PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências
Registro de Estudo de Caso.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
EMEF “PROFª CAROLINA RENNÓ RIBEIRO DE OLIVEIRA”
Projeto Ensinando e aprendendo
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Teatro na Escola Jussara L. de Andrade.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
OBJETIVO DA REFLEXÃO Conhecer o instrumento CHECKLIST DA SALA DE AULA e os procedimentos tanto para autoavaliação pelo professor quanto o acompanhamento.
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Estágios Supervisionados
Programa Especial de Formação Pedagógica de
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão da Educação Infantil
Portfólio de Estágio Supervisionado
Gerenciamento de Sala de Aula:
Avaliação Curso de Atualização em Políticas Públicas de Saúde com Ênfase na Assistência Farmacêutica – CRS CO 1ª Turma.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
Relato de Experiência em Contextos não Escolares
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM_MATEMÁTICA
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
CURSO AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL Educação a Distância
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
SILVANA BERBEL FERNANDES
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Apresentação do Projeto para os Gestores
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
ESTÁGIOS.
Orientações sobre o Estágio II
• Manejo – Formação – Professor.
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Lilian Carina Shirley Rangel Orientadora Marta
Data do Chamado EquipamentoProblema Número do chamado Contato Procempa Número de série Quem ligou? 14/03/08Impressora Falha na impressão Júlio15/03/08Jane.
O papel do Estagio na Formação de Professores
GERENCIANDO E INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Introdução à Didática 1.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória ALUNOS DO CURSO NORMAL DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Professora Maria Nelsi Scheid Wietzke União da Vitória -PR

Modalidade integrado /4ª SÉRIE/ NOTURNO 26 alunos PROBLEMAS CITADOS PELOS ALUNOS : -ENCONTRAM RESISTÊNCIAS NAS ESCOLAS ONDE PRETENDEM FAZER ESTÁGIO. -SETEM-SE MAL RECEBIDAS... -PROFESSORES REGENTES NÃO ACEITAM SEUS PLANOS DE AULA, CONSIDERAM FRACOS SEUS TRABALHOS, PEDEM OUTRAS ATIVIDADES , DIFERENTES DAQUELAS QUE AS ALUNAS DETECTARAM QUANDO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO. -FALTA DE MATERIAIS COM APLICABILIDADE PRÁTICA -FALTA DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA SEUS TRABALHOS.

-DIFICULDADES PARA CONSEGUIR DISPENSA NO TRABALHO PARA OS ESTÁGIOS -FALTAM ATIVIDADES PARA TRABALHAR O LÚDICO COM AS CRIANÇAS. -FALTAM DINÃMICAS PARA APLICAÇÃO NAS ESCOLAS. -EXCESSO DE TRABALHOS TEÓRICOS EM SALA-DE-AULA. -ADEQUAÇÃO DOS HORÁRIOS. -FALTAM LIVROS PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS PEDAGÓGICOS.

SOLUÇÕES APRESENTADAS PELOS ALUNOS: -Reuniões com Secretaria Municipal para esclarecer sobre o trabalho das alunas. -Professores Regentes de Turmas serem mais Solidários com os alunos Estagiários. -Mais Palestras... -Professores mudar sua Metodologia

-RECEBER MAIS ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS. -MAIS DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. -MAIS AULAS PRÁTICAS -MAIS TRABALHOS EM SALA-DE-AULA. -MAIS TROCA DE EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS DE CAMPO... MAIS AULAS QUE MOSTREM COMO BRINCAR COM AS CRIANÇAS.

MENOS TRABALHOS TEÓRICOS ... -TRAZER PROFISSIONAIS DA ÁREA PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS. -MONTAGEM DE ACERVO NA ESCOLA COM DIFERENTES MATERIAIS PEDAGÓGICOS COM AUXÍLIO DOS ALUNOS... -MAIS ATIVIDADES LÚDICAS PARA TER MAIS IDÉIAS PARA PROJETOS INTERESSANTES...

MODALIDADE SUBSEQUENTE /NOTURNO / 3ª FASE/ 32 ALUNOS PROBLEMAS CITADOS PELOS ALUNOS : -SAIDAS DO TRABALHO ( dispensa) PARA ESTÁGIO . -NÃO PODER FAZER ESTÁGIO NA INSTITUIÇÃO QUE TRABALHA. -MUITAS HORAS DE ESTÁGIO, SAÍDAS CONSTANTES DO LOCAL DE TRABALHO. -

-NÃO ACEITAÇÃO DE HORAS DE EFETIVO TRABALHO EM CENTROS DE EDUCAÇÃO E VOLUNTARIADOS PARA DESCONTAR DE HORAS DE ESTÁGIO. -EXCESSO DE PROJETOS PARA DESENVOLVER... -MUITAS HORAS DE ESTÁGIO. -POUCAS PALESTRAS, TEATRO, CURSOS E OFICINAS.

-POUCAS AULAS PRÁTICAS -FALTAM ATIVIDADES PARA AUXILIAR O ALUNO EM SALA DE AULA

SOLUÇÕES : CONSIDERAR HORAS DOS ALUNOS QUE JÁ ATUAM NAS ESCOLAS. -DISPENSAR AULAS/ESTÁGIO EM CONTRA-TURNO DE QUEM JÁ ATUA NO MAGISTÉRIO. -FAZER REGÊNCIA NAS ESCOLAS QUE ATUAM. -DIMINUIR HORASDE ESTÁGIO . REALIZAR MAIS PALESTRAS/TEATRO

-MAIS AULAS PRÁTICAS. -OPORTUNIZAR MAIS CONTATOS COM A REALIDADE DE SALA DE AULA.

O QUE ESTAMOS PREPARANDO ????

QUEM ESTAMOS FORMANDO????? A ESCOLA ESTÁ CUMPRINDO COM SEU PAPEL ???? E...OS ALUNOS.... SABEM O SEU PAPEL NA ESCOLA E NA SOCIEDADE ????