Sistema de Automação Comercial de Pedidos 15/04/2011 Brunno Henrique Cleon Xavier Douglas Feitosa Emillie Dias
Objetivo: Gestão de operações de empresas que demandem por comanda de consumação. Utilização em Bares, Restaurantes, Lanchonetes, Cafés e estabelecimentos afins.
Equipe do Projeto: Douglas Feitosa – Gerente de projeto Cleon Xavier - Coordenador e Desenvolvedor Emillie Dias - Analistas de Sistemas Brunno Henrique - Analistas de Sistemas
Escopo: Foco no desenvolvimento de um sistema web, com o objetivo de gerenciar e agilizar a rotina de atendimento a pedidos de clientes em estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, lanchonetes, pubs, cafés e afins.
Processo Atual: Bar/cozinha prepara o pedido Cliente escolhe produto Atendente anota pedido Atendente confere disponibilidade de produto Atendente confirma pedido Atendente encaminha pedido para bar e/ou cozinha Bar/cozinha prepara o pedido Bar/cozinha avisa ao atendente que o pedido esta pronto. Atendente encaminha o pedido a mesa do cliente Cliente solicita encerramento da comanda Atendente calcula os preços dos pedidos Atendente encaminha total a ser pago para o caixa O cliente efetua o pagamento no caixa.
Benefícios da implantação Agilidade na comunicação interna de pedidos; Reduz a chance de realização de pedidos errados; Agilidade e segurança ao executar o fechamento de conta; Controle de disponibilidade de itens do cardápio; Controle de disponibilidade de mesas; Acesso controlado por nível de acesso; Levantamento de produtividade dos funcionários;
Não Escopo: Este projeto não e responsável pela reformulação da rotina de atendimento do estabelecimento. O sistema não possui recursos para desktop e não inclui cadastro/controle de cliente.
Requisitos do Usuário: Consulta de Produtos Disponibilidade de Estoque Acompanhamento do Status do Pedido Alerta de Pedido finalizado Calculo do valor total a ser pago pelo cliente Possibilidade de acréscimo de taxa de serviço ao valor total da comanda Encerramento do Pedido e envio do valor total para pagamento no caixa
Proposta do Sistema: Gestão de Usuários: Administração de usuários que terão acesso a operação do sistema; Controle de Acesso: Função utilizada para gerenciar as funções que deverão ou não ser liberadas para cada usuário cadastrado; Gestão de Caixa: Função utilizada para gerenciar as atividades de caixa da empresa. Gestão de Comandas: Função de controle de comandas de consumação. Gestão de Estoque: Função utilizada para gerenciar status de itens de produtos no estoque (Disponível/ Indisponível) Relatórios: Função utilizada para impressão de relatórios de movimento de caixa, Disponibilidade de itens de produtos no estoque, valores recebidos. Integração: Possibilidade de integração de dados entre lojas.
Requisitos do Sistema: Manter Estabelecimento Manter Usuário Manter Item Produto Manter Produto Manter item Pedido Manter Pedido Manter Estoque Manter Mesa Manter Caixa
Caso de Uso Geral
Equipamentos necessários para implantação: 1 servidor (Computador de alta performance); 2 estações (Computador de média performance – Sendo uma estação para cada bar e cozinha, caso tenha mais de um bar e/ou cozinha, necessitará de mais estações); 3 dispositivos móveis (modelo e marca fica a escolha do cliente, sendo necessário ter suporte para navegar via web. Quantidade de dispositivos também fica a critério do cliente);
Caso de Uso – Cadastro Estabelecimento Diagrama de Classes:
Referências Project Management of Body Knowledge (PMBOK Guide) – Edição 4, PMI. Pressman, Roger S., Engenharia de Software – Edição 6.