Dislexia A palavra dislexia é derivada do grego "dis" (dificuldade) e "lexia" (linguagem). Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Formadora: Andréia Sol
Avaliando a alfabetização
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
Secretaria Municipal de Educação de Toledo Estado do Paraná
DISLEXIA.
A INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO
Alunos do e-TEC Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam cursos do técnicos do e-TEC Brasil. Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam.
O direito de se alfabetizar na escola
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
ESTUDO DE CASO.
O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
Reading and the Communication Process
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
Dislexia A palavra dislexia é derivada de: dis = distúrbio e lexia que, em grego, quer dizer linguagem e, em latim, leitura, portanto, dislexia é uma distúrbio.
Escola Estadual Silva Dourado
FACINTER JUCÉLIA CONSTANTINI SANDRA MARA RIBEIRO QUEDAS DO IGUAÇU
Os conceitos de alfabetização
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
Transtornos da Aprendizagem
A DISGRAFIA No âmbito escolar das séries iniciais do ensino fundamental Daiane Machado Ávila Christakis Paranaguá - PR.
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Relatório de Proposta de Projeto
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
Dislexia.
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
MARCA, LOGOTIPO E SÍMBOLO – IDENTIDADE VISUAL
Alfabetização Níveis da escrita.
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Inteligências Múltiplas e distúrbios de Aprendizagem
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO DEFICIENTE INTELECTUAL
31/03/10 Dificuldade de Aprendizagem 2ª aula Dinâmica- construir o conceito de DA e descrever o que fazer com alunos com DA? Escrever individualmente,discutir.
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
Registro de Estudo de Caso
Universidade Estadual de Feira de Santana
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
É possível alfabetizar utilizando jogos e brincadeiras?
DIFICULDADE DE LEITURA
Atuação diante das dificuldades de aquisição da língua escrita
PROFª. Leila de Souza Ganem
Copyright © 2005 – 2006 MES-English.com
PROJETO DIDÁTICO LER É TÃO BOM
Dislexia.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
É possível alfabetizar utilizando jogos e brincadeiras?
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Abrir o Apetite Poético
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Dificuldades de Aprendizagem da Matemática
Transcrição da apresentação:

Dislexia A palavra dislexia é derivada do grego "dis" (dificuldade) e "lexia" (linguagem). Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.

O termo Dislexia é aplicável a uma situação na qual a criança é incapaz de ler com a mesma facilidade com que lêem as crianças do mesmo grupo etário.

Trata-se de um problema social grave que tem preocupado pais, educadores, psicólogos e médicos. Dessa preocupação tem resultado, a nível mundial, a procura de processos capazes de debelar a situação.

Sinais comuns de Dislexia

Na Educação Infantil: Fala tardiamente; Dificuldades para pronunciar palavras; Dificuldades para aprender cores, formas, números e escrita do nome.

Na Primeira Série: Dificuldade em aprender o alfabeto; Dificuldade parar separar sons; Dificuldades com rimas.

De 2ª a 8ª Série: Nível baixo de leitura; Não gosta de ler na turma; Dificuldades com mapas, tabuadas e figuras; Dificuldades na escrita.

Diagnóstico: Hoje temos a possibilidade de fazermos um diagnóstico precoce de uma criança potencialmente disléxica, logo a partir do jardim infantil. Um dos sintomas mas alarmantes é o distúrbio psicomotor o qual permite ao técnico personalizado, fazer uma prévia despistagem do problema disléxico.