O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

CPA Comissão Própria de Avaliação
FACULDADE METROPOLITANA
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS ESTADUAIS DE ENSINO PAULO HENTZ CEE/SC.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
A Educação a Distância na perspectiva
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
A gestão universitária e a política nacional de avaliação da educação superior
SEMINÁRIO I DE GRADUAÇÃO - UFES POLÍTICA NACIONAL DE GRADUAÇÃO Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor de Ensino - UFV Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor.
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Prof. Dr. David Lopes Neto
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS 49º FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: distintos horizontes na avaliação interna: autoavaliação.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Legislação, princípios, diagnóstico e resultados.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
“A A VALIAÇÃO E XTERNA DA E DUCAÇÃO S UPERIOR A D ISTÂNCIA ” S UZANA S CHWERZ F UNGHETTO Coordenadora – CGACGIES/DAES/INEP Rio de Janeiro | 09/Junho/2015.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas e de seus alunos e professores Professor João Carlos Gomes Presidente da ABRUEM Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais FINALIDADES IES FILIADAS: 46 promover a integração das Universidades Públicas Estaduais e Municipais, sua valorização e defesa; estimular a ação conjunta de seus associados no âmbito nacional, regional e local; assessorar os associados junto aos órgãos públicos e privados, entidades e organismos nacionais e internacionais; 9 3 4 16 14

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Ações da ABRUEM . cooperação com órgãos privados, nacionais e internacionais e da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal; intercâmbio com instituições de ensino, pesquisa, ciência, tecnologia e cultura, bem como órgãos ou agentes financiadores nacionais e internacionais; promoção de congressos, conferências, seminários, encontros, cursos e outros eventos. discussões das políticas do Ensino Superior, notadamente do ensino superior público, sua promoção e a defesa de seus interesses frente a entes públicos e privados;

O SINAES NA PERSPECTIVA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais O SINAES NA PERSPECTIVA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS E DE SEUS ALUNOS E PROFESSORES

no Sinaes, por região do Brasil Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Participação das IES filiadas a ABRUEM no Sinaes, por região do Brasil

Participação das IES filiadas a ABRUEM Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Participação das IES filiadas a ABRUEM no Sinaes 80%

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais O Sinaes e suas implicações no cotidiano das Instituições de Ensino Superior

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Nas atividades cotidianas de gestores universitários, docentes, discentes e técnico-administrativos os processos avaliativos definidos pelos Sinaes geram novas situações de trabalho, tanto para gestão acadêmica quanto para gestão administrativa, face aos princípios de globalidade e integração nele estabelecidos.

A questão que se impõem às IES: Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais A questão que se impõem às IES: A busca da integração e da globalidade que é central para a construção de um sistema de avaliação, tanto nas dimensões internas e institucionais, quanto nas suas manifestações externas e de sistema.

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Os desafios que se impõem às IES no âmbito do Sinaes situam-se: na implementação fiel à política de avaliação proposta para a educação superior brasileira, através do desenvolvimento de processos avaliativos numa perspectiva emancipatória e formativa, e não classificatória, controladora e/ou excludente. no desenvolvimento efetivo do processo de auto-avaliação institucional; na formação de profissionais na área de avaliação educacional;

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Os desafios que se impõem às IES no âmbito do Sinaes situam-se: na constituição e manutenção da comissão própria de avaliação – CPA; na construção de uma nova cultura de avaliação no interior da instituição; na gestão do exame nacional de desempenho dos estudantes – Enade, no âmbito institucional dada a complexidade do sistema e da questões operacionais; na mobilização da comunidade acadêmica à participação das avaliações realizadas no contexto interno da instituição.

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Os desafios que se impõem às IES no âmbito do Sinaes situam-se: na avaliação interna dos cursos de graduação; na avaliação externa dos cursos de graduação; nos processos de regulação: criação, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação; nas visitas dos avaliadores de instituição e de cursos;

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Os desafios que se impõem às IES no âmbito do Sinaes situam-se: na construção do projeto pedagógico institucional e do plano de desenvolvimento institucional; na articulação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação ao PPI e ao PDI; na celebração de parcerias e convênios entre as Secretarias Estaduais de Ensino Superior, os Conselhos Estaduais de Educação e o INEP/MEC.

abruem@crub.org.br jcgomes@uepg.br Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais abruem@crub.org.br jcgomes@uepg.br