Produção do conhecimento em EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Utilização do AVA – Moodle Possibilidades para a Mediação pedagógica
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
ALEXANDRA ALINE VERA.
O Papel do Monitor.
Formas de Interação.
Comunicação e Interação
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Atividades.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Projeto VITRUSP CTI-CEPA - USP Diagrama de informações para a criação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizando outras ferramentas de apoio ao.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Transcrição da apresentação:

Produção do conhecimento em EAD

Palavras-chave: EAD, Informação, Conhecimento e Tecnologia Mudanças significativas na área educacional Trocas: informação, interação e colaboração entre os envolvidos (alunos e professores), para enriquecer o conhecimento.

A educação a distância promove a velocidade de informação, cria novos espaços virtuais para motivação interação e execução de trabalhos colaborativos em rede por professores e alunos. Ela também é um elo valioso para integração entre aluno/professor/curso nas atividades propostas.

As TICs na EAD Ferramentas de comunicação: facilitam o processo de ensino-aprendizagem e estimula a colaboração e interação entre os participantes. Gerenciamento: professor apoia e motiva o aprendiz na construção e compartilhamento do conhecimento

Ferramentas de Comunicação e Informação Correio eletrônico Chat Fórum

Lista de discussão Mural Portfólio

Anotações FAQ Perfil

Acompanhamento Avaliação

FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO Estão organizadas de acordo com as suas relações com os conceitos. Tempo, espaço e mecanismos comunicacionais Tempo Espaço - Síncrono - Assíncrono Mesmo local encontros Portifólio, presenciais mural anotações avaliação,forum Local diferente chat list.discussão

REQUISITOS PEDAGÓGICOS Recomendações Ferramentas Pré-requisito Recomendação CHAT Metodologia Debates,reuniões Turmas pequenas Confraternização FÓRUM Metodologia Debates assíncronos Estímulo a discussão Exposição de ideias LISTA DE Mensagens objetivas Debates assíncronos DISCUSSÃO dinâmicas.Debates Exposição de ideias CORREIO Mensagens enviadas Circulação de mensagens ELETRÔNICO objetivas privadas

FAQ Objetividade,clareza e Instruções básicas atualização das respostas Esclarecer dúvidas AVALIAÇÃO Metodologia adequada Acompanhamento do Mecanismos de avalia- aprendizado do aluno ção

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS EM SISTEMAS DE EAD DEVIDO A CRIAÇÃO DE POSSIBILIDADES DE MAIOR INTERAÇÃO ENTRE O PROFESSOR, TUTORES E SEUS ALUNOS. EM SISTEMAS DE EAD O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM TEM A NECESSIDADE DE OFERECER PARA O USUÁRIO ESPAÇOS VIRTUAIS ,FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES QUE ATUEM COMO CA-NAIS DE MEDIAÇÃO DIGITAL. A RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO E FERRAMENTAS . ESTA MEDIAÇÃO PERMITE QUE OS PARTICIPANTES DO CURSO INTERAJAM, HAVENDO O COMPARTIHLAMENTO E PRODUÇÃO DOS CONHECIMENTOS TÁCITOS E EXPLÍCITOS. Compartilhado:Clarice Maria Gaboardi