COMITÊ TEMÁTICO MBC REDE DE COMPETITIVIDADE Ricardo Motta Coordenador do Comitê Brasília, 05 de abril de 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Advertisements

43ª Reunião do Fórum Nacional de QPC 38ª Reunião do ConPI/MBC Seminário em Busca da Excelência/ FNQ 19 e 20 de agosto de 2008 Campo Grande / MS.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
MOVIMENTO COMPETITIVO SERGIPE Fórum de QPC – SP – 29 de março 2006 Fórum de QPC – SP – 29 de março 2006.
Encontro de Líderes dos PEQPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
A Gestão Social pode ser vista como...
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Apresentação do Projeto
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
COMITÊ TÉCNICO SETORIAL
COMITÊ TEMÁTICO MBC REDE DE COMPETITIVIDADE Ricardo Motta Coordenador do Comitê Sexta Reunião São Paulo, 01 de dezembro de 2006.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico Fórum QPC 29 de março de de março de 2006.
Planejamento Estratégico
Plano de Comunicação e Marketing
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
1 Processo de gestão estratégica no MBC
PLANEJAMENTO INTEGRADO LEVANTAMENTO DE ATIVOS DEMANDAS PRIORITÁRIAS
Planejamento Estratégico do PGQP
Indicadores Revisão segundo reunião de 23-01
Planejamento Estratégico
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
1 Processo de gestão estratégica no MBC
22ª Reunião do ConPI 27 de setembro de 2005 NATURA – SÃO PAULO/SP
Identificação de Demandas Prioritárias Para Atuação da Rede Nacional de QP&C Qualidade, Produtividade e Competitividade Integração e Sinergia Rio de Janeiro,
Movimento Brasil Competitivo
COMITÊ TEMÁTICO MBC REDE DE COMPETITIVIDADE Ricardo Motta Coordenador do Comitê Quinta Reunião São Paulo, 05 de outubro de 2006.
COMITÊ TEMÁTICO MBC REDE DE COMPETITIVIDADE Ricardo Motta Coordenador do Comitê
COMITÊS 2011 / 2012
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Missão e Visão Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Missão.
Qualidade de Vida da População
Fórum QPC 12/06/2008. CONSTRUÇÃO DO SONHO Governança Mobilização Capacitação Reconhecimento.
Movimento Alagoas Competitiva
O Brasil é um País de grandes potencialidades
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Desafios e Propostas para o Desenvolvimento
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
2º Encontro Associados 2012 (Restaunte Sal &Brasa – 25/06/2012)
Minas Gerais.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Unidade de Inteligência Comercial Brazilian Footwear 2010 / 2011.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
04/03/10 Reunião do I Curso de Estudos Estratégicos em Administração Pública: Bem vindos!
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA
PREMIO NACIONAL DA QUALIDADE (PNQ)
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
24° Reunião do ConPI – 26 de janeiro de 2006 COMITÊS TEMÁTICOS MBC PAPEL E ATUAÇÃO.
24ª Reunião do ConPI 26 de janeiro de 2006 Fundação Nacional da Qualidade - FNQ São Paulo - SP.
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
Transcrição da apresentação:

COMITÊ TEMÁTICO MBC REDE DE COMPETITIVIDADE Ricardo Motta Coordenador do Comitê Brasília, 05 de abril de 2006

Programa da Reunião l Apresentação dos participantes l Conceitos e regras do Comitê Temático l Definição do objetivo e escopo do Comitê l Definição do Plano e Cronograma de Trabalho l Atribuições dos participantes l Agenda das Reuniões Comitê Rede de Competitividade

APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES

CONCEITOS SOBRE COMITÊ TEMÁTICO

Comitê Temático do MBC Os Comitês Temáticos do MBC são órgãos de assessoramento e apoio dos associados, Conselho Superior, Conselho das Partes Interessadas (ConPI) e Conselho Fiscal e podem ser criados por sugestão do ConPI e/ou Diretoria. Conceito Representantes das organizações associadas Programas Estaduais de Qualidade, Produtividade e Competitividade Organizações convidadas Profissionais convidados que tenham reconhecido conhecimento no tema a ser tratado pelo Comitê

Comitê Temático do MBC O objetivo geral dos Comitês Temáticos é apresentar estudos, sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos ligados à competitividade e às estratégias do MBC que serão encaminhados pela Diretoria para decisão do Conselho Superior. Objetivo Geral

Disseminar os conceitos e princípios de interesse para a competitividade (micro, setorial e macro-econômico) Disseminar práticas eficazes de gestão e casos de sucesso na aplicação do modelo de excelência Estabelecer orientações e/ou explicitar posicionamento do MBC sobre temas ligados à qualidade, produtividade ou competitividade Possibilitar às organizações participantes do Comitê o aprimoramento das suas práticas de gestão Possibilitar às organizações participantes do Comitê o aprimoramento da sua competitividade Promover maior participação de membros e parceiros do MBC Comitê Temático do MBC Objetivos Específicos Genéricos

Formação de um grupo de trabalho, com propósitos específicos, coordenado e com temporalidade definida Publicação de um relatório, na forma de livro ou paper para documentar e disseminar os resultados e as conclusões do grupo de trabalho. Comitê Temático Resultados Esperados

CÓDIGO DE CONDUTA DO COMITÊ

Código de Conduta dos Comitês Estar preparado para contribuir Ter conhecimento Princípios Básicos Respeitar a diversidade organizacional e cultural Cooperar Estar disposto a contribuir Ter atitude Respeitar a confidencialidade das informações Manter as informações no âmbito do Comitê Comprometer-se com o plano de trabalho e resultados esperados

COMITÊ REDE DE COMPETITIVIDADE

Organizações Participantes ABGCFurnas AltusGerdau Banco do BrasilIEL / SC CFAMCT CNIMR Consultoria EletronorteSEBRAE / RS EMBRATELSERASA FIRJANSymnetics FNQ Comitê Rede de Competitividade

l Estudos preparatórios por temas pré-definidos - Preparação de textos de apoio e apresentações Reuniões presenciais - Um só participante por Organização - Designação de um Secretário para formalização das conclusões e preparação da ata das reuniões - Definição de equipes ad-hoc para realização de estudos e análises específicas Preparação de Relatórios - Definição de Relatores para preparação de minutas e elaboração de Relatórios Parciais - Preparação do Relatório Final do Comitê Metodologia de Trabalho

Comitê Rede de Competitividade Estruturar uma rede sobre competitividade abrangendo assuntos de interesses das Organizações e das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais e Regionais. Objetivo Inicial Estruturar uma rede sobre competitividade com informações e referências sobre temas e instituições que impactam a competitividade das empresas, dos setores (Cadeias e Arranjos Produtivos Locais e Regionais) e do País. Novo Objetivo?

Principais tópicos para estudo l Banco de dados sobre competitividade, incluindo cases de sucesso e indicadores de competitividade l Benchmarking l Fatores importantes para se alcançar à competitividade l Modelos que permitam a melhoria da competitividade no âmbito de cidades, estados e países l Troca de experiências entre as empresas l Mapeamento e cadastro das organizações no exterior que atuam no tema Competitividade l Mapeamento da rede brasileira no assunto competitividade, incluindo suas relações formais com organizações no exterior, quando aplicável (representação, contrato, parceria, etc). Tópicos para Discussão Recomendação inicial do MBC

l Qual a abrangência do termo Rede? l Os clientes são Setores, Fóruns de Programas Estaduais e Gestão Pública, instituições definidoras de políticas de impacto nacional? l Criar um nível de consciência sobre competitividade (falta de conhecimento sobre o assunto)? l Conceito sobre competitividade! Quais são os aspectos estruturais da competitividade? Fundamentos da Competitividade Considerar GCI do WEF, ICE l Quais são as fontes sobre informações / indicadores sobre competitividade setorial, nacional, geral, internacional? Redecomp, Abradee, FNQ, WEF, etc. l O nível individual da empresa (micro) não fará parte do escopo do trabalho? Novos Temas / Dúvidas

Cronograma de Trabalho AtividadeData Primeira Reunião do Comitê05/04/06 Segunda Reunião do Comitê26/05/06 Terceira Reunião do Comitê05/07/06 Quarta Reunião do Comitê25/08/06 Quinta Reunião do Comitê05/10/06 Sexta Reunião do Comitê01/12/06 Consolidação das conclusões do ComitêDezembro Preparação do Relatório do ComitêJaneiro Reunião para Validação do RelatórioFevereiro Apresentação das conclusões do Comitê ao MBCMarço Envio do Relatório Final do Comitê ao MBCMarço

l Mapa Estratégico da industria CNI – Simone l Pilares da Competitividade da ATKearney – Fábio l Projetos e estudos do MBC sobre o Tema - Fábio l Relatório do WEF 2005 – Competitividade Brasil - Tati l GCI (Pilares) – Ricardo l Conceito sobre competitividade do MBC – Fernando l Ativos de Competitividade levantados pelo Gera Ação – Tati l Doing Business in Brazil – Tati l Seminário de Melhores Práticas – Sistema Indústria – Simone l Programa Melhores Práticas para a Excelência Industrial – Priscila l Índice de Competitividade dos Estados – Ricardo l Estudo de Competitividade do BNDES – Simone l Índice de Sustentabilidade dos Países – Mateus l Outras sugestões de referências do MBC – Tati Insumos para o Comitê Envio dos documentos para Tati até 12/04 Disponibilização na Biblioteca do Comitê (Site MBC) até 14/04

l Petrobras l Vale do Rio Doce l Embraer l IPEA l Prefeitura de Porto Alegre (Secretario de P&G)? Prefeitura de Cuiabá (ambos como convidados via membros do Comitê) Sugestões de Novos Participantes

l Definição dos pilares da competitividade e as respectivas melhores práticas em cada pilar l Definição dos critérios para fazer parte da Rede (determinar componentes potenciais da Rede) l Mapeamento das entidades que têm como missão a promoção da competitividade internacional l Mapeamento da rede brasileira no assunto competitividade, incluindo suas relações formais com organizações no exterior, quando aplicável (representação, contrato, parceria, etc). l Mapeamento das fontes de informação comparativa: Entidades (Associações, Federações, Empresas, Órgãos Governamentais), Banco de Dados, Metodologias (FNQ), Grupos de Benchmarking l Definição de estratégias de divulgação da rede e mobilização dos envolvidos Atividades do Comitê

DEBATES E ENCERRAMENTO