JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO AGOSTO/2007

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Gestão Balanço do Ano Nacional da Gestão Pública
Advertisements

Noções de Administração Publica
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Gestão de pessoas: Histórico no Brasil
Políticas Públicas e Sociedade Civil
ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
04/2008Nucleus-International.net1 Tarefa do Diretor Executivo de uma ACE Nucleus-International.net.
JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO ENAP - MARÇO/2006
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 PROGRAMA DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DO APARELHO DO ESTADO EUROBRASIL 2000 Janeiro, 2005.
GT de Administração Goiânia – 23 a 25 de março de 2011.
ROCHA, Arlindo Carvalho
PLANO DE GESTÃO.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
01 - INTRODUÇÃO O Direito Administrativo é o ramo do direito que estuda as relações entre as entidades públicas, os agentes públicos e os serviços que.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO GOVERNO RELATÓRIO DA OCDE
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
Prof. Ivã da Cruz de Araujo Aula 04
Gestão da Administração Pública
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Politica Públicas para o Esporte Nacional
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Márcia Amaral Secretária Executiva Ministério da Saúde
Assessoria Jurídica da Embrapa
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Gestão Estratégica na Política Pública
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Orçamento Tradicional:
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Recursos de coesão Prof. Rafael Costa.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Fonte: Gaetani, F.- Fórum Reforma do Estado-DF, 2008 Sessão Científica DCS/ENSP Síntese da Mesa: Estrutura Básica da Administração Pública e Suas Atualizações.
Administração Pública
Conferência Nacional Preparatória de Comunicações Painel 7 A visão estratégica e a evolução na gestão do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações.
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Excelência na Gestão Pública
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Estado, Democracia, Cidadania: instituições políticas no Brasil
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
Trata-se de um texto sobre o Estado Novo da Era Vargas, em que, nas primeiras páginas, apresenta um histórico de como Getúlio Vargas foi alçado ao Na Seção.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Coordenação executiva - Problemas de articulação versus
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Introdução ao Direito Administrativo Aula 1: As interfaces entre o direito administrativo e as políticas públicas ou por que estudar Direito em um curso.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Administração Pública  Em sentido amplo: a) Função política (fixação de políticas públicas) b) Função somente administrativa (execução)  Em sentido.
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO AGOSTO/2007 ECEME A EVOLUÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX AOS DIAS ATUAIS JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO AGOSTO/2007

MENSAGENS BÁSICAS: Em País emergente, o Estado deve exercer função estruturante, criando as condições fundamentais para o Desenvolvimento (Econômico, Social, Político, Cultural). O Brasil tinha, até 1980, o Estado mais moderno do Terceiro Mundo (HJ). De 1980 para cá, e principalmente a partir de opções feitas pela Constituição de 88 e da invasão da Administração Pública pela lógica política, o Estado passou por um processo de Desmodernização e perda de importância para o Desenvolvimento (por problemas de Gestão e camisa-de-força no Orçamento).

É essencial fazer a opção por um novo Modelo de Estado, Moderno, voltado para o Desenvolvimento; e por superar o bloqueio orçamentário.

A MODERNIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO A PREPARAÇÃO DAS BASES – ERA VARGAS “O Brasil logrou, da Década de 40 à de 70, edificar o Estado mais moderno do Terceiro Mundo” Hélio Jaguaribe (1998) Fundamentação histórica: a tese de Faoro – o Estado estruturalmente autoritário da Colônia e do Império (patrimonialismo à la Max Weber). E o sistema de relações clientelistas com o Mandonismo Local.

Era Vargas – a Metamorfose do Estado: Criação de Instituições para a Modernização do Estado e a Gestão do Desenvolvimento (1936/54). Criação das primeiras estatais (anos 40). Criação do BNDES, Petrobrás, BNB (anos 50).

A REFORMA ADMINISTRATIVA DE 67 E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ESTADO VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO Bases de Reforma (Decreto–Lei 200/67) – o Modelo de Gestão. Os Sistemas de Gestão do Estado. Estado e Planejamento Estratégico (os PNDs). Orçamento e execução de programas: por que não havia contingenciamento?

A DESMODERNIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO E A PERDA DE IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO Os fatores básicos: Negligenciamento do Planejamento Estratégico. Invasão da Administração Pública pela lógica política (e o “aparelhamento” de certos orgãos ou ministérios – e até diretorias de empresas estatais). As “ligações perigosas” (lobbyes e “circos de horrores”).

Destruição de Instituições do Desenvolvimento Econômico e Social. Opções da Constituição de 88: opções quanto à gestão pública e opções sociais (com direta repercussão no Orçamento). Conseqüências maiores: “Apagões” em vários setores (inclusive “apagão aéreo”). A “camisa-de-força” no Orçamento (“Bloqueio Fiscal”). Explicar (quadro).

A SAÍDA: MODELO DE ESTADO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEPÇÃO E INSTITUIÇÕES O “Estado Inteligente” (a exemplo da “Empresa Inteligente”): concentração nas suas funções básicas, procurando atuar através de Estratégias e Políticas – e não de execução direta, salvo no que for inerente à condição do Estado. Instituições do Estado Moderno: Executivo Moderno – necessidade de Revisão, para haver o “Estado Inteligente”.

Congresso Moderno, apoiado num bom Sistema de Partidos Políticos e voltado para o Desenvolvimento (inclusive co-responsável pela Agenda de Reformas e pelo Ajuste Fiscal de Longo Prazo). Prioridade à Reforma Política (“A mãe das Reformas”). Judiciário Moderno, rápido, eficiente, acessível aos pobres. E também voltado para o Desenvolvimento.

IMPLEMENTAÇÃO DO “ESTADO INTELIGENTE” ESTRUTURAÇÃO DO NÚCLEO BÁSICO Estruturas flexíveis – eventualmente utilizando autarquias e fundações. Sempre que possível, estruturar-se à base de Projetos, em lugar de Departamentos. Regime Jurídico diferenciado (Estatuto, CLT, conforme o caso). Regime Jurídico único é incompatível com flexibilidade de estruturas e eficiência da Administração Pública.

Importância do Plano de Carreira (às vezes, por entidade Importância do Plano de Carreira (às vezes, por entidade. Ex: Fundações). Métodos Modernos de Gestão: “Desenvolver o talento (de seus recursos humanos) é a função principal da organização”. “Eles não são empregados, são pessoas” Peter Drucker Controle de resultados. Sem controle não há resultados.

O ESTADO E A SEGURANÇA PÚBLICA Falta de Segurança é, essencialmente, falta de Estado. O Estado nas favelas (e periferias): Núcleos permanentes de Polícia Comunitária. Políticas Sociais, através de Centros Comunitários. Reaparelhamento das Polícias. Forças Armadas e Segurança Pública. Guerra se ganha é com Serviço de Inteligência.

CONCLUSÃO: Estado, Desenvolvimento e Democracia – o problema do “Bom Governo” (1991). E a criação de um novo partido – P.D.