajam para: • “Desligar de tudo” = Sair da estrutura • “Conhecer lugares” = Ampliar universo • “Conhecer outras culturas” = Aprender, crescer • “Adquirir ‘Cultura’” = Erudição (história, artes, teatro, etc.) • “Aproveitar ao máximo” = Diversão (“night”) • “Tirar férias dos filhos” = Cuidar de si • “Mostrar para os filhos” = Passar o legado • “Ter aventuras”, praticar esportes = Explorar

Para viver uma Experiência “diferente” é preciso ter um olhar diferente

O que são Experiências Memoráveis ? São Paulo • Retorno ao passado: – Fazer vinho “como os italianos faziam” em Bento Gonçalves – Estar onde os grandes filósofos estiveram (Partenon, Grécia) – Mistério e retorno ao passado em Vinhedos/SP – Aula de história em Minas Gerais • Exotização do diferente e aprendizado cultural (relativização): – Lição de vida do Ermitão de Garopaba – Tourada na Espanha – Simplicidade e familiaridade do cotidiano na Rocinha (comércio, artesanato, escola...) – Boi Bumbá, no nordeste

Experiências Memoráveis São Paulo • Participação ativa na cultura (autenticidade): – Aprender a fazer chocolate em Gramado – Visitar vinícolas e depois fazer vinho em Bento Gonçalves – Dançar e beber com ciganos em São Tomé das Letras • Curtas “escapadas” para o interior do próprio estado: – Turismo rural em Gomeral com noite em Campos do Jordão – Montanhas em Guaraparema – Conhecimento da própria história em Serra Azul

Refletindo com empreendedores Rurais Meu negócio tem produtos “diferenciados” para atrair turistas? Como ele está posicionado no Mercado? Há perfil claro de público que desejo alcançar?

Refletindo com empreendedores rurais Há capacitação Adequada? Parcerias locais Estabelecidas ? A comunidade está envolvida ?

COMUNIDADE... Hospitalidade Diversidade Receptividade Investimento Criatividade Confiança Interesse Riqueza Alegria Envolvimento Generosidade Empreendedorismo

Vários são os Caminhos... Investimento no Turismo Receptivo Atender as expectativas dos indivíduos que adquiriram o produto turístico

Estimular competências e habilidades para o planejamento, organização e desenvolvimento de novas atividades locais

Comidas, Bebidas, Tematização Mimos

Valorização de tradições, hábitos, elementos culturais do Lugar

Desenvolvendo Destinos A venda de produtos com a “cara local”

Desenvolvimento de Destinos A importância da cadeia produtiva do turismo local, como fonte de trabalho, renda , integração e desenvolvimento do destino.

Tantos desafios ... Fortalecer roteiros regionais Integrados; Marcas culturais Territoriais; Consolidar os segmentos prioritários Escolhidos; Integrar gastronomia, artesania e identidadecultural do Roteiro; Implementação de práticas da economia da Experiência e Redes Empresariais ; Crescente diversificação da oferta turística. Fortalecer a GOVERNANÇA

Muito agradecida ! Valeria.barros@sebrae.com.br 61 33487209