Cidade Educadora, Cidade Saudável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
EDUFARURAL EDUCAÇÃO FAMILIAR RURAL
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Memória Viva.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
A importância da jovem liderança empreendedora
SENARS Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Construindo o futuro do seu filho!
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Conferência Municipal de Educação
Sala de Recursos Multifuncionais
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Apresentação do Programa “Ação Saudável”
Como desenvolver uma gestão empreendedora? Desafios e possibilidades Princípios para uma escola eficaz Por: Cristiane M. C. Rios.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Projeto Político Pedagógico
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
CAT.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
Transcrição da apresentação:

Cidade Educadora, Cidade Saudável

Sorocaba Número de Habitantes: 565.180 Área Total: 456 km² Urbana: 249,2 km² Rural: 206,8 km² Densidade Demográfica: 1211 hab./km² Localização: A cidade de Sorocaba está localizada na região sudoeste do Estado de São Paulo, a 96km de distância da capital – São Paulo.

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável Pista de Caminhada Ciclovia Sabe-Tudo

Secretaria Municipal da Educação Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável Secretaria Municipal da Educação Número de Escolas Educação Infantil: 84 Ensino Fundamental: 33 Número de Alunos Educação Infantil: 19.565 Ensino Fundamental: 22.936 Ensino Médio: 1.242 EJA: 1.434

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável Visão Ser reconhecida nacionalmente como uma organização promotora de excelência educacional, centrada no desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais, possibilitando a construção de cidadãos autônomos para o exercício de uma cidadania plena em uma Cidade Educadora. Missão A missão da Secretaria da Educação de Sorocaba é assessorar, coordenar e avaliar administrativa e pedagogicamente as Unidades Escolares, definindo diretrizes e estratégias que favorecem o desenvolvimento dos alunos para se tornarem cidadãos plenos.

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável Finalidade Educação de qualidade para todos. Valores Educação centrada na aprendizagem Visão sistêmica Liderança visionária Responsabilidade pública e cidadania Valorização de professores, funcionários e parceiros Inovação

PEDAGOGIA EMPRENDEDORA na Educação Básica Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável PEDAGOGIA EMPRENDEDORA na Educação Básica EMPREENDENDO A PRÓPRIA VIDA ...

tem como alvo não só o indivíduo, mas a comunidade Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável O QUE É ? Proposta de educação comprometida com o desenvolvimento local sustentável: tem como alvo não só o indivíduo, mas a comunidade

Exercício da coletividade e da cidadania Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável POR QUÊ? Despertar a cultura empreendedora no aluno levando-o a: -observar e refletir sobre a sua realidade -buscar a melhoria dessa realidade Exercício da coletividade e da cidadania

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável PARA QUÊ ? Libertar o empreendedor aprisionado pela natureza de suas relações ( escola, família, etc ) Crianças não sufocar Jovens e Adultos libertar Elaborar um plano de vida que valorize e respeite a origem e identidade

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável PARA QUÊ ? Desenvolver uma forma de ser e não apenas de fazer. Empreender a própria vida, independente da área de atuação que escolher ( artista, profissional liberal, funcionário público ...) Desenvolver competências diversas: Organização Análise crítica de informações Resolução de problemas Participação comunitária

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA Ocorre através da organização da comunidade de forma menos hierarquizada e com a adoção de relações em rede

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável PARA QUEM ? Alunos (dos 4 aos 17 anos) Educadores Comunidade

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável QUANDO ? 2º semestre de 2005 Lideranças do município Equipe da Secretaria da Educação 1º semestre de 2006 Equipe das Escolas 2º semestre de 2006 Alunos e Comunidade

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável METODOLOGIA Abordagem humanista que elege como tema central a preparação do indivíduo para participar ativamente da construção do desenvolvimento social, com vistas a melhoria de vida da população e eliminação da exclusão social.

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável METODOLOGIA Utiliza o professor da própria instituição, que conhece a cultura da casa, dos alunos e do meio ambiente onde a unidade está inserida; Dinamiza conhecimentos já dominados pelo professor; Viabiliza a recriação pelo professor na sua aplicação, respeitando as culturas: da comunidade, alunos, instituição e o próprio professor; Incentiva a participação da comunidade como educadora e educanda Considera a escola como uma das principais referências da comunidade Estimula a construção de um empreendedorismo capaz de gerar e distribuir renda, conhecimento e poder

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável METODOLOGIA Atividades -Palestra de sensibilização -Seminário de Transferência de Metodologia para Educadores de Educação Básica -Seminários de Formação de Multiplicadores e Gestores

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável METODOLOGIA Material Didático Para o professor(apoio): -Livro “Pedagogia Empreendedora” -Cadernos de exercício Para os alunos: Mapa dos sonhos

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável METODOLOGIA Mapa dos Sonhos Definir seu sonho (o que quer ser ou fazer) Gerar os conhecimentos necessários para realizá-lo com ÉTICA.

Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável Aprender a Empreender QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO (UNESCO) Aprender a ser (Conceito de si) Aprender a fazer (Energia e liderança) Aprender a Empreender Aprender a conhecer (Conhecimento do setor) Aprender a conviver (Rede de relações)

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável PEDAGOGIA EMPREENDEDORA É um dos meios para concretização de um sonho SOROCABA CIDADE SAUDÁVEL CIDADE EDUCADORA Maria Teresinha Del Cistia Secretária da Educação Valderez Luci Moreira Vieira Soares Supervisor de Ensino

Cidade Educadora, Cidade Saudável Sorocaba Cidade Educadora, Cidade Saudável “A tarefa da educação empreendedora é principalmente fortalecer os valores empreendedores na sociedade. É dar sinalização positiva para capacidade individual e coletiva de gerar valores para toda comunidade, a capacidade de inovar, de ser autônomo, de buscar a sustentabilidade, de ser protagonista.” Fernando Dolabela