CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Advertisements

Recebi o convite para participar do projeto do MSN por intermédio da professora Doutorando Azenaide Abreu Soares Vieira do NTE. Disse que a professora.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
POWER POINT.
Um exemplo de disciplina para Educação a Distância
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
O uso dos softwares nas escolas
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
O EGA chega à Escola.
Sobre o conteudo apresentado. Conteudo suficiente.
APRESENTAÇãO A disciplina Sociologia no 3º do ensino médio tem no conteúdo a discussão sobre conhecimento cientifico e pesquisa social. A fim, de experenciarmos.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Katty Xiomara na Epralima. Um olhar sobre o Dia DN Chega o correio à Epralima – Escola Profissional do Alto Lima e no meio de tanto envelope surge um.
S ISTEMATIZAÇÃO DO C HAT COM O P ROF M INUTTI A Visão de um Aluno João Filho.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
FRANCIONE SANTOS DE LIMA COSTA Relato de Experiências
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Formas de Interação.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
CRIANÇAS SÁBIAS.
Experiências das Três Leis de Newton
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
CURSO DE AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
Registro Digital da Experiência PROJETOPROFISSÕES.
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
ESTUDANTE NO TRÂNSITO.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Software Educativo Discente: Patrícia Maia Alves.
Divulgando a Pesquisa.
SITUAÇÕES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PEAD REFLEXÃO-SÍNTESE
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Identificação da atividade e do aluno
Projetos na Escola Renata Nunes Ramos.
Projeto de Capacitação em Pesquisa na Internet
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Formatado por Cris Sousa Um dia, o professor de Química de um grande colégio, enquanto a turma estava no laboratório, percebeu um jovem que coçava continuamente.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
DEUS É CULPADO? Finalmente a verdade é dita na TV americana. A filha de Billy Graham estava a ser entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou-lhe:
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.
DEUS É CULPADO ? Finalmente, a verdade é dita na TV Americana. A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou.
O computador como Meio e como Fim...
Educação Financeira para crianças e Jovens
Você sabe como capturar porcos selvagens? AUMENTE O SOM ! Reformatado por Abril 2008 Formatado por Cris Sousa.
E. M. PROF. EURICO SILVA EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
EEB José Zanchett Abdon Batista – SC 5ª séries do Ensino Fundamental.
Transcrição da apresentação:

CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”

O tema trabalhado foi sugerido pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio que demonstraram uma grande motivação e participação. Foi muito interessante o envolvimento dos alunos com os profissionais. Eles questionaram muito. A ideia principal era de que os profissionais falassem não só sobre a profissão de cada um em si, mas do tempo em que cursaram a faculdade: matérias estudadas no curso, estágios, tempo de duração e dificuldades encontradas (moradia, finanças, etc.).

A forma de apresentação também foi sugestão deles; não queriam “palestras” e sim um bate-papo descontraído, onde poderiam questionar e fazer suas colocações a qualquer momento. A descoberta dos alunos quanto a abrangência que as profissões oferecem, foi muito significativa, mas, o que mais nos surpreendeu, foi como este projeto proporcionou a busca de informações para que os alunos pudessem fazer suas escolhas.

Vários estudantes não tinham interesse em prestar vestibular, agora estão pensando em fazê-lo e alguns o fizeram no período de desenvolvimento do projeto. Quanto os trabalhos em grupos, não teve muita interação entre toda turma, mas no laboratório de informática foram mais participativos. Observamos que aqueles que tinham dificuldades não tiveram constrangimento algum em pedir auxílio e os que sabiam colaboraram com os colegas.

Eles realmente “se encontraram” A aplicação do teste vocacional foi um momento de concentração, os alunos interagindo, leram as questões e responderam, nesta atividade, percebemos que nossos objetivos tinham sido alcançados, a prova disso foram os depoimentos dados pelos próprios alunos. Eles realmente “se encontraram”

Resultado do Teste Vocacional trato pessoal e interesse científico: 10% trato pessoal e interesse social: 39% trato pessoal e interesse persuasivo: 31% trato pessoal e interesse burocrático: 10% habilidade artística e interesse burocrático: 10% PS: Apenas um aluno não concluiu o teste e desconsideramos seu resultado.

Quanto aos professores, regentes das turmas, todos colaboraram, alguns quiseram assistir as colocações dos profissionais e se empolgaram bastante, com as perspectivas dos alunos. No uso dos equipamentos, só tivemos problemas um dia, o cabo do data show estava com mau contato e não deu para a Jornalista expor uma entrevista. Logo o problema foi solucionado.

Como o programa usado para fazer o teste vocacional estava em CD também foi tranquilo para instalar nos computadores do laboratório e era muito fácil de seguir as instruções. Só alguns poucos tiveram dificuldades. Finalizando, as aprendizagens, descobertas ou criações que este projeto trouxe aos alunos não foi algo relacionado a conteúdo, matérias e disciplinas, mas uma aprendizagem para a vida de cada um.

Olhando para o rosto de cada aluno, percebemos o quanto eles ficaram fascinados, empolgados e satisfeitos com a aplicação do projeto. Este realmente foi um trabalho muito interessante e gratificante, os professores da nossa escola aderiram a ideia e o apresentaram no projeto Lições do Rio Grande onde será trabalhado nos próximos anos.