DIREITO CONSTITUCIONAL II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Constitucional II
Advertisements

Aula 4: Direito constitucional
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
AULA 15 – 23/11/2006 REVISÃO PARA A PROVA DE A2 PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITO CONSTITUCIONAL I.
Organização Política e Administrativa
Tópico III – Princípios Fundamentais
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Direitos e Garantias Fundamentais
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO.
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Organização e Estrutura do Estado
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
O PAPEL DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO NAS LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
DIREITO CONSTITUCIONAL II
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
Dos Princípios Fundamentais
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Direito Financeiro e Tributário
As relações entre Estados
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Origens e elementos do Federalismo
Perspectivas das Ouvidorias em um novo contexto político e social
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
DIREITO EMPRESARIAL II
CONSTITUIÇÃO & CONSTITUINTE
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Organização do Estado - Divisão Espacial do Poder
FACISA DIREITO CONSTITUCIONAL II Prof. Ms. Rogério Abreu
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
DIREITO FINANCEIRO X DIREITO TRIBUTÁRIO
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Direito Constitucional e da Cidadania I
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Princípios e funções fundamentais de Direito e de Legislação educacionais – Fundamentos e objetivos do Estado brasileiro.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Primavera de 2013 Apresentação.
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Constitucionais
Roteiro da Aula Convivência
Curso: Direito Disciplina: Direito Internacional Privado Professora: Adriana F S Oliveira
DA ORGANIZAÇAO DO ESTADO
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Ministério Público do Trabalho
Direito Constitucional
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Direito Constitucional
ÍNDICE DE FUNCIONALIDADE BRASILEIRO (IF-Br): ASPECTOS JURÍDICOS
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
DIREITO CONSTITUCIONAL I DIVISÃO ESPACIAL DO PODER
Estrutura Administrativa
Teoria Geral do Estado e da Constituição
Direito Constitucional Professor Leonardo Vizeu Figueiredo 1 - I - Direito Internacional Privado: Conceitos, origens e teorias. por Leonardo Vizeu Figueiredo.
Direito Constitucional
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
Direito Constitucional
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
Faculdade Batista de Minas Gerais Curso de Bacharelado em Teologia Disciplina: Eclesiologia Prof. Reinaldo Arruda Pereira Faculdade Batista de Minas Gerais.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
ConcessãoPermissão São instrumentos de descentralização da prestação de serviços públicos.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: perspectivas internacional e nacional Virgínia Feix Mestre em Direito Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos/Centro.
Transcrição da apresentação:

DIREITO CONSTITUCIONAL II FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO professorbrasilino@gmail.com Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico – UEL Mestrando em Direito Negocial – UEL Apucarana, 26 de julho de 2011.

CARACTERÍSTICAS DA FEDERAÇÃO Art. 60, §4º, I da CF: Descentralização política; Existência de uma constituição rígida; Existência de um órgão guardião da Constituição; Soberania do Estado federal; Auto-orgaização dos Estados-membros; Inexistência do direito à secessão (Princípio da indissolubilidade do vínculo federativo) Existência de um órgão representativo dos Estados-membros em âmbito federal Repartição de receita tributária

CLASSIFICAÇÃO DO FEDERALISMO Quanto a formação: Federalismo por movimento centrípeto (agregação). Ex: Alemanha, Suíça e EUA (Convenção de Filadélfia em 1787). Federalismo por movimento centrífugo (segregação ou desagregação). Ex: No Brasil, Marrchal Floriano Vieira Peixoto instituiu, por meio do Dec. Nº 1 de 15.11.1889, a Republica e o Federalismo.

CLASSIFICAÇÃO DO FEDERALISMO Quanto ao tipo: Federalismo clássico: formado por uma ordem soberana e duas ordens autônomas. Federalismo sui generis: é formado por uma ordem soberana e quatro ordens políticas autônomas, como o Brasil (art. 18)

VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS AOS ENTES AUTÔNOMOS “Art. 19 veda expressamente que a União, Estados, Distrito Federal e Municípios: I – estabeleçam cultos religiosos ou igrejas, subvencione-os, embarace-lhes o funcionamento ou mantenha com eles ou seus representantes relaões de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público. Este fato se dá em razão do princípio do laicivismo (art. 5º, VI ao VIII), na medida em que neste País não há religião oficial. II – recusem fé aos documentos públicos. Assm, não pode um Estado exigir documentos expedidos exclusivamente por seus órgãos, devendo aceitar documentos públicos expedidos por todos os entes da federação. III – criem distinções entre brasileiros ou preferências entre si. Esta previsão decorre do princípio da igualdade”

REPÚLICA FEDERATIVA DO BRASIL Idioma oficial: língua portuguesa (art. 13, caput CF, exceção índios – art. 210, §2º CF) Símbolos: bandeira, hino, as armas e selo nacionais, e os demais entes podem ter os próprios (aart. 13, §§1º e 2º) Cores: Lei nº 5.700/1971, estabelece o verde e o amarelo (art. 28) e nada impede que sejam utilizados o azul e o branco (art. 29).

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Fundamentos: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. Objetivos: construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a probreza e a marginalização e reduzir as desilgualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Princípios de regência das relações internacionais: independência nacional, prevalência dos direitos humanos, autodeterminação dos povos, não intervenção, igualdade entre os Estados, defesa da paz, solução pacífica dos conflitos, repúdio ao terrorismo e ao racismo, cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e a concessão de asilo político.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Como se dá a organização do Estado brasileiro? 2. Discorra sobre a separação dos poderes. 3. Como é o processo legislativo? 4. Quais são as hierárquias das normas-lei? 5. Como funciona o controle de constitucionalidade no Brasil? 6. Qual a dimensão/importância da ordem social constitucional brasileira?