Personalidade jurídica é a projeção da personalidade intima, psíquica de cada um;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 RESPONSABILIDADE CIVIL RC por fato de terceiro
Advertisements

AS PESSOAS ENTRAM NAS NOSSAS VIDAS POR ACASO, MAS NÃO É POR ACASO QUE ELAS PERMANECEM
22/09/2008 Ijuí - RS.
Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.
Impedimentos Causas Suspensivas Nulidade Anulabilidade
Suspensão, Extinção e Perda do Poder Familiar
Antinomias Constitucionais
DIREITO CIVIL Il AULA 05 TEMA 04
DIREITO CIVIL II AULA 20 DIREITO DE FAMÍLIA ATIVIDADES DA APOSTILA
Capacidade Civil Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida;
Direitos da Personalidade
Noções de Direito Civil
Noções de Direito Civil Prof. Dr. Raimundo Anastácio Filho.
Direitos da personalidade
Empresário Individual
ATIVIDADES ECONÔMICAS CIVIS EMPRESÁRIO INDIVIDUAL SOCIEDADE EMPRESÁRIA
Direito da Infância e Adolescência
DIREITO CIVIL Il AULA 12 TEMA 09
01/04/2017.
02/04/2017.
Profa. Me. Silvia Bertani
COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - CONSELHO FEDERAL 2007
DIREITO ASSISTENCIAL TUTELA
SUSPENSÃO DO PROCESSO Suspender o processo é suspender o curso do procedimento, suspender a prática dos atos processuais. Os efeitos do processo continuam.
Contrato.
Profa.Dirce do Nascimento Pereira
RELAÇÃO JURÍDICA (Maria Helena Diniz)
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
Aceitação e Renúncia da Herança
DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL
05 e Profº Carmênio Barroso
Profa. Dra. Grasiele A.F.Nascimento
EXECUÇÃO DAS PENAS REGIMES DE EXECUÇÃO
AULA 07 Casamento sob moléstia grave. Art. 1539, CC.
PROAB DIREITO CIVIL – AULA 02 PROAB DIREITO CIVIL PROFESSORA: RACHEL DELMÁS LEONI Aula 2 PROAB DIREITO CIVIL PROFESSORA: RACHEL DELMÁS.
IANNY CRISTINA DE CAMPOS O E CARVALHO UNIDADE 2 DIREITO CIVIL I.
Art e ss. Prof. Leandro Lomeu
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho UNIDADE 3
Do Empréstimo.
DIREITO CIVIL E SAÚDE DIHS/ENSP/FIOCRUZ Sandra Besso
DA SUCESSÃO LEGÍTIMA Dá-se a sucessão legítima ou ab intestato em caso de inexistência, invalidade ou caducidade do testamento, e também em relação aos.
SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Arts a
Direito Civil III – Contratos
Impedimentos matrimoniais
Causas de anulação do casamento - Impedimentos relativos Art. 1550, CC. Não se tratam de causas impeditivas, como denominava o Código de 1916, e sim causas.
Dissolução da Sociedade e do vínculo Conjugal
CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS
SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Arts a
CASAMENTO 1.Conceito: Maria Helena Diniz: é o vínculo jurídico entre homem e mulher que visa o auxilio mútuo material e espiritual, de modo que haja uma.
Testemunhas testamentárias
Alexandre Penteado Agosto de 2004
RECIVIL Módulo 5 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
Prof.: Marcelo de Araújo Freire
Situação Jurídica do Estrangeiro Medidas de Saída Compulsória do Estrangeiro.
Direito Civil DIREITOS DA PERSONALIDADE
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
ADOÇÃO SILVIA OZELAME RIGO MOSCHETTA. ADOÇÃO Previsão legislativa Previsão legislativa - arts a 1619 do Código Civil; - arts a 1619 do Código.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5 - Registro de Casamento Aula 1 - Disposições iniciais, impedimentos e causas suspensivas.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 6 - Registro de Óbito Aula 1 – Competência, prazos e declarantes do óbito.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
CASAMENTO 1.Conceito: Maria Helena Diniz: é o vínculo jurídico entre homem e mulher que visa o auxilio mútuo material e espiritual, de modo que haja uma.
SUCESSÃO LEGÍTIMA INEXISTÊNCIA, INVALIDADE OU CADUCIDADE DO TESTAMENTO. BENS NÃO COMPREENDIDOS NO TESTAMENTO.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária.
DAS PESSOAS PESSOAS NATURAIS PESSOAS JURÍDICAS. DA PESSOA NATURAL É o ser humano considerado como sujeito de direitos e obrigações.
DIREITO CIVIL VI Aula 9 - Herdeiros Necessários. Direito de Representação. Introdução à sucessão testamentária.
Impedir confusão dos patrimônios (1489,II-CC) Evitar a “Turbatio Sanguinis”- ( 1523, II, e parágrafo único -CC)- deve provar o nascimento de filho, ou.
LIMITAÇÕES À COMPRA E VENDA 1ª) venda de ascendente a descendente(art
DIREITO CIVIL VI Aula 6 Sucessão Legítima (Ordem de Vocação Hereditária)
REQUISITOS E OBRIGAÇÕES DO EMPRESÁRIO. Requisitos para ser empresário: Pergunta-se: Quem pode ser empresário? Resposta: Qualquer pessoa que tenha capacidade.
HERANÇA JACENTE Conceito A herança é considerada jacente quando, aberta a sucessão, não tendo o de cujus deixado testamento, não se tem conhecimento da.
Transcrição da apresentação:

Personalidade jurídica é a projeção da personalidade intima, psíquica de cada um; Animal não é sujeito de direito; Capacidade e o limite da personalidade; Não se confunde conceito de capacidade e legitimação.

Art. 496. É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido.

Direitos da personalidade : incidem sobre bens imaterias ou incorpóreos; Patrimônio : projeção econôconomica da personalidade. Direitos de personalidade são carentes de taxação exauriente e indefectível; Programa : No limite – existe renuncia a direitos da personalidade ??? Renuncia negociada.

Direitos da personalidade extinguem-se com a morte, mas há resquícios que podem a ela se sobrepor.

Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaça, ou a lesão, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei. Parágrafo único. Em se tratando de morto, terá legitimação para requerer a medida prevista neste artigo o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral até o quarto grau.

Direito de imagem Não há abuso a divulgação de imagem com o mero cunho jornalístico. Observar que caso de trate de pessoa protegida pelo programa de assistência a vítimas e testemunhas ameaças, sendo o divulgador saber dor de tal fato, possível é a indenização. Abusiva a imagem da pessoa na sua vida intima ?

Doar órgão é direito postestativo.

Nascituro Pode ser beneficiada em testamento; Pode ser reconhecido.

Art. 1.609. O reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento é irrevogável e será feito: I - no registro do nascimento; II - por escritura pública ou escrito particular, a ser arquivado em cartório; III - por testamento, ainda que incidentalmente manifestado; IV - por manifestação direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento não haja sido o objeto único e principal do ato que o contém. Parágrafo único. O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou ser posterior ao seu falecimento, se ele deixar descendentes.

Nascituro pode receber doação Art. 542. A doação feita ao nascituro valerá, sendo aceita pelo seu representante legal.

Pode ser nomeado curador Art. 1.779. Dar-se-á curador ao nascituro, se o pai falecer estando grávida a mulher, e não tendo o poder familiar.

Nascituro tem direito a alimentos;

Senilidade, por si só, não é motivo de incapacidade. O direito civil brasileiro não aceita os chamados lúcidos intervalos. Aplicar a boa fé quando a incapacidade não for notória.

Ausente não é incapaz; Caso os interesses do incapaz sejam conflitantes com os interesses do seu representante/assistente deve ser nomeado curador.

Art. 8º São nulos os atos praticados entre o índio não integrado e qualquer pessoa estranha à comunidade indígena quando não tenha havido assistência do órgão tutelar competente.         Parágrafo único. Não se aplica a regra deste artigo no caso em que o índio revele consciência e conhecimento do ato praticado, desde que não lhe seja prejudicial, e da extensão dos seus efeitos.

Art. 9º Qualquer índio poderá requerer ao Juiz competente a sua liberação do regime tutelar previsto nesta Lei, investindo-se na plenitude da capacidade civil, desde que preencha os requisitos seguintes:         I - idade mínima de 21 anos;         II - conhecimento da língua portuguesa;         III - habilitação para o exercício de atividade útil, na comunhão nacional;         IV - razoável compreensão dos usos e costumes da comunhão nacional.         Parágrafo único. O Juiz decidirá após instrução sumária, ouvidos o órgão de assistência ao índio e o Ministério Público, transcrita a sentença concessiva no registro civil.

Incapacidade Transitória Ausência = Não presença + falta de notícias + decisão judicial

Art. 928. O incapaz responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes.

Na proteção dos incapazes não existe o beneficio de restituição. Art. 198. Também não corre a prescrição: I - contra os incapazes de que trata o art. 3o;

Art. 588. O mútuo feito a pessoa menor, sem prévia autorização daquele sob cuja guarda estiver, não pode ser reavido nem do mutuário, nem de seus fiadores.

Art. 589. Cessa a disposição do artigo antecedente: I - se a pessoa, de cuja autorização necessitava o mutuário para contrair o empréstimo, o ratificar posteriormente; II - se o menor, estando ausente essa pessoa, se viu obrigado a contrair o empréstimo para os seus alimentos habituais; III - se o menor tiver bens ganhos com o seu trabalho. Mas, em tal caso, a execução do credor não lhes poderá ultrapassar as forças; IV - se o empréstimo reverteu em benefício do menor; V - se o menor obteve o empréstimo maliciosamente.