Formação Política Hoje

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO: Tem como eixos manter a unidade de ação, orgânica e política do partido. UNIDADE PARTIDÁRIA UNIDADE DE AÇÃO UNIDADE POLÍTICA UNIDADE ORGÂNICA.
Advertisements

Secretaria de Gestão Balanço do Ano Nacional da Gestão Pública
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
"INDICADORES DE PERFORMANCE DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO" Ivan Hecke Pereira 18 de junho.
Por uma Política Efetiva sobre o Álcool Bebidas alcoólicas não deveriam ser consideradas como um bem de consumo qualquer, mas sim como algo que causa problemas.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
1.A abstenção nas europeias deve-se a ? 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 Inf Deb Cidad Port.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Qualidade da Política Pública Apresentação para o seminário: Agenda Nacional de Gestão Pública Ciro Biderman Dezembro, 2009.
Uma Ideologia Progressista
COMITÊS 2011 / 2012
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Tudo Começou em na Expogestão com o Lançamento do Projeto Voz Única – Facisc. Em Nas eleições para governador a ACIOC elaborou o Voz.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Teoria e Técnica de Publicidade e Propaganda
PLENÁRIA FINAL.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Cristina Helena Almeida de Carvalho
Floriano de Azevedo Marques Neto
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS DO BRASIL, SEUS PROCESSOS ORÇAMENTÁRIOS E SUAS PRINCIPAIS POLÍTICAS PÚBLICAS Paulo Bernardo Silva Ministro do.
CIKI 2011 Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação Florianópolis, 16, 17 e 18 de Novembro/2011 Choque de Conhecimento A Experiência de São Paulo.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
José Alberto Ribeiro Carvalho
Unidade de negócio Sustentabilidade. Unidade de negócio Sustentabilidade.
Apresentação do Brasil Elegemos a 1ª mulher presidenta do Brasil!
Planejamento PCdoB 2011.
Educação básica de qualidade para todos
Retrospectiva de 2009 e Expectativas para Cenário Externo Impacto da Crise no PIB e Comércio Mundial.
OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
SUGESTÃO DE PROJETO DE LEI DE INICIATIVA DAS INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE A REFORMA POLÍTICA A SER APRESENTADA NA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA.
Observação Eleitoral Internacional Jacques Drouin 8 de setembro de 2011.
Processos legislativos e hierarquias de lei CarlosNeder Carlos Neder ENCONTRO DE IMERSÃO NA LEGISLAÇÃO BÁSICA PARA OS CONSELHEIROS ESTADUAIS DE SAÚDE MODALIDADES.
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA Gustavo Loyola Tech Supply São Paulo (SP), 16/05/2006.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Tabelionato Fischer, colaboradores e familiares construindo um novo caminho para o desenvolvimento social.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo IV A.
Novembro de 2006 Orçamento e Reforma Política. 2 I - Crescimento, Investimentos e Situação Fiscal.
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
 .
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Francisco Carlos Teixeira Da Silva Laboratório de Estudos do Tempo Presente/UFRJ Pesquisador Titular do IUPERJ O QUE É E O QUE PODE A REFORMA POLÍTICA?
A democracia brasileira e suas contradições
SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FEDERAL Mesa: Como melhorar a relação da SPI e da SOF com os Setoriais de Planejamento e de Orçamento.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
Análise de conjuntura: o que representou 2013 e os desafios para 2014.
Transcrição da apresentação:

Formação Política Hoje Agosto – 2009

A origem das Fundações Partidárias Previsão na reforma eleitoral de 1965: resposta ao diagnóstico de fraqueza dos partidos políticos no Brasil. Modelo original como centro de estudos e divulgação ideológica. A experiência do Partido Liberal (PL).

O desafio das Fundações Partidárias Funcionar como centros efetivos de produção ideológica; Articulação real com a vida partidária; Centralizar as atividades de treinamento e formação de militantes

Por que apostar em formação política? É a melhor resposta institucional à evolução da democracia: custos crescentes, campanha permanente, mudança tecnológica. É o melhor caminho para a atualização da mensagem partidária. É o melhor processo de seleção e criação de novas lideranças.

Redução do custo de campanha Difusão de materiais de propaganda novas tecnologias políticas. Treinamento e formação de militantes para a gestão de atividades de campanha. Operação de atividades de “campanha permanente” Desenvolvimento da imagem partidária.

Mensagem partidária Elevação da institucionalização da vida partidária. Consolidação e divulgação da atividade parlamentar e executiva. Criação de multiplicadores sociais

Novos líderes A vigência da fidelidade partidária reduzirá a possibilidade de atração de lideranças. Os cursos de formação política concretizam o primeiro estágio de uma carreira política. A garantia de fidelidade futura é ampliada pelo treinamento ideológico.

Tecnologias Políticas Contratadas pelos Partidos Mala direta 27% Pesquisas 27% Produção de mídia 18% Arrecadação 15% Telemarketing 8% Registro de eleitores 7% Fonte: Thurber e Nelson. Priorizadas pelos Partidos Mala direta 19% Pesquisas 13% Arrecadação 11% Telemarketing 6% Registro de eleitores 5% Produção de mídia 3%

Experiência do Partido Progressista Formalização do processo de produção da propaganda institucional – horário eleitoral. Produção de cartilhas para os movimentos partidários. Organização dos sites do PP e da Fundação Milton Campos. Publicação e distribuição de manuais de campanha.

Projetos do Partido Progressista Criação de escolas de formação política: RS, GO. Desenvolvimento da WEB-TV. Ampliação das atividades da Central de Campanha, organizada em anos de eleição. Atualizar a ideologia partidária. Operação da campanha de filiação nacional.

Metas para um projeto de Formação Política Oferecer treinamento básico em tecnologias políticas de forma permanente aos militantes. Manter atividade de campo permanente, como a campanha de filiação. Consolidar e elevar o nível ideológico do treinamento dos candidatos progressistas.

A transição progressista (1985-1995) O fracasso das alternativas estatizantes e o sucesso da estabilização monetária A ascensão e queda da radicalização social A emergência do Brasil como potência internacional A dispersão do voto de centro direita

O momento progressista (1995-2010) O triunfo do modelo de capitalismo com Estado regulador. O governo Lula e o governo Obama. A necessidade de superar a política social do gasto público pela política da geração de emprego O fortalecimento do governo do Brasil na arena internacional

O que falta? Muito pouco – Há recursos, extensa base de filiados, o momento político é favorável, a opinião pública responde à mensagem progressista. É só ter vontade de fazer.