Formação Política Hoje Agosto – 2009
A origem das Fundações Partidárias Previsão na reforma eleitoral de 1965: resposta ao diagnóstico de fraqueza dos partidos políticos no Brasil. Modelo original como centro de estudos e divulgação ideológica. A experiência do Partido Liberal (PL).
O desafio das Fundações Partidárias Funcionar como centros efetivos de produção ideológica; Articulação real com a vida partidária; Centralizar as atividades de treinamento e formação de militantes
Por que apostar em formação política? É a melhor resposta institucional à evolução da democracia: custos crescentes, campanha permanente, mudança tecnológica. É o melhor caminho para a atualização da mensagem partidária. É o melhor processo de seleção e criação de novas lideranças.
Redução do custo de campanha Difusão de materiais de propaganda novas tecnologias políticas. Treinamento e formação de militantes para a gestão de atividades de campanha. Operação de atividades de “campanha permanente” Desenvolvimento da imagem partidária.
Mensagem partidária Elevação da institucionalização da vida partidária. Consolidação e divulgação da atividade parlamentar e executiva. Criação de multiplicadores sociais
Novos líderes A vigência da fidelidade partidária reduzirá a possibilidade de atração de lideranças. Os cursos de formação política concretizam o primeiro estágio de uma carreira política. A garantia de fidelidade futura é ampliada pelo treinamento ideológico.
Tecnologias Políticas Contratadas pelos Partidos Mala direta 27% Pesquisas 27% Produção de mídia 18% Arrecadação 15% Telemarketing 8% Registro de eleitores 7% Fonte: Thurber e Nelson. Priorizadas pelos Partidos Mala direta 19% Pesquisas 13% Arrecadação 11% Telemarketing 6% Registro de eleitores 5% Produção de mídia 3%
Experiência do Partido Progressista Formalização do processo de produção da propaganda institucional – horário eleitoral. Produção de cartilhas para os movimentos partidários. Organização dos sites do PP e da Fundação Milton Campos. Publicação e distribuição de manuais de campanha.
Projetos do Partido Progressista Criação de escolas de formação política: RS, GO. Desenvolvimento da WEB-TV. Ampliação das atividades da Central de Campanha, organizada em anos de eleição. Atualizar a ideologia partidária. Operação da campanha de filiação nacional.
Metas para um projeto de Formação Política Oferecer treinamento básico em tecnologias políticas de forma permanente aos militantes. Manter atividade de campo permanente, como a campanha de filiação. Consolidar e elevar o nível ideológico do treinamento dos candidatos progressistas.
A transição progressista (1985-1995) O fracasso das alternativas estatizantes e o sucesso da estabilização monetária A ascensão e queda da radicalização social A emergência do Brasil como potência internacional A dispersão do voto de centro direita
O momento progressista (1995-2010) O triunfo do modelo de capitalismo com Estado regulador. O governo Lula e o governo Obama. A necessidade de superar a política social do gasto público pela política da geração de emprego O fortalecimento do governo do Brasil na arena internacional
O que falta? Muito pouco – Há recursos, extensa base de filiados, o momento político é favorável, a opinião pública responde à mensagem progressista. É só ter vontade de fazer.