Patrocínio da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relatório de Actividades,
Advertisements

Projecto: “Espaço – Outra Visão”
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL MIRANDELA
Comparação entre Plataformas
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Actividades do 2º Período
1 AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PLANOS E PROGRAMAS DE TRANSPORTES NO AMBIENTE Maria Isabel Guerra Ana Paula Rodrigues AUDITORIA AMBIENTAL MOPTH.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Actividades realizadas.
ENCONTRO REGIONAL DAS ESCOLAS ACOMPANHADAS 5 E 6 DE JULHO 2001 ÍLHAVO.
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Didáctica da Matemática
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Plano de Acção - BECRE- Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha- Fundão.
Apresentação do Projeto
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Secretaria da Educação e Cultura
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Protocolo entre a Presidência do Governo Regional dos Açores e o NAAPAA 19 de Setembro de 2000.
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Avaliação de desempenho dos docentes
GFEC Sector de Inserção Profissional Apresentado por Marta Craveiro
“Ver para Dizer Ciência”
EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 A Física das Partículas... A Escola Secundária... -Como surgiu o meu interesse pela Física das Partículas - A Física.
SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO CLUBE EUROPEU ZOOM EUROPA Escola Secundária de Arouca 26 de Setembro de 2008.
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
Departamento do Ensino Secundário
Santarém Março a Julho de 2007
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Programa Prof2000 Ovar, 26 de Outubro 2001 Formação contínua de professores à distância.
Escola Secundária da Portela
Planejamento e 7 de março de 2014.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Escola Secundária da Portela - Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade – Área de Projecto.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Área de projecto 12º ano – 2010/2011
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1.
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
PROGRAMA FORMANDO CRIANÇAS PARA O FUTURO
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Observatório do CDCC - USP/SC
OBJETIVO Esta exibição tem como objetivo motivar os jovens a ter um maior interesse sobre ciências, em especial, a matemática. Desta forma, aumentando.
Escola Acessível – PDDE Estrutura
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
III FEIRA DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Transcrição da apresentação:

Patrocínio da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia Com a Cabeça na Lua Patrocínio da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia

O OASA

Trabalhar em termos de Projecto Sendo um projecto piloto de características inovadoras na Região e no País, tem também a virtude de criar as premissas de um futuro programa de trabalho devidamente estruturado e enquadrado pela actividade do Observatório Astronómico de Santana, Açores – OASA.

Propomo-nos lançar este projecto junto à juventude açoriana de forma a contribuir decididamente para incrementar o gosto pela Ciência e Experimentação.

Destinatários: estudantes de Projecto do OASA Destinatários: estudantes de todos os graus de ensino

Objectivo Geral promover o gosto pelas ciências exactas e experimentação científica tendo como recurso a Astronomia

Objectivos específicos   Com o desenvolvimento deste projecto pretende-se:   1. Dinamizar e incentivar o estudo da Astronomia e das Ciências em geral, nomeadamente, o da Física, Matemática, Química e Geografia, uma vez que são áreas científicas que se encontram intimamente ligadas. 2. Transmitir informação e motivar os alunos para a formulação de hipóteses, a experimentação e o raciocínio abstracto e lógico.

3.                 Criar um centro de recursos (oficina) em torno da concepção de material didáctico que apoie o próprio projecto e futuras iniciativas na área das ciências aplicadas. 4.                 Promover uma rede de informação entre clubes de ciência através da elaboração de páginas na internet e de “semanas de cultura científica”. 5.                  Criar as premissas de futuras parcerias com instituições ligadas ao ramo do ensino, da investigação aplicada e da divulgação científica.

Intervenientes 1. Monitores. 2.           Os alunos e professores das escolas básicas e secundárias do arquipélago . 3.   Professores responsáveis e Membros de Clubes de Astronomia, Informática, Ciências, Matemática ou Electrónica uma vez que esses clubes poderão dar seguimento a algumas actividades iniciadas durante a fase de apresentação do projecto. Neste aspecto será logo de início promovida a formação de clubes.

RECURSOS OASA Observatório Astronómico de Santana, Açores

Um Observatório Astronómico de portas abertas à comunidade escolar Serão promovidas visitas guiadas e sessões de trabalho no OASA

6 actividades para o OASA Actividade nº1 – Espectro Electromagnético Actividade nº2 – Esfera Celeste Actividade nº3 – O Sol Actividade nº4 – A composição do Universo Actividade nº5 – Radioastronomia Actividade nº6 – Clubes de Ciência.

Um recurso importante que no espaço de 1 ano O Planetário portátil Um recurso importante que no espaço de 1 ano já realizou sessões para mais de 12.000 pessoas na sua grande maioria jovens estudantes de todo o arquipélago

O projecto prevê a formação de monitores que terão por função a orientação dos professores das escolas interessadas em aderir a esta linha de trabalho do OASA Em 2001-02 contamos com a adesão de 7 escolas secundárias e básicas integradas

Estão previstos a realização de workshops destinados aos professores Objectivo: sensibilizar e fornecer informação na área da Astronomia e das Ciências do Espaço

Professores testam os kits

Kits disponíveis Sextante Plataforma equatorial Magnetómetro Vaivém espacial Planisfério com CDrom Planetário guarda-chuva Relógio das Fases Lunares Bússola Espectrógrafo Slides constelações Maqueta do Sistema Solar Paralaxes Percepção de Profundidade Calendário Lunar Modelos Tridimensionais Balanças gravíticas

Acções de apoio Observações Solares Observações Céu Profundo Palestras Exposições Workshops Visitas ao Observatório Sessões práticas de trabalho no OASA Sessões no Planetário

Avaliação   A avaliação do projecto deverá ser trimestral, reunindo os monitores e professores das escolas piloto nas instalações do Observatório ou nas próprias escolas. Nestas reuniões dever-se-á discutir o trabalho já desenvolvido, apresentar um relatório de actividades e registar as alterações que se apresentem como necessárias a um melhor prosseguimento do projecto. Na conclusão do projecto será também apresentado um relatório final à entidade patrocinadora.