O uso da internet nas escolas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Apresentando.
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Angélica/MS.
Angélica/MS.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Tecnologias na escola.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
A informática na Educação Indígena
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Introdução à Informática
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Tópicos de Educação Matemática A
Por quê o computador na educação?
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Prof. STE Gerson Fachiano Período: Noturno
Capacitação dos professores
O Uso Pedagógico do Blog
Webfólio União Educacional Minas Gerais
A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Capacitação da ferramenta:
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Deise Kramer Lima Fernandes
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
SILVANA BERBEL FERNANDES
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
18 de julho de 2008 Apresentação Tecnologia e Educação.
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Uniminas-Faciminas Curso:Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina:Informática Aplicada Tema: Webfólio Aluna: Denise Franco e Silva Professora:Gilca.
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Retrato da Escola Básica Adriano Mosimann
Projeto de Capacitação em Pesquisa na Internet
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
O uso das tecnologias na escola
Faciminas - Uniminas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina Informática Aplicada a Educação II 4º Período Noturno Uberlândia, 2005.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Responsável Professor: Eduardo A tecnologia está como um recurso presente no dia-a- dia do indivíduo e que a cada momento está evoluindo de forma rápida,
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

O uso da internet nas escolas Nina Garcia Borba – 182481 Disciplina EDU3051(Mídias, Tecnologias Digitais e Educação) PEDAGOGIA 2009/2 - UFRGS

Introdução Houve uma época em que se devia justificar o uso da internet na educação escolar. Hoje em dia sabemos que a escola deve se adaptar às mudanças tecnológicas da sociedade. O sistema educacional deveria ser tão transitório quanto a tecnologia pois a educação não conseguiu acompanhar o ritmo acelerado da informatização dos outros setores. As empresas públicas e privadas, as universidades e até individualmente em casa: tudo ficou mais fácil e rápido com a entrada do computador tantos nas lidas simples diárias quanto no uso mais específico dentro de uma empresa, por exemplo.

Modo de aprendizagem O modo de aprendizagem com o uso da tecnologia, com certeza supera o jeito tradicional de ensinar e aprender. Antes da informatização, o professor ensinava aquilo que o aluno deveria saber; o aluno apenas captava o conhecimento do mestre. Com o uso do computador e, mais especificamente, da internet, os alunos têm liberdade para explorar os campos de conhecimento muito além da sabedoria do seu professor. Os aprendizes podem ficar cientes de outras opiniões, outras formas de ensino e têm a possibilidade de discordar e de argumentar com o seu professor, possibilitando aprender muito mais e criando uma personalidade crítica e possibilitada à argumentação.

O professor e a informatização escolar Para que ocorra a informatização nas escolas, o professor deve entender que essa mudança é necessária e impossível de conter. Cedo ou tarde, acontecerá, quer o professor concorde ou não. O professor deve refletir sobre esse assunto e não só lidar com essa nova tecnologia, mas construí-la e adaptá-la para a sua aula. Além disso, para a aula ser interessante, transportadora de conhecimento, e construtora de ideias e críticas, o professor deve acompanhar a turma ao laboratório de informática, não autorizar uma terceira pessoa substituí-lo; apenas acompanhá-lo para também aprender com o próprio professor e auxiliá-lo na lida com os alunos.

Internet na escola Nas escolas, a internet é usada, principalmente para a pesquisa de informação(sua principal ferramenta), mas deveria ser utilizado também para a comunicação, que é o seu grande potencial. O problema é que muitas vezes, a internet não é de boa qualidade, principalmente nas escolas públicas que não dispõe de verba para muita qualidade. http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm Bibliografia