PUBLICIDADE DICIPLINA: CORPO E IMAGEM DOCENTES: TERESA SÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

CURSO DE EXTENSÃO EM ALFABETIZAÇÃO
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
06/01/10.
O processador de imagem... Em termos gerais, entendemos que o processador de imagem é hoje uma ferramenta indispensável para professores e alunos...
Novas Tecnologias da Comunicação
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE CHAPECÓ GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO EEF NEIVA MARIA ANDREATTA COSTELLA CHAPECÓ – SANTA CATARINA.
Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado. Fonte dos slides :Marketing:
O Início da Comunicação
I- Concepção de Educação
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
Estudos da comunicação midiática
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Humanismo.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
Agrupamentos sociais.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Curso de Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda
Aula 11- linguagem publicitária
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
Compreender que a adoração deve ser seguida do serviço. Entender o que constitui a verdadeira adoração.
A Forma como afectou a Sociedade Professor João de Maia Carmo Ricardo Clemente nº Escola Superior de Educação de Santarém - Instituto Politécnico.
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Imagem Linguagem Visual
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Inteligências Múltiplas
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
O DESIGN © antónio de campos, 2011.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Número de ouro Trabalho realizado por: Alice Cruz nº1 Ana Rita nº5
RUMO A UMA TIPOLOGA DOS TEXTOS
Trabalho 4 Com texto/frases de poetas portugueses, criação de uma composição tipográfica onde existam variações de ritmo e direcções das palavras, onde.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
VANTAGENS DA COMUNICAÇÃO EFICAZ
Jornal como Recurso Didático
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
MARKETING CONTÁBIL CONSTRUINDO E VALORIZANDO A MARCA CONTABILIDADE
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Como fazer a leitura de obra de arte?
Ilustração de poesias de Vinícius de Moraes
OFICINA DE ARTES VISUAIS
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Por que estudar Psicologia?
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
A forma de imortalizar a inteligência humana
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Tendências da Linguagem Publicitária
Linguagem publicitária
TEXTO PUBLICITÁRIO.
Capitalismo e suas influências
Linguagens Artísticas
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
U.C.: Tecnologias da Comunicação Docente: Vânia Janela Discente: Vanda Bregieiro nº Curso: PAP 1º ano O QUE SÃO BLOGUES?
Estética.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Educar paro o Lazer X Lazer para Educar
¬ normas de orientação para elaboração de: Cartazes CAD-cascais  
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
FOLDER PUBLICITÁRIO.
Transcrição da apresentação:

PUBLICIDADE DICIPLINA: CORPO E IMAGEM DOCENTES: TERESA SÁ ANTÓNIO MESQUITA

UM MUNDO VASTO DE CRIATIVIDADE… PUBLICIDADE Meio de comunicação com o objectivo de captar a atenção do receptor através de meios estratégicos. A publicidade é uma actividade profissional que se dedica à exposição de ideias ao público, principalmente através da propaganda. Hoje em dia, as novas tecnologias de tratamento de imagem permitem a produção de uma série de novas potencialidade estéticas neste campo. Actualmente, todas as profissões beneficiam da prática da publicidade, transpondo a informação para revistas, cartazes, jornais, televisão, internet, autocarros, entre outros… UM MUNDO VASTO DE CRIATIVIDADE…

ACTUALMENTE A PUBLICIDADE ABRANGE VÁRIOS TIPOS DE COMUNICAR: .PUBLICIDADE QUANDO O CORPO É OBJECTO DA IMAGEM .PUBLICIDADE BÍBLICA .PUBLICIDADE MITOLÓGICA .PUBLICIDADE INTERTEXTUAL .PUBLICIDADE HUMURISTÍCA / CARICATURIAL .PUBLICIDADE METAFÓRICA / FIGURADA .PUBLICIDADE INFANTIL, MATERNAL,PATERNAL .PUBLICIDADE ARTÍSTICA / ESTÉTICA .PUBLICIDADE ERÓTICA

PUBLICIDADE QUANDO O CORPO É OBJECTO DA IMAGEM Neste tipo de publicidade é frequente encontrar anúncios diversos, desde serviços comerciais, como perfumes, cosméticos, produtos de higiene corporal, clínicas de beleza, entre muitos outros. No entanto, muitos dos anúncios deste tipo de publicidade parecem ser eróticos, sendo que não é essa a imagem que se quer transmitir.

PUBLICIDADE BÍBLICA É considerada Publicidade Bíblica a exposição generalizada do velho e novo testamento enquanto temática na promoção do artigo em causa.A publicidade é uma técnica de comunicação e tendo isso em conta é condicionada por leis, de maneira a preservar a ética num sentido jurídico e moral, de forma resumida, todo o processo comunicativo serve, representa e determina a sociedade. E é por essa razão que toda a publicidade bíblica, em todas as suas variadas maneiras:audio, visual, publicidade exterior e audiovisual é sujeita a uma legislação que sustenta os princípios sociais das massas. A legislação referente á Publicidade Bíblica foi imposta pelos católicos da Irlanda do Norte á União Europeia como protesto ás promoções de vendas de bebidas espirituosas com recurso á temática Bíblica.

PUBLICIDADE MITOLÓGICA A mitologia está presente em várias manifestações artísticas, nomeadamente na literatura, na música, na escultura, na pintura, entre outros. Como tal, a publicidade vai buscar, igualmente, este tema. Neste tipo de publicidade é frequente as referências aos Deuses.

PUBLICIDADE INTERTEXTUAL A publicidade intertextual faz a “ligação” entre duas realidades. Na publicidade, a intertextualidade nota-se devido à utilização de metáforas, expressões populares, letras de música, entre outros. Como tal, este tipo de publicidade exige que o receptor reconheça os espaços conceptuais apresentados num anúncio, ou seja, o receptor deverá saber ler a imagem e reter a sua mensagem.

PUBLICIDADE HUMURISTICA / CARICATURIAL Neste tipo de publicidade a caricatura aparece com um ar excêntrico, cómico e humorístico. A caricatura dá grande importância aos aspectos anatómicos e psicológicos, sendo que a sua preocupação é distorce-los da realidade. No entanto, embora seja uma publicidade distorcida e não vulgar, esta tende a captar a atenção do receptor devido ao seu carácter humorístico.

PUBLICIDADE HUMURISTICA / CARICATURIAL O humor, também, aparece neste tipo de publicidade, sendo que este conceito abrange diversos tipos de arte, nomeadamente, a literatura, a música, as artes plásticas, entre outros. Actualmente, o humor é um dos meios mais procurados pela população nos vários tipos de media.

PUBLICIDADE METAFÓRICA / FIGURATIVA Neste tipo de publicidade é frequente encontrar metáforas pictóricas e elementos icónicos. Como tal, nesta publicidade faz-se a mistura de dois espaços conceptuais que originam uma multiplicidade de sentidos no anúncio, sendo que esta mistura metafórica resulta na fusão entre produto/consumidor.

PUBLICIDADE INFANIL, MATERNAL E PATERNAL Neste tipo de publicidade, os anúncios infantis, maternais e paternais “transportam” para o texto publicitário cargas psicológicas, sendo que o receptor sente uma gama de emoções. O simbolismo é outro dos conceitos patente neste tipo de publicidade, sendo que é visível a noção de intimidade e ternura familiar, sentimentos valorizados positivamente, entre outros.

PUBLICIDADE ARTÍSTICA / ESTÉTICA Neste tipo de publicidade é frequente encontrar anúncios cada vez mais “bonitos” de apreciar devido, principalmente, ás novas tecnologias de tratamento de imagem. Actualmente, o novo é mais valorizado e desejado, estimulando a interpretação do público. No entanto, o exagero visual dos anúncios faz com que o público/receptor não compreenda a sua mensagem, pois não está habituado ao tipo de anúncio muito sofisticado.

PUBLICIDADE ERÓTICA Neste tipo de publicidade existem dois tipos de anúncio:  a publicidade erótica - expectativa;  a publicidade erótica – efeito choque. Na expectativa, a sensualidade e erotismo transmitidos pela imagem não estão “proporcionais” com a parte do corpo que é mostrada, sendo que assim a sensualidade atinge o seu auge. No efeito choque, a mensagem que é transmitida no anúncio pretende captar e chamar a atenção do receptor. É, neste último conceito que o erotismo mais se evidencia.

WEBGRAFIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade_%28comunica%C3%A7%C3%A3o%29 http://www.facha.edu.br/publicacoes/comum/comum26/artigo5.pdf http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/19369/1/Camilo+Riani.pdf http://reposcom.portcom.intercom.org.br/bitstream/1904/19386/1/Vanessa+Pereira-Philippe+Lejeune.pdf

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DA EDUCAÇÃO CURSO: ARTES PLÁSTICAS E MULTIMÉDIA – 1º ANO TRABALHO REALIZADO POR: ANA PATRÍCIA PINTO, Nº 24 JOANA BRANCO, Nº 27 TATIANA LEONARDO, Nº 34 RICARDO PINTO, Nº VÂNIA GANHÃO, Nº 37 2º SEMESTRE @2007