COGNIÇÃO CONSCIÊNCIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP AHP Profa. Msc. Carolina Brum Março/2011
Advertisements

IA-INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Discentes: Gerlon Margalhães e Erisson Coimbra.
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Exames e Avaliações Complementares em Psiquiatria Forense
O que é inteligência ? TAI – 2010 Emanuel Wagner.
A CAPACIDADE DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
Estruturalismo e Funcionalismo
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Profa. Christianne C. S. Reinisch Coelho, Dra.
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
PIAGET.
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
1.Consciência (Chalmers,1997)
Física Quântica na Prática
O que é IA? Aluno: Fabio Lima fabiolimath.pbwiki.com Mestrado em Informática Inteligência Artificial – 2007/1.
A modelação de sistemas enquanto ferramentas cognitivas.
O Estruturalismo – Titchener
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças
Tomada de consciência – Conclusões Gerais (Piaget, 1974, p
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Drogas e Automutilação
Uma Introdução às Redes Neurais
Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento EGC / Governo Eletrônico Prof. Aires José.
Teoria Psicogenética de Piaget
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Teorias de Aprendizagem
Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
Em busca de uma compreensão
Conexionismo.
Elaborado por: Anuar D. Morais Marlusa B. da Rosa Rosália Lacerda Porto Alegre, 20 de abril de 2010.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
NEUROFISIOLOGIA Aula 10 – A Plasticidade Induzida pela Lesão e a Recuperação da Função.
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
O objecto da Psicologia
UMA ESTRATÉGIA DE REDE NEURAL APLICADA À GAME ESTILO BEAT’EM UP Mendes,T.M. e Almeida, A.G. RESUMO O projeto consiste no desenvolvimento de um jogo 2D.
Sistema Nervoso O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
A MENTE CORPÓREA CIÊNCIA COGNITIVA E EXPERIÊNCIA HUMANA
INTENCIONALIDADE.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Base de informações da Genética
A VIRTUALIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
O Que São as Redes Neurais Artificiais
A Teoria do Aparelho Psíquico segundo a Teoria Psicanalítica
Inteligência Artificial
FUNÇÕES PSÍQUICAS PROFA. EROTILDES MARIA LEAL
Inteligência artificial (IA)
Sistemas de Aprendizagem
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Plasticidade Neuronal
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 10
Émile Durkheim.
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
OS BEHAVIORISMOS.
Objetivo Este projeto destina-se ao estudo e à elaboração de modelos neurais artificiais, com o auxílio do programa Matlab. O objetivo principal deste.
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Transcrição da apresentação:

COGNIÇÃO CONSCIÊNCIA

. A cognição, não é a representação de um mundo que existe independentemente e por si, mas antes a contínua produção de um mundo através do processo do viver. As interações do sistema vivo com seu ambiente são interações cognitivas, e o próprio processo do viver é um processo de cognição. Nas palavras de Maturana e Varela, "viver é conhecer". Maturana e Varela

O mecanismo neural específico que Varela propõe para explicar o surgimento de estados transitórios de consciência é um fenômeno de ressonância chamado de "sincronização de fases", no qual diferentes regiões do cérebro se interligam de tal modo que seus neurônios ativam-se em sincronia uns com os outros. Através dessa sincronização da atividade neural, constituem-se "conjuntos de células" temporários, que podem ser compostos de circuitos neurais altamente dispersos e distintos entre si.

À medida que o organismo vivo segue o seu próprio caminho de modificação estrutural, cada uma das mudanças que compõem esse caminho corresponde a um ato cognitivo, o que significa que o aprendizado e desenvolvimento não passam de dois lados da mesma moeda.

Funcionalismo, é a teoria mais popular dentre os filósofos e estudiosos da cognição de hoje em dia. Seus defensores afirmam que os estados mentais são definidos pela sua "organização funcional", ou seja, por padrões de relações causais no sistema nervoso. processo da vida

Muitos modelos de organização funcional foram postulados pelos estudiosos da cognição e, conseqüentemente, existem hoje muitas linhas do funcionalismo. Às vezes, incluem-se também entre as manifestações do funcionalismo as analogias traçadas entre a organização funcional e os programas de computador, analogias essas que decorrem do estudo da inteligência artificial.

A experiência consciente não se localiza numa parte específica do cérebro nem pode ser relacionada a determinadas estruturas neurais. É, antes, uma propriedade que surge espontaneamente de um processo cognitivo particular - a formação de aglomerados funcionais transitórios de neurônios. Varela chama esses aglomerados de "conjuntos de células ressonantes", ao passo que Tononi e Edelman falam de um "núcleo dinâmico".