PROJETOS DE APRENDIZAGEM

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Transcrição da apresentação:

PROJETOS DE APRENDIZAGEM

PROJETOS DE APRENDIZAGEM Exploração das informações associadas a uma dada questão, uma curiosidade, sobre um determinado “mundo”, seja ele real ou imaginário. O objetivo é a elaboração de uma síntese que esclareça a curiosidade; Enquanto o projeto se desenvolve, os estudantes constroem uma rede de conhecimentos em torno da questão investigada.

PROJETOS DE APRENDIZAGEM O primeiro passo é a seleção de uma curiosidade, uma “Questão de Investigação”. A seguir é feito um inventário dos conhecimentos (sistemas nocionais, ou conceituais dos aprendizes) sobre a questão; Esse conhecimento pode ser classificado em “Certezas Provisórias” e “Dúvidas temporárias” O processo de investigação consiste no esclarecimento das dúvidas e na validação das certezas.

Mapas Conceituais Os mapas conceituais ,desenvolvidos por Novak (1977) são ferramentas para organizar e representar conhecimento.

Mapas Conceituais Eles representam conceitos e suas ligações (relacionamentos) na forma de um mapa, onde “nós” são conceitos e os links entre dois “nós” são os relacionamentos entre os conceitos.

O mapa Conceitual mais simples se constitui de dois “nós” conectados por um link representando uma frase simples (proposição). Flores são visitadas por Abelhas .

Edição de Mapas Cmap Tool Software Inspiration Instituto for Human and Machine Cognition Arquivos de áudio e vídeo Paginas de texto Figuras Associação de mapas a outros mapas Software Inspiration Linguagem multimídia Desenhos

Uso de mapas Conceituais como Ferramenta de apoio à Avaliação O professor pode comparar mapas construídos pelos alunos para identificar a formação dos conceitos as suas ideias e relações identificadas entre os conceitos. Aponta o conhecimento do aluno sobre um determinado assunto; Possibilita que o professor detecte facilmente as falhas conceituais dos alunos.

Uso de mapas conceituais como ferramenta de apoio e desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem A identificação de questões que serão exploradas; Um inventário do seu conhecimento (certezas e dúvidas). Ao longo do processo o aluno busca esclarecer suas dúvidas e validar suas certezas; Durante a exploração do problema é muito importante que se registre o processo de aprendizagem da construção do projeto.

Os mapas conceituais podem expressar o inventário do conhecimento do de um grupo ou de um membro do grupo. 1ª Mapa deve ser feito no inicio do projeto para expressar o conhecimento inicial sobre a questão escolhida; 2º No decorrer do projeto; 3º No final do processo (na conclusão do PA).